Apex Legends: Caça – Preview
Cá estamos novamente. Com o fim de mais uma temporada de Apex Legends, é chegado o momento de reavaliar os últimos 03 meses e olhar para o que o futuro reserva para um dos mais queridos e elogiados jogos de serviço existentes no mercado. E por mais que Salvação tenha trazido alguns bons pontos, ficou clara também a necessidade de mexer em elementos estabelecidos do jogo para trazer um ar de frescor ao que vem por aí.
E com esse olhar que, durante o evento para imprensa realizado pela Respawn e pela EA, nós pudemos ter um gostinho do que a 14ª temporada do jogo, intitulada Caça, trará para os fãs no próximo dia 09 de agosto. E enquanto muito pode (e será dito) sobre Vantage, a lenda que chegará com ela, mais importante talvez seja as alterações de mapa, loot pool e sistema de progressão que ela trará.
Nada melhor para reavaliar o futuro do que olhar para o passado, e é através desse prisma que Caça acontecerá. Depois de meses rodando por Zona de Tormenta e Olympus, é chegado o tão aguardado momento de voltar para o mapa original do jogo, o tão querido Desfiladeiro do Rei. Com o projeto de renovação da região concluído pelo Sindicato, finalmente o mapa está de cara nova.
Das cinzas da Cidade da Caveira, surge o novo Ponto de Interesse da região: Relic. Um dos pontos que foram frisados tanto durante a apresentação na qual estivemos presente quanto na entrevista subsequente feita pelo PSX Brasil com Jeff Shaw, Designer de Mapas Chefe, do estúdio, é que Relic não é a Cidade da Caveira. Embora visualmente inspirado em alguns pontos, temos uma região totalmente nova e construída do zero, com um novo foco e uma razão bem clara de sua existência.
Se você jogou em Desfiladeiro do Rei durante os momentos em que o mapa esteve em rotação desde a 8ª temporada, você deve ter percebido que, na região entre as Town Takeovers do Octane e Caustic, o combate tendia a se afunilar em um espaço muito curto, levando a batalhas entre múltiplos times e impedindo que um combate fosse concluído rapidamente, já que constantemente novos trios/duos chegavam graças ao barulho do combate.
Com a adição de Relic, a ideia é filtrar parte desses combates para essa nova área, dando uma nova opção para a rotação dos jogadores por ali, tornando os combates mais justos, se depender tanto da sorte de ser a última equipe a chegar ali. Essa mesma filosofia serviu como base para a outra grande alteração, que é a reestruturação das Cages e do Hillside Outpost.
Cages em especial acabava permitindo que a equipe que chegasse ali primeiro e dominasse a parte superior se tornasse quase imune ao avanço de outros times, já que ela provia uma vantagem muito grande de altura e, consequentemente, um campo de visão e de mira muito melhores em relação a quem tentava atirar dos pontos ao redor de lá. Com essa atualização, Cages perde um dos seus andares e se torna uma área mais aberta, tornando os combates ali mais justos e fluídos.
Adicione a isso a reforma feita no Outpost, tornando-o também mais aberto, tirando as áreas fechadas que facilitavam que jogadores ficassem escondidos esperando times desavisados e uma série de pequenas mudanças com caminhos sendo fechados ou abertos e uma reformulação da mobilidade do mapa e o Desfiladeiro do Rei parece bem mais preparado para partidas de alto nível do que antes (o que é muito bem-vindo, já que a Respawn confirmou que o primeiro Split Ranqueado será lá, com o segundo em Zona de Tormenta, com Olympus completando a rotação em lobbies casuais).
Mas não é só de atualizações de mapa que as atualizações de Apex Legends são feitas e a temporada Caça promete uma movimentação muito grande em um dos principais aspectos do jogo: o metagame de armas. E as surpresas trazidas para essa temporada são bem chocantes, trazendo preocupação e empolgação no mesmo nível.
A primeira delas é que um novo tipo de acessório chegará exclusivamente para as submetralhadoras e pistolas, chamado de Laser Sights (algo como mira laser). Substituindo o estabilizador de cano, o objetivo é reduzir o recuo e fazer com que os tiros se espalhem menos quando essas armas são disparadas usando o “hipfire”. A ideia é que essas armas se tornem mais viáveis em combate de curta distância, dando mais opções aos jogadores e evitando que esse aspecto seja dominado por escopetas e rifles de assalto.
Pode até parecer que a introdução de Relic em Desfiladeiro do Rei foi feito com a intenção de forçar os jogadores a testar isso, mas, segundo o Eric Canavese, Designer de Gameplay do jogo, foi uma “feliz coincidência”, já que o time de balanceamento pensa em vários aspectos do jogo nessas mudanças, não podendo focar só que o time de design de mapas está trabalhando.
Nessa mesma entrevista, Eric nos disse que o final da Alex Legends Global Series permitiu ao time avaliar muita coisa e decidir trazer uma série de mudanças ao meta para testar como os jogadores respondem. E, bem, vai ser bastante curioso ver como a comunidade reage às alterações nos tipos de munição e no loot pool que o jogo terá.
Uma constante, principalmente em partidas rankeadas, era o uso da Wingman, graças a quantidade de munição que poderia ser armazenada para ela, tornando-a extremamente poderosa e eficiente. Para forçar os jogadores a reavaliarem o seu uso, ao invés de usar munição pesada (que te permite estocar até 60 por espaço da mochila), ela agora usará munição de precisão (cujo limite é 24). Com isso, será necessário pensar melhor em quem usa a Wingman e coordenar melhor o armazenamento de munição.
Outra arma bastante popular que será modificada é a Spitfire. Outro ponto mencionado por Eric é que, principalmente quando eles removeram a R-301 do loot de chão, foi possível perceber uma completa falta de armas de munição leve (salvo pela R-99) no meio ou final de partidas, já que armas de munição pesada dominavam bastante esse aspecto do jogo, com dois rifles, duas SMGs, uma pistola e duas metralhadoras sendo viáveis.
Por isso, a Spitfire agora passará a usar munição leve, combinando inclusive com a cadência de tiro mais alta que ela tem em comparação a outras armas do tipo. Com isso, agora será possível um maior equilíbrio na economia de munição do jogo, com cada tipo de munição principal (leve, pesada e elétrica) tendo ao 3 ou 4 armas viáveis no final do jogo.
E sim, esse número inclui o extremamente aguardado (por mim) retorno da Volt para o chão, juntamente com a G7 Scout. Com isso, o Bocek (o arco do jogo) e a Rampage passarão para o care package, fazendo com que talvez as 4 armas mais poderosas do jogo nas mãos certas estejam juntas pela primeira vez.
Em conjunto com isso, houveram alguns outros importantes reajustes, como uma reforma da EVA-8 depois de consecutivos nerfs que quase mataram sua viabilidade, incluindo o retorno do Double Tap. A volta do skullpiercer para a Wingman, Longbow e agora para a Repeater 30-30 e a completa remoção do Self Revive dos escudos de queda dourados, que agora contarão com Guardian Angel. Em compensação, as mochilas douradas terão um novo perk chamado “Deep Pockets” que permite estocar 3 dos itens grandes de cura ao invés dos normais 2.
Embora a Respawn não tenha dito nada sobre possíveis mudanças às Lendas (o que não seria estranho se não ocorrerem), são mudanças drásticas no gameplay das armas do jogo e que me deixam bastante empolgados para jogar bastante na próxima temporada. Felizmente, a Respawn está trazendo uma outra grande e importante novidade: a reforma do sistema de progressão de jogo.
Após ser muito requisitado, finalmente teremos um aumento no level cap da conta dos jogadores. Quando o título foi lançado, o nível máximo era 100, posteriormente ampliado para os atuais 500 ainda no primeiro ano. Agora, ao invés de simplesmente aumentar o número, o jogo contará com um sistema de prestige, sendo possível reiniciar a sua conta para o nível 01 e ir até o nível 500 novamente.
Segundo a Respawn, será possível fazer isso três vezes o que, na prática, aumentará o level cap para 2000. Com isso, os jogadores também serão recompensados com pacotes Apex e novas badges de nível, o que significa que, para os jogadores mais dedicados, será possível alcançar os tão sonhados 500 pacotes Apex (e a consequente Herança que vem com eles) através desse novo sistema, já que, segundo a Respawn, alcançar completar os 500 níveis todas as 4 vezes deverá dar algo em torno de 544 pacotes.
No geral, apesar de trazer algumas mudanças que, com toda certeza, serão polêmicas, a temporada 14 de Apex Legends promete bastante. A própria Respawn já sinalizou que haverá ajustes em outros pontos, com pequenas mudanças no modo ranqueado, e que mais novidades virão com os eventos de meio de temporada, incluindo novos modos de tempo limitado.
É inegável que, em especial para os jogadores de longa data, essa temporada promete, além do novo passe de temporada, mudanças no mapa e da nova Lenda, muita experimentação e melhorias de qualidade de vida. Resta agora só torcer para o tempo passar rápido e finalmente podermos retornar aonde tudo começou quando os jogos começarem no Desfiladeiro do Rei no próximo dia 9 de agosto. Afinal, a única regra é sobreviver.