Nurse Love Syndrome marca uma das últimas visual novels que o pequeno portátil deve receber em sua vida. Desenvolvido pela Kogado Studio e publicado pela Degica Games no Ocidente, Nurse Love Syndrome é o antecessor espiritual de outra visual novel, Nurse Love Addiction, lançada no Ocidente em 2017 também para o PlayStation Vita.
Nurse Love Syndrome conta a história de Kaori, uma enfermeira recém-formada que é empregada na ala de cuidados internos de um hospital no interior do Japão. Apesar de ser bastante alegre e jovial, Kaori irá descobrir que o trabalho de uma enfermeira é muito mais rigoroso como imaginava, tendo de enfrentar dificuldades de pacientes, de sua equipe e inclusive de outros funcionários do hospital.
Apesar das dificuldades, Kaori também encontra amor dentro de suas atividades, e esse também se torna o foco de Nurse Love Syndrome. Enquanto aprende os ossos do ofício, nossa protagonista irá desenvolver laços românticos com suas colegas de trabalho e até mesmo algumas pacientes. Kaori descobre que o amor está tanto nas palavras duras de uma supervisora como no anseio de apoio de uma paciente.
Logo, assim como Nurse Love Addiction, Nurse Love Syndrome é uma visual novel do gênero yuri, ou seja, você controla uma protagonista mulher e desenvolve laços amorosos com outras personagens femininas no jogo. A forma que o jogo lida com os romances é um pouco grosseira, principalmente algumas rotas, porém é de se esperar, uma vez que, no Japão, este jogo saiu anos antes de Nurse Love Addiction, que melhorou vários aspectos dessas relações.
Esta versão conta com a arte original, do primeiro lançamento para PlayStation Portable em 2011, assim como uma arte nova, exclusiva deste relançamento. A diferença não é tão grande, foi mais um refinamento dos traços para se ajustar à estética atual dos jogos, mas é legal ter essa opção numa nova versão. O jogo é inteiramente dublado em japonês e conta com legendas em inglês.
Dentre vários finais com suas pretendentes, entre finais bons, ruins, normais, o jogo conta com mais de 20 possíveis desfechos para a sua história. Um dos pontos que mais deixou a desejar foi como o jogo se prolonga demais durante os capítulos comuns à todas rotas, com cenas que não servem nenhum propósito para o crescimento da protagonista, apenas para, ou acelerar o final com algumas rotas, ou dobrar ainda mais o tempo com cenas sem sentido em outras rotas.
Tendo analisado Nurse Love Addiction, foi interessante conhecer o jogo que o antecedeu. Fica claro, na comparação, como Nurse Love Syndrome ainda estava tentando acertar alguns pontos que só foram bem desenvolvidos anos depois com seu sucessor, mas ainda há alguma diversão a ser explorada com Nurse Love Syndrome para fãs do gênero.
Jogo analisado com código fornecido pela Degica Games.
Veredito
Nurse Love Syndrome, apesar de mostrar sua idade, ainda consegue ser divertido e marca uma boa adição à diversidade no catálogo de visual novels no Ocidente.
Nurse Love Syndrome, despite showing its age, still manages to be fun and marks a good addition to the diversity in the visual novels catalog in the West.
[/lightweight-accordion]