Baldur’s Gate 3: guia para iniciantes de classes e como o DualSense foi adaptado
O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog brasileiro.
Encontre a classe perfeita para você em Baldur’s Gate 3 com esse guia para iniciantes
Escolhas são difíceis, principalmente quando envolvem criar o personagem perfeito em um RPG com centenas de opções de personalização inspiradas na longa tradição de Dungeons and Dragons. Mesmo que você já tenha finalmente decidido sua raça e aparência em Baldur’s Gate 3, ajustando perfeitamente a pintura facial do seu meio-orc, ainda precisará escolher a classe e, depois, a subclasse do personagem. E as opções são muitas!
O sistema de classes de Baldur’s Gate 3 é profundo e divertido de explorar, mas pode ser complexo demais para quem não conhece os elementos tradicionais de D&D (por exemplo, é possível criar builds únicas com personagens multiclasse). Para ajudar você a escolher a build ideal para o jogo, lançado em 6 de setembro para PS5, fizemos uma lista dos recursos mais importantes e definidores de cada classe básica.
Bárbaro
Sonha em atropelar e destruir seus inimigos sem piedade? Então a classe Bárbaro é perfeita para você. As armas grandes permitem que você espalhe dor ao seu redor, e a habilidade Fúria faz você causar ainda mais dano (e receber menos) em um estado frenético durante o combate. As subclasses adicionam ainda mais dano potencial: Furioso permite golpear mais e arremessar objetos, Primitivo oferece à habilidade Fúria um toque de ira selvagem com efeitos temáticos de animais, e Guerreiro Totêmico concede efeitos de feitiço aleatórios durante Fúria.
Guerreiro
A classe mais descomplicada. Mas não quer dizer que seja desinteressante. É possível adicionar muita variedade ao estilo de jogo de Guerreiro conforme as suas preferências, principalmente com a quantidade de armas e armaduras diferentes disponíveis. Não importa se você prefere causar mais dano ou ter mais resistência, o Guerreiro tem o nível poder e de vida para fazer qualquer tarefa. Subclasses como Mestre de Batalha e Cavaleiro Arcano adicionam mobilidade e magia ao conjunto, e Campeão favorece a simplicidade, oferecendo maior chance de causar bastante dano.
Monge
Às vezes, tudo o que se quer é sair dando socos. Com a classe Monge, você pode fazer isso com estilo. Você não terá acesso a muitas armas ou armaduras diferentes, mas isso não será problema. Seu corpo rigorosamente treinado é uma arma em si. Cause dano e esquive-se rapidamente com seus ataques de chi. Escolha uma das três subclasses: Caminho dos Quatro Elementos, Caminho da Mão Aberta e Caminho Sombrio. Elas adicionam magia, versatilidade e furtividade aos seus golpes.
Paladino
Guerreiros devotos com acesso a uma grande variedade de armas e armaduras, os Paladinos são verdadeiros símbolos de heroísmo, regidos por juramentos sagrados. Além de excelentes habilidades de combate, a classe Paladino também oferece opções de cura e de suporte. O restante de suas habilidades mágicas é determinado pelo juramento escolhido: Juramento dos Anciões, Juramento de Devoção e Juramento de Vingança. Mas, quando fazer o bem ficar monótono, você pode testar quebrar o juramento e ceder à sede de poder…
Ladino
Se você acredita que a melhor defesa é não sofrer o ataque, combinará bem com a classe Ladino. Ladinos têm alta destreza e muitas habilidades evasivas e furtivas de movimento evasivo e combate. Não há forma melhor de destruir os inimigos que matá-los antes mesmo de perceberem a sua presença. Todas as subclasses de Ladino são baseadas nos pontos fortes naturais da classe: Ladrão recebe ações adicionais por turno, Trapaceiro Arcano usa magia para confundir inimigos com ilusões e distrações, e o Assassino é especialista em abates sorrateiros e eficientes.
Patrulheiro
Gosta de natureza? Confira a classe Patrulheiro. Esses ágeis caçadores vivem para encurralar a presa e são peritos em atravessar os ambientes mais hostis. Escolha seus alvos e locais de atuação preferidos durante a criação de personagem e obtenha habilidades bônus divertidas. Com as subclasses Mestre da Bestas, Caçador e Espreitador Obscuro, você pode ter amizade com toda a fauna ou inspirar o medo em qualquer criatura viva.
Bardo
Explore seu lado artístico e conquiste a admiração de todos ao redor com habilidades de suporte e feitiços de ataque. Bardos são naturalmente cativantes, e sua Carisma alta não só inspira aliados em lutas tradicionais, mas também ajuda a vencer duelos de palavras e de raciocínio. As subclasses de Bardo são Colégio da Sabedoria, Colégio da Bravura e Colégio das Espadas. Elas podem fornecer mais opções de combate e equipamentos, além de aprimorar habilidades para ajudar a dar suporte ao grupo.
Clérigo
Em Baldur’s Gate 3, ser a classe com foco na cura também é divertido. A classe Clérigo é altamente diversa e personalizável, com um poder de ataque surpreendente ao lado de um conjunto de habilidades de cura e de suporte. A subclasse de Domínio de Clérigo e a divindade regente, escolhida na criação do personagem, afetam profundamente a sua build e podem transformar você de curandeiro ofuscado em um versátil médico de batalha, portando armas destruição divinas.
Druida
Você já sonhou em se libertar da forma humana? Graças à perfeita sintonia dos druidas com a natureza, eles podem assumir a forma de animais. Cura, suporte, metamorfose em dinossauro… A classe Druida oferece muitas mecânicas interessantes. As subclasses incluem Círculo da Lua, que é focado na transformação, Círculo da Terra, com foco em feitiços de ataque e suporte, e Círculo dos Esporos, que oferece muita diversão e fungos.
Mago
O clássico feiticeiro da retaguarda, o Mago não tem muitas opções de armas ou armaduras, mas têm as melhores habilidades mágicas de todas as classes do jogo. Com a alta Inteligência, Magos aprendem e utilizam ataques adequados para praticamente qualquer situação. As subclasses de Mago são focadas em conceder atributos bônus para o tipo de feitiço que é especialidade do personagem, embora essas escolhas não sejam nada limitantes para o arsenal de magias.
Bruxo
Extrair poderes mágicos de criaturas de outro mundo jurando lealdade a elas. O que poderia dar errado? O fato é que muitas coisas podem dar certo com a classe Bruxo. Você não só faz uso de fortes magias de ataque, de suporte e de enfraquecimento, como também escapa de situações sociais complicadas com a Sabedoria e o Carisma concedidos por seu patrono. O funcionamento exato dos feitiços varia dependendo do ser ao qual você jura lealdade: O Corruptor, o Grande Antigo ou a Arquifada.
Feiticeiro
Algumas pessoas nascem com talento. Feiticeiros não precisam estudar ou extrair poder de outros para usar magia. Eles são bons assim. O recurso Metamágica exclusivo da classe permite aprimorar feitiços de maneiras novas e intrigantes, criando feitiços personalizados que, com seu Carisma cativante, tornam o Feiticeiro útil dentro e fora de combate. Ao escolher uma subclasse, seja Feitiçaria da Tempestade, Magia Selvagem ou Linhagem Dracônica, você poderá imbuir seus feitiços de tormentas, caos ou até poderes de dragões.
Não se preocupe se perceber que determinada classe não funciona para você. Se você completar a missão Explore as Ruínas disponível desde o início, encontrará um lich chamado Withers, que ficará no acampamento e permitirá redefinir seus atributos a qualquer momento… por uma taxa módica. E, se realmente não souber o que escolher desde o começo, tente jogar com algum dos personagens pré-definidos disponíveis.
Esperamos que agora você tenha uma ideia melhor do caminho que quer seguir. Porém, essa não é a única escolha que você precisará fazer em Baldur’s Gate 3. Cada decisão nos diálogos, na exploração e nas batalhas tem seu próprio peso. Prepare-se para trilhar seu próprio caminho nesta aventura épica. Baldur’s Gate 3 chega ao PS5 em 6 de setembro.
Como Baldur’s Gate 3 adapta o gameplay expansivo de RPG para seu controle DualSense
Baldur’s Gate 3 é um RPG vasto – um jogo com um total combinado de 600 magias e ações para experimentar, incentivando você a navegar pelo ambiente de jeitos novos e a interagir constantemente com o mundo ao seu redor.
Mas como exatamente traduzir um RPG abrangente e complexo para o controle sem que ele passe a sensação de estar comendo um cachorro-quente molhado?
Ainda bem que temos as respostas! Baldur’s Gate 3 foi feito para o PS5 desde o primeiro momento. Hoje vamos dar uma olhada no fruto do nosso trabalho, o cachorro-quente em questão: seu controle sem fio DualSense e tudo que fizemos para adaptar as complexidades do jogo a apenas alguns botões e gatilhos.
Uma nova geração de RPGs
Apesar de termos experiência com suporte a controles na série Divinity: Original Sin, Baldur’s Gate 3 é um jogo muito maior e muito mais difícil de adaptar em comparação.
Então pegamos a interface e a polimos, transformando nossa IU em menus radiais que são mais intuitivos para o uso com um controle. Você pode acessar suas ferramentas mais essenciais com o puxar de um botão de gatilho, fazendo surgir uma grande roda que permite acessar mapa, diário, livro de magias, ficha de personagem, registro de combate, alquimia, descansos rápidos, descansos longos e seu acampamento, além da tela para aumentar de nível e a árvore de habilidades de Poderes Ilitide.
Suas ações, magias, truques e itens – cujo total pode chegar às centenas dependendo de quanta armadura, poções de vida e rodas de queijo você acumulou em sua jornada – se tornam memória muscular, acessíveis por uma série de menus radiais personalizáveis. Organize suas magias como quiser, mude quais itens e ações estão na ponta de seus dedos, adicione novos radiais à lista ou coloque coisas e remova aquelas que você não precisa.
Nós também fizemos alguns recursos mais imediatamente acessíveis a você, como o Histórico de Diálogo – que pode ser acessado no meio da conversa para um lembrete rápido do que acabou de acontecer – e a Visão Tática de cima – que você pode acessar ao afastar a câmera até o máximo com o controle direito. Pular e Examinar também estão mapeados em seu controle – pensando já no uso constante – e ambos podem ser achados logo nos seus botões de direção.
Chegando à tecnologia de controle DualSense
Com nosso lançamento para o PlayStation 5 chegando, nós nos aprofundamos ainda mais em como usamos os controles no jogo, aproveitando a tecnologia do DualSense para fazer sua experiência ficar mais imersiva no combate e enquanto você passa por menus.
Em batalhas contra magos, a barra de luz vai ficar da cor da sua magia, combinando a cor do tipo de dano ou colorida de acordo com a magia que você vai lançar. Durante momentos de pressão, o brilho vai aumentar, acompanhado por resposta táteis ressonantes.
Quando você sofrer algum efeito de status como Paralisia, Sangramento ou Feitiço, seu controle DualSense vai brilhar da mesma cor.
Também usamos os gatilhos adaptáveis do controle e adicionamos pontos de atuação e resposta para os gatilhos da esquerda e da direita, transmitindo uma sensação de peso ao ato de trocar de menus. Puxar o gatilho de leve deixa dar uma olhada nos menus radiais por um momentinho, um recurso útil no calor do combate, enquanto puxar até ultrapassar o ponto de resistência vai travar o menu no lugar.
Liberdade para explorar como você quiser
Como qualquer boa campanha de D&D, em Baldur’s Gate 3 quem joga é que decide como explorar os Reinos Esquecidos. BG3 também é flexível no quesito esquema de controles, permitindo que quem jogue escolha o estilo que mais se adapta ao estilo e preferência.
Jogar com um controle apresenta um jeito muito imersivo de explorar Faerûn – sem limites, enquanto você controla os movimentos do seu personagem diretamente e no momento, como em um jogo de terceira pessoa.
Quanto às ações que podem se beneficiar da especificidade de apontar e clicar, temos o Modo de Cursor. Ele põe um cursor na sua tela, deixando que você controle seu personagem no estilo tradicional de apontar e clicar.
Baldur’s Gate 3 chega para PlayStation 5 amanhã. Você pode fazer o pré-load do jogo hoje, antes do lançamento.