Ano passado, Prey se tornou uma daquelas gratas surpresas que acontecem de vez em quando. Um reboot completo de uma franquia no limbo que trazia consigo mecânicas inteligentes e uma ambientação interessante, com a estação espacial Talos 1 infestada de criaturas. Agora, a desenvolvedora Arkane expande a mitologia e as possibilidades de gameplay com o DLC Mooncrash.
No novo pacote de conteúdo, o jogador é Peter, um hacker que monitora a base lunar Transtar. Vendo que há alguma coisa de errada nela, ele precisa rodar 5 simulações de sobreviventes do local, para descobrir o motivo da infestação de criaturas, além de sair do local vivo, usando diversas formas de fuga de emergência.
Ao contrário do game principal, a história não é o ponto forte do novo modo. Ao contrário, é o sistema de controlar os 5 sobreviventes, cada um com um build diferente de habilidades e equipamentos, e sobreviver até conseguir escapar da estação lunar.
Cada um tem pontos fortes e fracos; um sobrevivente pode ter a ênfase em habilidades psíquicas, enquanto outro tem armas mais fortes. E o jogador deverá se acostumar a todos os estilos para conseguir desbloquear todos e cumprir todos os objetivos.
E não é só aprender a usar as builds diferentes de cada personagem, mas sobreviver o suficiente para escapar. E se morrer, o personagem perde todo o equipamento e precisa reiniciar a simulação, com novas posições de cenários intermediários e inimigos.
Há um twist nesse sistema todo: outro sobrevivente pode pegar o equipamento, em um tempo limite, e continuar o jogo com a mesma estrutura de cenários e posições de inimigos.
A atmosfera do título continua sendo um dos catalisadores para a imersão, com a tensão constante do jogador em sobreviver e ainda assim deixar recursos o suficiente para o próximo personagem escapar com vida.
É essa curiosa dinâmica entre os 5 personagens e o looping no estilo roguelike de recomeçar tudo após morrer que aprimora o tenso gameplay do jogo original.
A história é mais contada pelos ambientes do que por exposição com diálogos, entregando algumas boas reviravoltas, mas nada de extraordinário. Há diversos objetivos a serem realizados e o jogador deve esperar gastar umas boas horas até completar todos.
O arsenal do jogador e as habilidades psíquicas são quase as mesmas do original. Mas as novas situações vão fazer os jogadores repensarem o uso de certas armas e habilidades.
Veredito
Prey: Mooncrash é um DLC que expande e melhora diversos elementos do jogo original, focando em um gameplay roguelike de sobrevivência e de furtividade. Para quem gostou da experiência de Prey, sem dúvida vai ter muitas horas de conteúdo em Mooncrash.
DLC analisado com código fornecido pela Bethesda.
Veredito
Prey: Mooncrash is a DLC that expands and enhances several elements of the original game, focusing on a roguelike gameplay of survival and stealth.
[/lightweight-accordion]