Desenvolvedores não sabiam do fechamento da PS Store no PS Vita; jogos cancelados
A Sony finalmente confirmou o fechamento da PS Store no PS3, PSP e PS Vita. Das três, a loja da Vita é a que permanecerá aberta por mais tempo, fechando em 27 de agosto. Embora a Sony tenha informado a alguns desenvolvedores sobre o assunto, nem todos receberam o memorando que foi enviado. O resultado é que vários jogos foram cancelados para o dispositivo portátil, enquanto que outros estão sendo correndo contra o tempo.
De acordo com o repórter da Waypoint, Patrick Klepek, o memorando avisou os desenvolvedores do fechamento da loja e confirmou que eles ainda poderiam lançar jogos e outros conteúdos nessas plataformas antes de serem fechadas. Como os jogadores foram informados ontem, haveria uma brecha que permitiria que quaisquer jogos PS3 / Vita que fossem de compra cruzada com jogos PS4 / PS5 ainda fossem comprados e jogados após a data de encerramento. De forma bastante estranha, a Sony ainda pode produzir discos do PS3, então sempre haverá a opção de lançar futuros jogos PS3 no varejo, ao contrário do Vita, em que os cartuchos físicos foram descontinuados em 2018.
O prazo de fechamento da loja chegou muito cedo para alguns desenvolvedores, especialmente porque eles não foram informados antes que a notícia fosse divulgada publicamente. Lillymo Games, desenvolvedora de Twin Breaker, Habroxia e Perils of Baking, disse aos jogadores que eles estavam “descobrindo ao mesmo tempo que nós”. Como resultado, o próximo jogo de Lillymo foi cancelado no Vita porque “a loja será fechada antes que nosso próximo jogo esteja pronto.” Habroxia 2 será o último lançamento no Vita deles.
Domaginarium também está tendo que cancelar os jogos, já tendo lançado The Dreamlands: Aisling’s Quest e Color Slayer no Vita. Seus próximos dois jogos estão “mais da metade prontos”, então eles estão trabalhando “muito duro para terminá-los e passar pela certificação antes do prazo”. Isso significa que eles serão lançados no final de julho ou início de agosto. Todos os outros projetos levariam mais de três meses para terminá-los, então eles foram cancelados para o Vita. Eles também confirmaram que os desenvolvedores não poderão mais corrigir seus jogos depois de agosto, o que significa que não haverá mais suporte ativo para nenhum título de PS Vita.
Scourgebringer ainda será lançado para PS Vita em 22 de abril, estando disponível para compra por apenas 128 dias antes do fechamento da loja. A Tikipod também lançará seu “maior jogo Vita” em abril, embora os detalhes sobre esse título sejam escassos no momento.