Apex Legends: Breakout – Preview
É absolutamente insano pensar que já se passaram 05 anos desde o lançamento de Apex Legends. Entre vários altos e baixos, o spin-off de Titanfall se tornou muito maior do que qualquer um poderia ter previsto, se estabelecendo ao longo desse tempo como um dos mais importantes e relevantes Battle Royales do mercado.
Parte dessa solidez se deu pela constante habilidade da Respawn de inovar e mudar a forma de se pensar e jogar Apex. Embora nem todas as tentativas de mudança tenham sido um sucesso como se poderia imaginar, vide o período sombrio que o modo ranqueado viveu recentemente, a desenvolvedora sempre se mostrou capaz de arriscar e ouvir a reação dos fãs sobre esses riscos, mudando e ajustando conforme a comunidade visse como necessário.
Prova disso é a vindoura temporada 20: Breakout. Essa nova temporada chega como uma clara tentativa de reformular tudo aquilo que os jogadores passaram a conhecer de Apex Legends, mudando muito do ritmo que estávamos acostumados nas partidas para algo que promete te recompensar muito mais por sua agressividade e habilidade em batalha.
Para tal, um dos pontos que chama a atenção é que não teremos nem um novo mapa, nem uma nova Lenda nesta temporada. Isso se dá porque os jogadores já terão algo muito grande com o qual se acostumar: Melhorias de Lenda, ou Legend Upgrades. Como o nome já indica, trata-se de um novo sistema de “perks” que poderão ser ativados pelos jogadores em combate, de forma bem similar ao que havia sido implantado em Apex Legends Mobile. Isso significa que, à medida em que você “sobe de nível” durante uma partida, novas habilidades ficarão disponíveis para seleção, com uma Lenda podendo ter até três habilidades por partida ativas.
Essas melhorias deverão trazer várias novas camadas de estratégia ao jogo, visto que elas mudam pequenos elementos que, em um jogo com combates tão intensos e muitas vezes decidido em questão de segundos, qualquer pequena vantagem pode ser decisiva. Há uma longa lista a ser explorada e como elas impactarão diretamente o combate só poderá ser visto mesmo quando os jogadores puderem testá-las já que são específicas de cada Lenda, mas coisas como recuperar sua habilidade tática ou recarregar sua arma ao derrubar um inimigo e até mesmo usar múltiplas habilidades Supremas ao mesmo tempo tem tudo para modificar bastante o jogo.
Para ter acesso a essas vantagens, os jogadores precisarão fazer algo muito simples: evoluir seus Escudos EVO. Isso significa que a medida em que você vai avançando do escudo branco para o azul para o roxo e, por fim, para o vermelho, novos perks poderão ser ativados.
É uma forma interessante de recompensar jogadores que buscam o combate de forma mais ativa, tentando assim reduzir a quantidade de jogadores se escondendo até os círculos finais, já que não será mais possível evoluir seu escudo simplesmente tendo a sorte de achar um melhor. A ideia é criar um sistema de batalhas mais justo no começo/meio de uma partida.
Embora o combate seja o principal sistema para melhorar seu escudo, ele não será a única. Novas formas de ganhar EVO estarão disponíveis, sendo eles o “EVO Harvester”, uma estação que se encontrará aleatoriamente no mapa e todos os membros da equipe ganham um boost ao interagir com ela, o “EVO Cachet”, itens raros que dão uma quantidade grande de EVO de uma vez; e, por fim, jogar dentro do “papel” do seu personagem trará pontos também, como escanear Beacons ou reviver aliados.
Com a total retirada dos escudos do sistema de loot do jogo, a antiga estratégia de troca de escudos foi levemente alterada. Agora, ao abrir uma Caixa de Abate você encontrará “Shield Cores”, um item que recupera seus escudos na proporção do escudo que você encontraria ali e pode até aumentá-lo além da capacidade do seu escudo atual temporariamente se o nível do inimigo abatido for maior que o seu.
Outro ponto totalmente modificado foram as partidas ranqueadas. A Respawn mudará novamente nessa temporada toda a estrutura que havia sido implantada e modificada nas últimas temporadas, retornando basicamente ao que era na temporada 13, com um incentivo maior para kills, com bônus para matar inimigos de ranking superior e bônus por colocação.
Partidas de colocação e testes foram abandonados e, talvez de forma mais curiosa, o polêmico sistema de Skill-Based Matchmaking (ou pareamento baseado de habilidade) que vinha em funcionamento há muito tempo foi abandonado, com os jogadores agora sendo pareados por RP (marcando um retorno ao nome anterior de Ranked Points) e todos os jogadores começaram com 1 RP. A ideia é tornar a subida pelo ranking mais rápida e divertida e é uma mudança tão significativa que só poderá ser avaliada depois de algum tempo.
Como temporadas de aniversário são sempre o melhor período para começar a jogar Apex Legends, essa nova temporada virá com várias pequenos presentes para novos jogadores, incluindo a possibilidade de completar desafios para liberar permanentemente seis Lendas que estarão disponíveis para teste, sendo elas Fuse, Seer, Rampart, Mad Maggie, Loba e Valkyrie. Será possível ainda desbloquear uma skin reativa para a Flatline e uma skin lendária para a Wraith, além das já conhecidas recompensas do Passe de Batalha e um evento de coleção de aniversário, sendo a temporada com mais itens cosméticos até aqui.
As novidades não param por aí. Lifeline será totalmente reconstruída para torná-la, finalmente, uma personagem viável novamente. Finalmente teremos a atualização para 120 frames por segundo para o PS5/Xbox Series e suporte às funcionalidades do DualSense como feedback háptico e gatilhos adaptativos. Além disso, várias mudanças foram implantadas no sistema de crafting do jogo, não sendo mais necessário pegar recursos no mapa e sem armas disponíveis nele, com cada jogador podendo usá-lo uma vez para criar itens de cura ou banners aliados.
O modo Mixtape receberá um novo mapa chamado Thunderdome e teremos um Modo de Tempo Limitado chamado “Straight Shot”, que é uma versão mais ágil do Battle Royale tradicional.Nele, 10 times caem em Pontos de Interesse pré-determinados, com anéis fechando mais rápido, um mapa menor, armas totalmente equipadas e com a possibilidade de seguir para a próxima partida sem precisar retornar ao lobby. É mais um modo que tem tudo para ser muito bem-recebido, tal qual o viciante Three Strikes que, juntamente com um novo modo chamado Lockdown, também retornará na próxima temporada.
No fim das contas, tudo indica que teremos uma temporada de aniversário que, independente de tudo, será marcada como mais um dos grandes exemplos da ousadia da Respawn em mudar totalmente os rumos do jogo. Embora alguns ajustes e balanceamento ao sistema de perks seja inevitável, tudo indica que teremos uma temporada memorável e que os jogadores irão adorar.