Bungie revela Marathon; primeiros detalhes e trailer
O texto abaixo foi publicado no site oficial da Bungie.
Hoje, no PlayStation Showcase, demos aos fãs do mundo todo uma prévia do que vem por aí com dois anúncios bombásticos. Primeiro, anunciamos Marathon oficialmente para todo o mundo! Este é o primeiro projeto inédito da Bungie em mais de uma década. Marathon é um jogo PvP de tiro e extração com temática de ficção científica no qual os jogadores assumirão o papel de mercenários cibernéticos conhecidos como Corredores. Ao explorarem a colônia perdida do misterioso planeta de Tau Ceti IV, os Corredores – trabalhando sozinhos ou em equipes de três membros – lutarão por sobrevivência, riquezas e fama.
Junto com o anúncio, também divulgamos nosso trailer cinematográfico de estreia, revelando as primeiras imagens do mundo de Marathon, dos Corredores lutando por sobrevivência e do estilo visual ousado do jogo.
Estamos muito empolgados em anunciar o jogo e partilhar nossa visão para o futuro. Sabemos que vocês estão curiosos para saber mais detalhes, e teremos muitas novidades para divulgar futuramente. Por enquanto, saibam que Marathon está no início do desenvolvimento para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC, com integração de plataformas e dados multiplataforma. Confiram o site de Marathon para saber mais sobre o jogo e sigam Marathon nas redes sociais (Twitter, Facebook, YouTube) para se inteirar das novidades. Não percam a entrevista abaixo com o Diretor Geral de Marathon, Scott Taylor, e o Diretor de Jogo, Christopher Barret, na qual eles discutem a revelação mundial de Marathon.
ENTREVISTA SOBRE O ANÚNCIO DE MARATHON: SCOTT TAYLOR E CHRISTOPHER BARRETT
Hoje, vocês anunciaram Marathon – o primeiro projeto inédito da Bungie em mais de uma década. Foi muito difícil esconder essa informação por tanto tempo?
Scott Taylor: Demais! É tão insano poder falar sobre isso para todo mundo. Estamos mantendo isso em segredo há muito tempo, mas, entre quatro paredes lá na Bungie, a equipe estava totalmente imersa no desenvolvimento desse mundo. Mesmo que ainda falte muito tempo para o lançamento, é fantástico poder revelar algumas coisas (mesmo que poucas) e divulgar o que estamos fazendo.
Evidentemente, o nome “Marathon” nos faz lembrar do jogo original de 1994, mas estamos falando de algo novo.
Christopher Barrett: Uma das partes mais divertidas do desenvolvimento é encontrar o equilíbrio certo! Temos muito respeito pelos jogos originais de Marathon e, desde o princípio, quisemos fazer jus a eles, principalmente à mitologia, à história e aos temas do mundo. Ao mesmo tempo, temos uma nova visão para este jogo. Não é uma sequência direta dos originais, e sim algo que certamente pertence ao mesmo universo e tem a cara de um jogo da Bungie. Encontrar essas oportunidades de fazer referência à narrativa do universo e ainda poder construir algo diferente e novo está sendo uma das melhores partes do desenvolvimento deste jogo até agora.
Nosso objetivo é criar algo incrível tanto para os jogadores novatos no mundo de Marathon quanto para quem passou anos esperando mais histórias ambientadas no universo do jogo. Não é preciso saber tudo sobre Marathon para entender ou jogar este jogo, mas, se a pessoa souber, nós criamos a experiência com referências e alusões que ela vai reconhecer.
Você mencionou que Marathon vai ter “a cara” de um jogo da Bungie. O que isso significa para vocês?
CB: Há muitos elementos que compõem um jogo da Bungie. Para mim, eles vão do manuseio incrível das armas aos mundos belos, sugestivos e ricos em narrativa, imersão e oportunidades de aventuras extraordinárias.
Em Marathon, uma das áreas de foco para nós é a narrativa baseada nos jogadores. Os jogos originais de Marathon faziam uso exclusivo de textos em terminais para revelar momentos da história. Agora, porém, temos muito mais formas de proporcionar imersão para os jogadores nesse universo, tanto dentro quanto fora do jogo. Vamos agir de acordo com essa ideia na criação deste jogo.
Nossa filosofia de criação é fazer com que os jogadores afetem a história do mundo com suas escolhas e ações. Essa abordagem nos permite moldar a direção geral da narrativa da experiência de jogo e dar aos jogadores um senso direto de agência e poder.
Desde o princípio, Marathon foi concebido como um jogo focado em PvP e não contará com uma campanha solo. Em vez disso, tendo a experiência PvP como o nosso alicerce, estamos criando oportunidades para o desenvolvimento de histórias focadas nos jogadores – histórias integradas à narrativa geral do jogo. Estamos criando um mundo cheio de zonas determinadas e progressivas, nas quais os jogadores criarão sua própria jornada com cada Corrida que fizerem. Isso pode se dar na forma de uma luta inesquecível por espólios contra outra equipe ou de uma extração às pressas enquanto te atacam por todos os lados.
No entanto, além da “história da sua última Corrida”, queremos permitir que os jogadores afetem essas zonas determinadas e, consequentemente, o mundo como um todo. Por exemplo: imagine que uma equipe descobriu um artefato antes desconhecido que, ao ser ativado, abre uma nova área do jogo para todos os jogadores explorarem. Basicamente, estamos criando um jogo em que as ações dos jogadores podem ter consequências para o mundo e para os jogadores a cada temporada.
Então, será um novo tipo de narrativa para a Bungie. O que mais será novidade para os jogadores?
CB: Bom, é um jogo focado em PvP, que é algo que nunca fizemos antes. Ou seja, o foco será em todas aquelas coisas que vêm na cabeça das pessoas quando elas pensam em ótimas experiências competitivas. Coisas como criar momentos de tensão e conceber armas com aparência, manuseio e efeitos sonoros incríveis. Também queremos garantir que os jogadores tenham muitas opções estratégicas, tanto em termos de itens disponíveis e de seus conjuntos de equipamento quanto em termos de opções táticas, pontos de entrada e extração etc.
Além desses elementos básicos, também estamos focados na acessibilidade e integridade competitiva, que são pontos de ênfase muito importantes para nós. Estamos priorizando a segurança e nos concentrando em medidas anti-trapaça rigorosas, bem como em servidores dedicados, centrais de dados globais, diálogo e feedback ativos da comunidade e mais. Enfim, queremos garantir que a experiência competitiva de Marathon seja justa e divertida para todos os jogadores.
Um “jogo de tiro e extração” nos faz pensar em jogadores morrendo e perdendo suas coisas, no gerenciamento tedioso de equipamentos, no tempo que eles investem para recuperar o que perderam etc. Como a equipe está abordando esse tipo de problema em Marathon?
CB: Essas são coisas em que pensamos frequentemente. Queremos que o jogo tenha um senso de perigo e tensão, que seja emocionante e que sempre exista a sensação de que “esta Corrida será inesquecível”. Ao mesmo tempo, esses clichês do gênero de extração tradicional realmente podem ser frustrantes, ainda mais para novos jogadores.
Uma das medidas que estamos adotando para lidar com isso é fazer com que o tema central de sobrevivência e extração seja divertido e fácil de entender. Queremos que as pessoas entendam os princípios básicos rapidamente, como a cura, o oxigênio e a organização dos equipamentos. Afinal, se esses aspectos forem entendidos de forma intuitiva, haverá muito mais espaço para raciocínio tático e criatividade. Nosso trabalho é criar diversão e fantasia, não trabalho árduo e tédio.
O segundo ponto – sobre o qual não posso falar muito no momento – é que existem muitas formas de vencer em Marathon, e apenas alguns deles exigem que o jogador saia vivo. Basicamente, achamos que existem oportunidades para que os jogadores se divirtam e se sintam realizados e recompensados mesmo que eles não cheguem à extração.
Em Marathon, a gente só enfrenta outros jogadores?
CB: O cerne da experiência de jogo de Marathon é o PvP, mas esse não é o único elemento. Estamos construindo um mundo imersivo e rico que terá muitas oportunidades para exploração e conflito – tanto contra outros jogadores quanto contra inimigos de inteligência artificial. Se somarmos isso aos diferentes objetivos e motivações que os jogadores terão a cada Corrida e às portas narrativas que poderão ser destrancadas conforme os jogadores descobrirem coisas e cumprirem tarefas, forma-se uma paleta muito rica de possibilidades de jogabilidade que só continuará crescendo e evoluindo.
Você disse que Marathon está em desenvolvimento. O que isso significa? Existe alguma previsão de quando os jogadores saberão mais detalhes do jogo?
ST: Ainda há muito trabalho a ser feito antes do lançamento ou até mesmo antes de podermos entrar em mais detalhes sobre o jogo. A equipe está trabalhando duro, e temos uma boa base para começarmos, mas ainda há muita coisa para fazer, incluindo a expansão da nossa equipe. Essa é uma das partes mais desafiadoras do desenvolvimento de jogos: contratar pessoas quando tudo ainda está em segredo. Estou empolgado agora que fizemos o anúncio, pois poderemos ser muito mais francos sobre as vagas que estamos disponibilizando e falar muito mais abertamente com os candidatos sobre o trabalho que está sendo feito e a visão para o nosso jogo. Se tiverem interesse, confiram a página de Carreiras da Bungie e vejam as vagas abertas, que sempre são atualizadas com novos cargos conforme necessário. Venham trabalhar conosco. Estamos trabalhando em algo que achamos muito especial.
Sei que os fãs querem saber mais detalhes sobre Marathon. Mal podemos esperar para mostrar mais coisas para vocês. E, embora eu não possa dar uma previsão de data para a divulgação de mais informações, posso dizer o seguinte: Quando trouxermos mais novidades sobre Marathon, poderemos mostrar a jogabilidade e estaremos muito mais perto do lançamento.
Mal podemos esperar. Enquanto isso, tem alguma história para contar sobre a sua melhor Corrida em Marathon até agora?
ST: Tem tantas. É engraçado, porque, para mim, quando penso nas “melhores” Corridas, não penso logo numa Corrida na qual eu consegui o maior artefato ou o maior número de baixas. Penso no quanto eu fiquei empolgado para compartilhar algo insano e inesperado que aconteceu com os meus colegas de equipe. Por exemplo, eu sempre gosto de ter um plano quando vou jogar, mas dou abertura para que esse plano seja posto à prova pelo que acontece ao meu redor.
Teve uma vez em que estava indo coletar dados de uma estufa para concluir um contrato para a Traxus. Fui completamente alvejado por outra equipe e por umas carraças que estavam me envenenando. Não sei como, mas consegui escapar, só que fiquei em mal estado, e meu objetivo passou a ser simplesmente sair com vida. Enquanto tentava me esgueirar até o ponto de extração, eu me deparei com um contêiner onde havia uma arma que eu estava procurando e que tinha alguns dos melhores mods do jogo. Aí, eu fiquei duplamente empenhado em sair com vida! Quando cheguei à extração, eu vi uma equipe procurando Corredores no topo de um prédio. Quando vieram atrás de mim, eu consegui segurar minha extração e sair. Fiquei tão tenso naquela situação que mal pude esperar para compartilhar o que tinha acontecido.
Para mais informações sobre Marathon, visite www.marathonthegame.com