Uma coisa interessante ao se ter a oportunidade de jogar títulos em realidade virtual é que você nunca vai cansar de se surpreender com as novas experiências e com a criatividade dos jogos que vão surgindo na plataforma. Como um bom explorador de jogos casuais/caóticos e também de todo o tipo de simulação, ao ver que teríamos para o PlayStation VR Traffic Jams onde poderia simular o controle do trânsito de uma rua de uma cidade logo me interessei para testá-lo.
A premissa de Traffic Jams é simples e exatamente de fazer apenas o que você já imagina: controlar o trânsito. Logo no início temos a opção de fazer um tutorial, onde somos apresentados a Dennis, nosso mentor, que nos ensina os movimentos básicos do jogos. O jogo é localizado com textos em português, o que facilita o aprendizado e deixa tudo bem mais divertido. Para jogar é necessário, além do PS VR e Câmera, é claro, de dois controles PS Move, que servirão para simular suas mãos no jogo.
Quando comecei a fazer o tutorial me perdi um pouco pois achava que haveriam comandos complexos e botões a serem apertados, mas na verdade era tudo bem mais simples. Apenas é necessário apontar com uma mão e fazer um gesto com a outra. Imagine um guarda de trânsito apontando para um carro e mandando-o parar ou avançar, é exatamente assim. Também é possível fazer alguns sinais (gestos) com as mãos e pegar objetos (duplicá-los se quiser) e atirá-los.
O primeiro cenário em si é bem simples, um cruzamento em T para organizar tanto o trânsito como a travessia de pedestres. Mãos a obra, literalmente. Aponta pro carro, manda parar, aponta pro pedestre, manda seguir. Curiosamente você vai se pegar fazendo movimentos com sua cabeça ou falando para as pessoas, o que deixa a situação ainda mais divertida. Os gráficos não são as coisas mais lindas e realistas que existem, mas foram bem trabalhados para o conceito que quiseram colocar. Também gostei dos pequenos detalhes que colocaram em cada cidade de uma forma que você realmente conseguisse perceber exatamente onde estava.
Após a primeira leva você pode até achar que já “pegou o jeito” da coisa, mas a cada novo cenário, seja uma nova cidade ou apenas uma variação da mesma em um horário com dificuldade maior (noite ou hora do rush), um novo desafio poderá surgir. Vários cruzamentos em um só, carregadores com vidros gigante, pessoas mais lentas, carros maiores, zumbis, fumaça e diversos outros fatores climáticos e/ou “naturais” afetarão o seu gameplay. Evitarei os spoilers pois a experiência é muito legal ao ter certos acontecimentos quando se está jogando.
Cada rodada possui um tempo específico para se terminá-la, ou seja, as fases em Traffic Jams não acontecem com objetivos de quantidade X de ações a serem feita, mas sim de qual o máximo de pontos que você consegue em um certo período. Você pontua quando uma pessoa cruza a rua até o seu lado final ou um veículo passa a última faixa de pedestres. Fazer com que alguém espere muito pode fazer com que fiquem com raiva, fazendo com que avancem o sinal e gerem acidentes (além de, é claro, afetar sua pontuação). Infelizmente não é possível dar multa para os infratores.
Para quem gosta de uns desafios extras, em toda fase existem pequenas missões opcionais a serem completados. Algumas são simples e fáceis de se entender, como encontrar Dennis no cenário e apontar para ele. Já outras talvez apenas com o texto você precise dar um certo tipo de abstraída ao para entender o objetivo. Ou então você poderá fazer como eu e completar algum desafio sem nem saber o que fez. Me lembrou um pouco as tarefas extras em Moving Out, divertidas e curiosas, aumentando a tempo de permanência com título.
Algo que me chamou a atenção em Traffic Jams foi a existência de um modo multiplayer “local”. Sem a necessidade de outro controle/console/VR, até quatro outras pessoas podem participar deste modo com você através de uma página da web, feita principalmente pensando em celulares. Ao criar a sala multiplayer no console você terá um código, que irá passar para seus amigos usarem neste site. A ideia é que as pessoas sem o PS VR escolham de onde virão pessoas, carros, zumbis ou outras dificuldades no mapa e quem estiver no PlayStation jogue normalmente. Se apenas uma pessoa estiver controlando “o computador” pela internet, é possível que isto se torne tarefa cansativa, pois ela precisará apertar o tempo todo botões na tela. Chega a ser chato. Com a sala lotada a situação muda um pouco, mas nada UAU. Ainda é mais divertido jogar nas fases normais e intercalar quem irá usar o headset.
Traffic Jams foi um título que me surpreendeu positivamente. Fiquei apenas triste que não temos muitas opções de fases. O que dá uma sensação de existirem mais são as variações da hora dia, principalmente por irmos liberando aos poucos cada uma conforme jogamos. Também não consigo imaginar se colocarem muito a mais se o título não se tornaria enjoativo em algum momento. Acredito que acertaram no ponto de você ainda querer mais, o que é algo positivo, então espero que tenhamos atualizações com novidades. Talvez sozinho você possa esquecer do título em alguns dias, mas já me imagino colocando todas as visitas de minha casa para terem a experiência de controlar o trânsito por um dia.
Jogo analisado no PS5 (com PS VR) com código fornecido pela Vertigo Games.
Veredito
Com uma jogabilidade extremamente simples, Traffic Jams surpreende com qualidade e diversão, deixando o usuário com a vontade de querer mais e mais cidades para controlar o trânsito.
With an extremely simple gameplay, Traffic Jams surprises with its great quality and fun, leaving the user with the desire to want more and more cities to control the traffic.
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