Desenvolvedores de PS5 podem adicionar Denuvo Anti-Cheat

O Denuvo Anti-Cheat juntou-se ao programa “PlayStation 5 Tools and Middleware”, na esperança de ajudar os desenvolvedores a lutar contra os trapaceiros na plataforma.
Revelado em um comunicado à imprensa do criador do Denuvo, Irdeto, a empresa anunciou que as publishers e desenvolvedoras de jogos seriam capazes de alavancar sua tecnologia anti-cheat para “acabar com a trapaça” no PlayStation 5.
A Denuvo argumenta que suas ferramentas permitirão aos desenvolvedores proteger seus investimentos, quando “aproximadamente 70% de sua receita é obtida nas primeiras duas semanas após o lançamento de um jogo”. Muitos desenvolvedores correm o risco de perder sua base de jogadores se um jogo for invadido por trapaceiros.
A Irdeto disse que a tecnologia do Denuvo permite que os desenvolvedores “garantam a jogabilidade online e também recompensem com segurança o progresso offline”, e mencionou que já estava sendo usada em vários jogos de lançamento do PlayStation 5 (embora não esteja claro quais). A empresa reiterou que sua tecnologia “não tem impacto negativo no desempenho do jogo” e observou que protegeu “mais de 2 bilhões de instalações exclusivas de jogos” em todas as plataformas.
A Denuvo sempre foi uma questão polêmica na comunidade de jogadores de PC. Muitos dizem que o software atrapalha bastante a perfomance e outros aspectos do jogo em diversas situações. Muitas desenvolvedoras costumam remover a ferramenta após alguns meses do lançamento do jogo.