The Council – Episode 1: The Mad Ones

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Imagine um jogo com uma narrativa bem fundamentada, desenvolvida e intrigante. Adicione os elementos de jogos da Telltale, mas agora com suas escolhas tendo um impacto ainda maior na história e nas suas relações interpessoais com os personagens. Junte a isso elementos de RPG, como pontos de experiência, evolução de personagem e habilidades. Ao final de tudo isso, o resultado será o jogo episódico The Council, da desenvolvedora Big Bad Wolf, que apresenta uma experiência interessante e que prende o jogador do início ao fim.

A história por si só já chama a atenção. Você irá jogar na pele de Louis De Richet, o qual inicia uma busca para encontrar sua mãe desaparecida na ilha cujo dono se chama Lord Mortimer. A mãe de De Richet faz parte de uma seita chamada The Order, o que o leva a crer que seu desaparecimento possa estar relacionado a esse fato.

A história no primeiro episódio, intitulado The Mad Ones, é dividida em quatro atos. Em cada um desses atos, De Richet irá encontrar diversos objetos e resolver enigmas que o ajudarão a desvendar o caso. Além disso, os personagens que aparecem são figuras históricas como Napoleão Bonaparte e o ex-presidente americano George Washington. Tais personagens têm um impacto na história, que varia de acordo como o diálogo estabelecido com eles pelo jogador. É interessante conversar com o general francês e expor suas ideias para uma França melhor.

A apresentação de The Council é excelente. O jogo possui gráficos que qualquer jogo que se preze deveria ter, como, por exemplo, cenários bem detalhados, reflexos e sombras nos personagens que dão um toque especial, além de possuírem uma movimentação bem fluída.

Ainda sobre a apresentação gráfica do jogo, é possível perceber os cuidados que os desenvolvedores tiveram ao tentar passar para o jogador uma amostra da Europa do século XVIII. Desde os personagens, suas vestimentas e atitudes, até as decorações e mobília da parte interna da mansão de Lord Mortimer, tudo recebeu um nível de detalhamento impressionante.

Os diálogos também merecem atenção. Por ser um jogo baseado em encontro de personagens ao longo da história, com muitas escolhas dadas em função das conversas que surgirão, espera-se, então, um trabalho minucioso – e aqui isso realmente acontece. Os diálogos são excelentes, com um ótimo trabalho das pessoas que cederam suas vozes aos personagens.

Entretanto, quando a câmera foca no rosto dos personagens, é poss&iacutevel notar que a movimentação facial e a sincronia labial deixam demais a desejar. Uma pena um erro como esse, pois inúmeros diálogos irão acontecer e todos eles têm algo a acrescentar à história.

A jogabilidade é complexa demais e ao mesmo tempo excelente demais. O jogo traz um sistema de progressão muito interessante, no melhor estilo RPG, que irá auxiliar o jogador a revelar o paradeiro da mãe do personagem. Você terá habilidades que poderão ser melhoradas ao longo do jogo por meio de pontos de experiência, adquiridos ao final de cada ato. Dependendo de suas ações, obviamente, você pode receber mais pontos. Para utilizar as habilidades, o jogador gasta effort points (pontos de esforço), de modo a escolher uma resposta dentro de um diálogo ou ao tentar abrir uma caixa lacrada.

De Richet ainda tem a possibilidade de descobrir alguma coisa a mais sobre um personagem por meio de um Quick Time Event, chamado Opportunity. Nele, é necessário fazer uma escolha entre dois ou mais pontos de um personagem. Caso acerte, uma fraqueza do personagem é revelada e pode ser utilizada contra ele em um diálogo posterior.

Outro momento interessante do jogo acontece quando De Richet tenta convencer ou persuadir outro personagem a fazer algo. Nestes momentos, o jogador passa por algumas etapas de perguntas e respostas, as quais irão possibilitar ao protagonista ganhar a confiança e/ou persuadir o personagem. Para se sair vitorioso, é preciso prestar a atenção não só nas respostas, mas também nos pontos fracos descobertos ao longo da história. Caso você queira fazer uso de um fato descoberto que possa realmente lhe dar a vitória naquele turno, é possível utilizar os effort points.

Veredito

The Council – Episode 1: The Mad Ones é um jogo excelente. Ele consegue reunir elementos de vários estilos de jogos e fazer com que todos eles se encaixem de forma perfeita. Se você busca narrativa, investigação e a sensação de ser um detetive do século XVIII, The Council é o jogo para você. O maior problema vai ser quando chegar ao final do primeiro episódio, pois a vontade de jogar o próximo será imensa.

Jogo analisado com código fornecido pela Focus Home Interactive.

Veredito

91

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The Council – Episode 1: The Mad Ones is an excellent game. It can put elements of various game styles together and they all match in a perfect way. If you seek narrative, investigation and the feeling of being a detective from the 18th century, The Council is for you. The biggest problem here is in the end of the first episode, because the desire to play the next one is going to be strong.

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The Council – Episode 1: The Mad Ones is an excellent game. It can put elements of various game styles together and they all match in a perfect way. If you seek narrative, investigation and the feeling of being a detective from the 18th century, The Council is for you. The biggest problem here is in the end of the first episode, because the desire to play the next one is going to be strong.

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