NotíciasPlayStation 5

Configurações para daltonismo em Tekken 8 geram discussão nas redes sociais

Um filtro daltônico recentemente revelado para Tekken 8 está impactando negativamente jogadores deficientes com problemas como náuseas e enxaquecas. Embora ferramentas de acessibilidade, como opções daltônicas, ajudem a diferenciar informações importantes na tela, como oponentes e suas barras de saúde, essa configuração impede que alguns indivíduos com deficiência vejam as partidas.

O vídeo (mais abaixo) mostra uma combinação com o fundo estilizado a partir de um painel de quadrinhos sem cor. O lutador da esquerda é definido por linhas pretas verticais que se movem de forma consistente, e o oponente da direita é definido por linhas pretas horizontais que acompanham o movimento do jogador. O vídeo viralizou nas redes sociais.

Membros da comunidade com deficiência recorreram às redes sociais para expressar suas preocupações. A líder de acessibilidade de jogos da EA, Morgan Baker, postou “por favor, pare de me marcar nos filtros de listras ‘daltônicos’ de Tekken 8. Já me induziu uma enxaqueca de aura e não posso me dar ao luxo de ter outra agora, ou pior. Agradeço a todos”.

O consultor e defensor de acessibilidade Ian Hamilton repetiu a declaração de Baker, encorajando outros usuários do X/Twitter a pararem de compartilhar o vídeo para evitar prejudicar outras pessoas. Em resposta à sua postagem, Hamilton discutiu os problemas gerais dos filtros daltônicos, afirmando “[se] você tem acromatopsia, então você é sensível ao brilho e ao contraste. Os filtros não são a forma de abordar o daltonismo em geral; os outros filtros também têm problemas, por ex, a tritanopia mudou tudo para verde e roxo e não é útil para a tritanopia”.

O diretor da série Tekken, Katsuhiro Harada recorreu ao X/Twitter para defender os diversos filtros daltônicos. Em uma extensa postagem, ele observou que sua equipe recebeu “feedback positivo” em relação às configurações de acessibilidade, argumentando que “algumas pessoas, embora muito poucas, entenderam mal as opções de acessibilidade que estamos tentando ou apenas viram o vídeo sem realmente testá-los na demo”. Ele também observou que ele e sua equipe “nunca afirmaram ou divulgaram que essas opções cobrem a visão de cores de todos os jogadores (embora isso tenha sido apontado como favorável pela comunidade)”.

Tekken 8 será lançado em 26 de janeiro de 2024 para PlayStation 5, Xbox Series e PC (Steam).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo