Uncharted é uma série fantástica. Fez história no PS3, consolidou ainda mais a Naughty Dog como uma desenvolvedora sem igual e se tornou uma franquia obrigatória para qualquer fã de PlayStation. Apesar disso tudo, muitas pessoas não jogaram a série. Como Uncharted 4: A Thief's End chega em alguns meses, nada mais justo que uma coletânea para apresentar as aventuras de Nathan Drake aos novatos e relembrar o seu incrível azar para quem já o conhece. E que coletânea!
Remasterizar um jogo de PS3 para o PS4 virou moda em 2015. Inúmeros jogos foram trazidos para o console, prometendo uma taxa de quadros por segundo mais estável, assim como gráficos em 1080p. Uncharted: The Nathan Drake Collection faz isso e com louvor. Seus gráficos estão tão fluentes e lisos que você nem percebe que era um jogo de PS3. Mas a coletânea oferece muito mais que gráficos.
Antes de nos aprofundarmos ainda mais no conteúdo da coletânea, vamos entender a sua essência. Uncharted: The Nathan Drake Collection contém basicamente as três campanhas single-player da trilogia lançada para o PS3: Uncharted: Drake's Fortune, Uncharted 2: Among Thieves e Uncharted 3: Drake's Deception. Se você quer saber mais detalhes específicos de cada jogo, leia as análises em nosso site clicando nos nomes na frase anterior.
Ou seja, infelizmente não há o multiplayer dos dois últimos jogos. Essa talvez seja a única crítica à coletânea. Um multiplayer cross-platform com o PS3 seria fantástico (para deixar os servidores povoados), mas é totalmente compreensível que não seria uma tarefa fácil oferecer isso e quando Uncharted 4: A Thief's End chegar, logo todo mundo partirá para o novo jogo. Porém, em compensação, a coletânea oferece acesso à beta do quarto título que acontecerá em dezembro.
Dito isso, vamos nos aprofundar no que a coletânea oferece e que não existia no PS3. Além dos já mencionados gráficos melhores (isso é válido tanto para o gameplay quanto para as cutscenes), temos a câmera, movimento e mira aprimorados também. Ou seja, para que os três títulos tivessem uma jogabilidade similar, os três itens mencionados foram adaptados baseados em Uncharted 3. Em outras palavras, Uncharted 1 possui a mira de Uncharted 3. Algo totalmente positivo, pois a série apenas evoluiu com o tempo. Da mesma forma que a câmera e a mira, os controles foram remapeados para que fossem os mesmos nos três jogos também.
De longe, o jogo que mais recebeu benefícios nesta coletânea foi Uncharted: Drake's Fortune. Além de não termos mais momentos que era preciso usar o sensor de movimentos do DualShock 3, o lançamento de granada é baseado no sistema de arremesso dos jogos mais recentes. Outro benefício que o primeiro jogo recebeu de seus sucessores foi modelos mais detalhados dos personagens.
As novidades da coletânea não acabam por aí. Temos suporte a troféus para os três jogos, contando inclusive com inéditos que refletem os modos exclusivos presentes neste pacote. Exatamente: se já não bastasse os três jogos estarem com suas respectivas campanhas single-player presentes, ainda temos novidades que fará você aproveitá-los ainda mais.
A primeira delas é a nova dificuldade Brutal. Selecionável apenas quando você terminar no Crushing (Esmagador ou Demolidor, dependendo do jogo), é uma opção que torna o jogo ainda mais difícil para quem acha que estava fácil anteriormente. Em contrapartida, temos o modo Explorer (explorador), que é justamente o oposto da dificuldade Brutal. O jogo fica "o mais fácil possível" para que qualquer pessoa possa terminá-lo e aproveitar a história.
Outro modo novo é o Speed Run (corrida de velocidade contínua). Basicamente você tenta vencer o jogo o mais rápido possível, seja selecionando capítulos específicos ou com um Novo Jogo, para marcar suas melhores pontuações. Isso obviamente nos leva aos rankings online. Uncharted: The Nathan Drake Collection oferece a possibilidade de você comparar diversas estatísticas com seus amigos nos três jogos.
Há ainda o Photo Mode (modo foto) para aqueles que gostam de capturar as melhores cenas e momentos com o botão Share. Pressione para baixo no D-Pad e pause a cena completamente, podendo escolher o ângulo e outros efeitos.
Por fim, vale destacar que os dois primeiros jogos foram dublados e legendados para o português do Brasil (o terceiro já se encontrava dessa maneira). A dublagem, infelizmente, é de qualidade mediana. Não é uma dublagem ruim, mas poderia ser melhor. De qualquer forma, é melhor do que não ter e, além disso, como os textos também estão em português, sempre podemos deixar as vozes em inglês e com legendas para quem não quer a dublagem.
Uncharted: The Nathan Drake Collection é uma coletânea simplesmente incrível e obrigatória em sua coleção. A falta do multiplayer pode deixar algumas pessoas incomodadas, mas é uma ausência compensada por todo o conteúdo inédito. A Bluepoint Games, responsável pela remasterização, está simplesmente de parabéns pelo incrível resultado obtido.
Veredito
Uncharted: The Nathan Drake Collection é uma coletânea fantástica de uma das melhores séries disponíveis para consoles PlayStation. É um ótimo ponto de partida para quem não conhece a franquia e também uma excelente maneira de relembrarmos as histórias para nos prepararmos para Uncharted 4: A Thief's End.
Jogo analisado com código fornecido pela Sony.