Yakuza Kiwami

Facebook
Twitter
WhatsApp

Yakuza Kiwami é um remake do primeiro Yakuza, originalmente lançado para o PS2 em 2005 no Japão, e utiliza da mesma base de Yakuza 0, possuindo praticamente a mesma jogabilidade e mesmo motor gráfico. Yakuza Kiwami é um ótimo ponto de entrada para iniciantes conhecerem a série e também é especialmente recomendado para aqueles que já terminaram Yakuza 0, já que as histórias de ambos os títulos se complementam perfeitamente.

Kiwami se inicia alguns anos após Yakuza 0, quando Kiryu, protagonista da série, já é conhecido como o Dragão de Dojima, uma lenda viva dentro da Yakuza e uma das pessoas mais fortes da organização. Em uma noite comum, Kiryu combina de se encontrar para beber com Nishiki e Yumi, duas pessoas que cresceram junto dele em um orfanato e os quais ele considera como a família que nunca teve. Após uma série de acontecimentos infelizes, Nishiki acaba assassinando o patriarca Dojima, um dos maiores chefes dentro do grupo criminoso. Kiryu decide acobertar o incidente por Nishiki e leva a culpa pelo assassinato, resultando em 10 anos de cadeia pelo crime.

 src=

Após sua saída da cadeia, Kiryu descobre que o clã ao qual pertencia teve todo seu dinheiro roubado, Nishiki tornou-se uma pessoa cruel e tenta causar uma guerra interna dentro do clã, e Yumi está desaparecida. Isso tudo leva Kiryu a se envolver mais uma vez com o submundo do crime para descobrir a verdade por trás de todos esses incidentes.

A história em Yakuza Kiwami se desenvolve de maneira surpreendente e inesperada, muitas vezes ligando pequenos mistérios de maneira sublime para então criar um grande cenário. Kiwami ainda é um remake do primeiro jogo, portanto, sua história é mais simples e mais realista do que jogos subsequentes da série. Ele ainda adiciona algumas cenas que explicam melhor as motivações de Nishiki para se tornar a pessoa cruel que passa a causar muitos problemas para Kiryu. Existem também algumas novas sidequests que continuam histórias criadas em Yakuza 0 como, por exemplo, o grupo de corridas de autorama.

 src=

Fora essas pequenas adições à história, Kiwami é um remake extremamente fiel ao original, o que pode causar um certo “choque” de expectativas, principalmente para aqueles que só jogaram Yakuza 0. Não há uma quantidade absurda de conteúdo extra pelo qual a série passou a ser conhecida e suas sidequests são muito mais simples e menos absurdas e divertidas que as vistas em outros jogos da série, especialmente Yakuza 0. Esse não é um ponto particularmente negativo do jogo, mas Kiwami é uma experiência muito mais compacta, com sua história se desenvolvendo de maneira muito mais rápida e sem muitas distrações disputando a atenção do jogador.

 src=

A maior diferença de Kiwami para o original está no combate, já que Kiwami utiliza as mesmas mecânicas de Yakuza 0. Para os que desconhecem a série, Yakuza é um beat-them-up, ou seja, Kiryu irá despachar seus inimigos de maneira muito dolorosa utilizando, em grande parte, combate mão a mão. Socos, chutes, agarrões e ataques especiais que utilizam o cenário são as principais formas de derrotar inimigos, sendo que armas ou objetos comuns são utilizados muito brevemente como forma alternativa de ataque. Kiryu tem acesso a quatro estilos diferentes de luta, que cobrem bem os estereótipos do gênero: Brawler é o equilibrado, Rush é o rápido, Beast é o forte e Dragon é o invencível – ou deveria ser, se Kiryu não passasse 10 anos na cadeia enferrujando.

 src=

Devido ao seu tempo na cadeia, Kiryu tornou-se muito fraco e perdeu muitas de suas habilidades. Isso faz com que Majima passe a “ajudá-lo” a reganhar sua antiga força com o sistema Majima Everywhere. Em suma, o sistema faz com que Majima apareça no bairro de Kamurocho, onde se passa a trama, e constantemente desafie Kiryu para lutas, com o intuito de que ele eventualmente recupere sua antiga força.

Majima pode estar simplesmente caminhando pela cidade, mas há também seus momentos absurdos, quando ele se encontra fantasiado ou escondido ou tramando algum golpe para forçar Kiryu a lutar contra ele. Gradativamente, o protagonista recupera a força de seu estilo Dragão, no entanto, é necessário batalhar Majima muitas e muitas e muitas vezes, o que torna o exercício um tanto quanto cansativo também.

 src=

Veredito

Yakuza Kiwami age como um excelente ponto de entrada da série para iniciantes, um excelente complemento para aqueles que jogaram Yakuza 0 e também como a melhor forma de se conhecer ou revisitar a história de como a saga de Kiryu começou. Kiwami é uma experiência mais compacta e concentrada se comparado com outros títulos dentro da série, se focando, principalmente, em sua história de drama policial. O jogo pode não alcançar o mesmo patamar que Yakuza 0, no entanto, ainda é excelente dentro da série e uma recomendação certa para qualquer jogador.    

Jogo analisado com código fornecido pela Sega.

Veredito

90

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

[lightweight-accordion title="Veredict"]

Yakuza Kiwami is an excellent point of entry for newcomers and an awesome follow-up for those that played Yakuza 0, and it is also the best way to know how everything began or to relive how Kiryu’s saga started. Kiwami is a tighter experience when compared to other Yakuza games, since it focuses in its crime story. Kiwami doesn’t level up to Yakuza 0, however, it is an excellent game within the series and a must-play for any player.

[/lightweight-accordion]

Yakuza Kiwami is an excellent point of entry for newcomers and an awesome follow-up for those that played Yakuza 0, and it is also the best way to know how everything began or to relive how Kiryu’s saga started. Kiwami is a tighter experience when compared to other Yakuza games, since it focuses in its crime story. Kiwami doesn’t level up to Yakuza 0, however, it is an excellent game within the series and a must-play for any player.

Botão Voltar ao topo