Desenvolvedores discutem a importância de System Shock nos jogos modernos
O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog.
Com o remake de System Shock da Nightdive Studios lançando em 21 de maio no PS5 e PS4, é uma oportunidade perfeita para olhar para trás e celebrar o jogo original para PC que mudou tudo.
O System Shock original foi desenvolvido pela Looking Glass Studios e lançado pela Origin Systems para PC em 1994. Foi uma aventura inovadora em primeira pessoa que passou a ser considerada um dos jogos mais influentes de todos os tempos. Clássicos modernos como BioShock, Dishonored, Dead Space, a série Deus Ex e muitos outros inspiraram-se na sua jogabilidade pioneira.
Toda a jogabilidade e capturas de tela apresentadas neste artigo são do remake do System Shock do Nightdive.
As características distintivas do System Shock tornaram-se a marca registrada do que muitos hoje consideram um gênero chamado “sims imersivos”: jogos com ambientes grandes e não lineares que proporcionam aos jogadores um amplo grau de liberdade na forma como superam desafios, seja por combate, furtividade ou outras maneiras.
Para marcar a ocasião do remake de System Shock de Nightdive que chegará ao PS5 e PS4 na próxima semana, entramos em contato com alguns dos desenvolvedores mais aclamados da indústria de jogos para destacar a influência do System Shock de 1994 no gênero de tiro em primeira pessoa e rastrear seu impacto até o dia moderno.
“System Shock foi pioneiro no gênero que hoje chamamos de ‘simulações imersivas’, que combina elementos de jogabilidade de vários gêneros para imergir os jogadores em uma experiência simulada onde suas escolhas são importantes e eles têm a flexibilidade de interagir e desvendar o mundo do jogo”.
– Stephen Kick, CEO, Nightdive Studios
Além de adicionar camadas de complexidade aos sistemas de jogo, System Shock deixou um impacto duradouro na narrativa e na narrativa dos videogames.
“A maior influência do System Shock original no BioShock (e, claro, da sequência que fizemos, System Shock 2) foi a sensação de um mundo habitado por pessoas normais em situações anormais. Também adoramos a ampla gama de ferramentas que o jogo oferece ao jogador e, claro, uma das melhores invenções dos videogames de todos os tempos: o registo de áudio. Ainda me lembro da emoção de ouvir vozes humanas reais saindo do meu computador, transmitindo suas incríveis circunstâncias de uma forma que parecia tão fundamentada e real. Nunca fiz um jogo em primeira pessoa sem eles e não tenho certeza se farei”.
– Ken Levine, Diretor Criativo, Ghost Story Games
System Shock também inovou ao usar a física para governar o movimento do jogador e a interação com o mundo. Os jogadores podiam olhar para cima e para baixo, agachar-se, pular e inclinar-se nas esquinas – algo nada inovador para os padrões de 2024, mas revolucionário em 1994.
“A profundidade do sistema de combate tornava até mesmo os encontros mais comuns exercícios de escolha e consequência – a física da massa e da velocidade conduzia tudo, desde o recuo da arma até o arco de objetos lançados e efeitos de impacto no personagem do jogador. Até o movimento da cabeça ao correr e parar era orientado pela física. Devido ao foco na física e em uma abordagem baseada em sistemas para implementação de recursos em vez de scripts, System Shock foi um dos primeiros jogos que cumpriu a promessa de uma jogabilidade emergente. Como resultado, não havia dois jogadores com a mesma experiência de jogo”.
– Warren Spector, Diretor de Criação, Otherside Entertainment e Produtor, System Shock (1994), Looking Glass Studios, Inc.
Agora, 30 anos depois, a Nightdive Studios está expandindo o clássico jogo original com um remake totalmente reconstruído para PS5 e PS4 que inclui visuais atualizados, novas músicas e controles modernos. O remake também apresenta Terri Brosius, a dubladora original do mentor da IA, SHODAN, uma das vilãs de videogame mais icônicas de todos os tempos.
Descubra (ou redescubra) um clássico dos jogos quando o remake de System Shock da Nightdive Studios for lançado em 21 de maio no PS5 e PS4.