Chefe da Marvel Games diz que Xbox não quis exclusividade e Spider-Man acabou sendo da Sony
O chefe da Marvel Games revelou como a Xbox recusou uma oportunidade de fazer jogos licenciados, pouco antes da Sony fazer um acordo para Marvel’s Spider-Man no PS4.
Em um trecho do livro ‘The Ultimate History of Video Games Vol 2’ (via VGC), no qual também tivemos a informação de que a Sony não pagou pela exclusividade de MGS4, o vice-presidente executivo e chefe da Marvel Games, Jay Ong, explica como a empresa cortou seu acordo anterior com a Activision em busca de uma parceria melhor.
De acordo com Ong, a Marvel Games não estava feliz com a qualidade dos jogos do Homem-Aranha publicados pela Activision e as duas empresas concordaram mutuamente em terminar o contrato de licenciamento antecipadamente.
Ong disse que quando o acordo foi fechado, a Activision perguntou “o que você vai fazer com esta IP depois de recuperá-la?”. Ao que Ong respondeu: “Vou encontrar um lar melhor para isso”. De acordo com Ong, a resposta de Activison foi: “boa sorte para encontrar seu unicórnio”.
Ong disse que a Marvel Games foi ao Xbox e PlayStation para ver se algum deles estaria interessado em formar uma parceria exclusiva, perguntando: “não temos grandes acordos de console com ninguém agora, o que você gostaria de fazer?”.
A estratégia da Microsoft, lembra Ong, era focar em sua própria IP e, como tal, decidiu repassar a oferta. A Sony, no entanto, foi mais receptiva. “Sentei-me com esses dois executivos da PlayStation, Adam Boyes e John Drake, em agosto de 2014, em uma sala de conferências em Burbank”, disse Ong. “Eu disse: ‘temos um sonho de que isso é possível, que podemos vencer Arkham e ter pelo menos um jogo e talvez vários jogos que possam impulsionar a adoção de sua plataforma’.”
A Sony teria respondido oferecendo um jogo do Homem-Aranha AAA, exclusivo para PlayStation, e entregou o projeto à Insomniac Games, que era independente na época, mas era considerada “uma dos parceiras mais importantes da Sony”.