NotíciasPlayStation 2

Curiosidade: artista da capa americana de ICO fala sobre a sua criação

ICO, clássico de Fumito Ueda para PS2, possui uma capa icônica no Japão e na Europa. Porém, na América do Norte, temos uma outra versão que poucos aprovam.

Quando ICO foi lançado na América do Norte em setembro de 2001, sem razão aparente, a capa tinha uma versão diferente. O ex-vice-presidente do Japan Studio da Sony, Yasuhide Kobayashi, ainda mais tarde culpou, em parte, pelas fracas vendas do jogo nos Estados Unidos, fazendo essa afirmação no DICE Summit Asia de 2009.

Agora, o site Time Extension analisou como essa capa surgiu, falando brevemente com o artista por trás dela, Gregory Harsh.

Harsh agora trabalha como diretor de arte na EA, mas no início dos anos 2000 era diretor de arte associado da empresa americana Beeline Group. Essa é uma empresa que fazia principalmente artes para embalagens de entretenimento e publicidade. Harsh tinha uma tarefa meio impossível, com o artista tendo que criar uma ilustração de capa para ICO sem material algum (o jogo foi lançado nos EUA antes de outras regiões).

Harsh disse:

“Era apenas uma questão de timing. Na época eu não estava envolvido nas reuniões com a Sony. Só fiquei sabendo da polêmica quando minha embalagem apareceu na lista das “piores capas de embalagem” alguns anos atrás. É um emblema de honra [agora, e] eu acho a reação para a capa divertida. Eu não afirmo que seja uma grande obra de arte! E eu também prefiro a arte japonesa – mas os EUA eram sobre um grande logotipo e tinham uma queda por cabeças grandes no fundo (talvez por causa dos pôsteres de filmes?)”.

De acordo com Harsh, ele não sabia nada sobre o jogo ou a existência da outra capa no momento em que estava fazendo a sua versão, com apenas algumas capturas de tela e orientações vagas da Sony.

Ele continua:

“Começamos com o desenhista de Beeline [Steve Lang] fazendo alguns layouts a lápis, que modifiquei no photoshop para atender a quaisquer mudanças que a Sony tivesse. Então (como um artista 3D iniciante) pressionei Beeline para me deixar tentar em 3D usando Lightwave. Não me lembro de ter muitas informações sobre o jogo além de uma imagem ou outra”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo