Bateria do relógio interno do PS4 pode causar problemas num futuro distante se falhar
Rumores recentes da PS Store ser desativada completamente no PlayStation 3, PlayStation Vita e PSP geraram conversas sobre a preservação dos videogames e trouxeram um novo problema à luz em relação ao PS4.
Aparentemente, se a bateria do relógio interno do seu PS4 acabar, você não só será incapaz de jogar seus jogos digitais, mas também seus jogos em disco, devido à forma como o sistema de troféus do console está configurado.
A questão foi levantada pela primeira vez pelo grupo de preservação Does it Play? e ainda explicado pelo conhecido modder, Lance McDonald. Quando a bateria do relógio interno do PS4 acaba, os jogadores são recebidos com o erro CE 34878-0 e não há maneira de consertá-lo a não ser trocando a bateria. No entanto, mesmo depois de substituir a bateria, você precisa sincronizar seu console com a PlayStation Network para que seus jogos funcionem. Então, se a Sony decidir desligar a rede online do PS4 algum dia e o relógio interno falhar, o console ficará bloqueado permanentemente.
McDonald escreveu (via PlayStation LifeStyle):
“Esse erro ocorre porque os troféus no PS4 exigem que o relógio interno do sistema (aquele que você não pode ver / alterar) esteja correto, então as pessoas não podem alterar a data / hora do PS4 para fazer parecer que receberam troféus antes do que realmente fez. Se a bateria do relógio do PS4 acabar, todos os seus jogos morrerão. Se o relógio do sistema zera, a única maneira oficial de corrigi-lo é conectando-se à rede PSN. No entanto, o desbloqueio do console permite que você o configure manualmente”.
Portanto, você pode corrigir isso colocando uma nova bateria e sincronizando seu console com a PSN uma vez. Se o PS4 perder a conexão completamente com a PSN algum dia, o console será “brickado” basicamente em algum momento, caso a bateria venha a falhar.