Criador do driver do PS VR original diz que PS VR2 deve levar anos para funcionar no PC
O PS VR 2 não funcionará como um headset de PC e, de acordo com o desenvolvedor por trás do software de conversão não oficial iVRy Driver (que permite usar o PS VR no PC), você não deve comprar um com a expectativa de que algum dia funcionará.
Conecte um PS VR original a um computador e o PC pensará que é um monitor adicional. Esse foi o ponto de partida no final de 2016 para muitos começarem a criar suporte não oficial para jogos de PC VR. Um desses itens essenciais para a conversão de PS VR para PC é o iVRy Driver for SteamVR, um projeto em andamento criado pelo estúdio independente Mediator Software.
Em um tópico do Reddit discutindo o assunto, o Mediator Software diz que você deve economizar seu dinheiro se quer comprar um PS VR 2 especificamente para jogos de PC VR:
“Você estaria desperdiçando seu dinheiro, pois não há garantia de que você possa usá-lo em um PC e há uma boa chance de que você não consiga. O PS VR original é (eletronicamente) equivalente a um monitor e, portanto, é relativamente simples obter um sinal de vídeo nele. Sensores de leitura etc exigiram muita engenharia reversa e pelo menos um ano antes do lançamento antes que alguém descobrisse isso. Demorou mais alguns anos até que pudesse ser usado como um headset PC VR. O rastreamento e os controles (usando o hardware original) ainda são um trabalho em andamento, mais de 5 anos após o lançamento. Isso sem que a Sony faça nenhum esforço para impedir que usuários que não sejam do PS4 o usem.
O criador do driver iVRy especula que a Sony provavelmente criptografou os sinais para impedir o uso em qualquer dispositivo que não seja PlayStation. Ainda assim, mesmo que eventualmente seja quebrado – ou por acaso o sinal de vídeo que passa pelo USB-C não esteja criptografado – lutar com o rastreamento 6DOF de dentro para fora do headset será uma dor de cabeça:
“Mesmo que eles não tenham [dados criptografados no headset], seria necessária muita engenharia reversa (ou seja, vários anos) apenas para obter uma imagem do headset. Depois, há o rastreamento, que precisaria ser desenvolvido, pois não há um rastreador SLAM pronto disponível para Windows (supondo, é claro, que o protocolo da câmera tenha sido feito por engenharia reversa). Então os controles, etc, etc”.