O que esperar de um jogo com esse título, não é mesmo? Desenvolvido pela Bit Golem, Ultimate Fishing Simulator é exatamente como rotulado: um simulador de pesca, e nada mais que isso. Se você já pescou alguma vez, vai ver várias similaridades com a vida real; mas se nunca passou por essa experiência, no entanto, pode ter um gostinho da coisa em si.
Muitos descrevem a pesca como uma atividade tranquila, algo relaxante, e este título pode ser exatamente isso se é o que você busca. É totalmente possível, inclusive, jogar a isca na água e conversar com um amigo enquanto espera, quem sabe bebendo alguma coisa, fazendo um lanche – mas cuidado para não sujar seu DualShock!
Por outro lado, porém, o que deixa Ultimate Fishing Simulator tão parecido com a vida real pode também trazer desvantagens. A repetitiva música de elevador e o tempo gasto fazendo exatamente a mesma coisa tem grande potencial para entediar o jogador.
Uma das coisas interessantes é a quantidade de opções que o jogo oferece. Antes de jogá-lo, eu não tinha noção que havia tantos tipos diferentes de vara, anzol, isca, entre tantas outras coisas das quais eu nem tinha conhecimento, como cestos, engodos, flutuadores e mais. O título dispõe de várias combinações possíveis, inclusive algumas bastante específicas, como por exemplo as varas com iscas artificiais.
Há também em Ultimate Fishing Simulator 12 locais de pesca baseados em locais reais, além de 3 versões de inverno para pesca no gelo. No game já está incluído o conteúdo dos DLCs previamente anunciados com a versão para console. Trata-se de novos locais de pesca, espécies de peixes e também equipamentos.
Assim como na vida real, cada espécie tem condições específicas para aparecer. Algumas dão as caras durante a tarde, enquanto outras preferem aparecer só pela manhã ou até mesmo de madrugada. As iscas também são peça fundamental na pescaria, visto que cada uma atrai determinados peixes. Sendo assim, se você está atrás de algum específico, não deixe de conferir com quais cada isca se sai melhor.
Conforme vai pescando, você ganha pontos de experiência que te fazem subir de nível e obter pontos de habilidades que podem ser usados para desbloquear novas opções, como por exemplo a pesca no gelo ou em barco. Você também ganha dinheiro pela venda do peixe, que pode ser usado para comprar novos equipamentos. Caso não precise faturar muito, soltar o peixe é uma opção; desta forma, ele é devolvido ao seu habitat e mais alguns pontos de experiência são conferidos. Não aconselho fazer isso, já que dinheiro é utilizado para tudo, inclusive no desbloqueio de novos locais de pesca – que não são nada baratos – de acordo com seu avanço no jogo.
No menu existe uma “sala de troféus”, onde é possível visualizar cada espécie que você já pescou. É extremamente simples, mas seus dois andares vão ficando mais bonitos à medida que vão sendo preenchidos com novas conquistas. E falando em troféus, existe um para cada peixe existente em Ultimate Fishing Simulator. Além desses, você também consegue outros conforme vai aumentando a quantidade de peixes pescados (até 10000) e subindo de nível (até 20).
A princípio os controles não são fluidos e deixam bastante a desejar, especialmente na locomoção do personagem (isso fica bem claro na sala de troféus), mas com o tempo dá para se acostumar. Algo que me incomodou, todavia, foi a fraca vibração do controle quando o peixe morde a isca, que é tão leve que mal dá para perceber. O DualShock só vibra de verdade quando o nylon está prestes a arrebentar, e muitas vezes, se eu não tivesse visto a linha se mexendo, jamais saberia que precisava puxar.
Como esperado, o momento em que o peixe morde a isca é o grande clímax de Ultimate Fishing Simulator. É preciso puxar a linha na medida certa, a princípio sem aplicar muita força; caso contrário, ela pode arrebentar. Durante o “cabo de guerra” você pode desfrutar da visão subaquática do game, que o deixa mais dinâmico e interessante, mostrando o peixe se debatendo pela água enquanto tenta escapar da captura.
Se mesmo com todos esses detalhes você ainda busca algo mais desafiador, pode jogar o modo realista. Nele é mais difícil pegar o peixe, que vai lutar e se debater mais, e morder a isca com menos frequência. A câmera subaquática fica desativada, entre outros recursos.
Jogo analisado no PS4 padrão com código fornecido pela Ultimate Games.
Veredito
No que Ultimate Fishing Simulator se propõe a fazer, ele faz muito bem, conseguindo prender o jogador com suas numerosas opções disponíveis. Todavia, o jogo não oferece muitos desafios uma vez que você tenha o equipamento adequado, e no fim das contas acabam sendo horas e horas (às vezes até bastante tediosas) de ação repetitiva.
In what Ultimate Fishing Simulator proposes to do, it does it very well, managing to hold the player with its numerous options available. However, the game does not offer many challenges once you have the right equipment and it ends up being hours and hours of repetitive action.
[/lightweight-accordion]