ATENÇÃO: O TEXTO ABAIXO CONTÉM SPOILERS DOS EPISÓDIOS ANTERIORES. SE VOCÊ NÃO JOGOU, RECOMENDA-SE DISCRIÇÃO
A terceira temporada de The Walking Dead chegou com certo ceticismo por parte da comunidade, o que acabou tomando muita gente de surpresa com um ótimo episódio duplo, marcado por um início cinematográfico, escolhas difíceis, um encontro com Jesus e acontecimentos finais surpreendentes. Meses depois, com a chegada de um novo capítulo, será que a Telltale conseguiu manter as expectativas dos jogadores?
A resposta é: mais ou menos. Não se engane: o episódio é muito bom e continua com uma ótima qualidade de direção, com câmeras bem posicionadas e cenas bem feitas. No entanto, não espere por nenhum momento surpreendente. Não que fatos surpreendentes sejam uma exigência, mas é algo que a Telltale acabou nos acostumando mal na série, em que procuramos sempre nos chocar. Acaba se tornando algo um tanto quanto recorrente nos episódios "de meio de temporada" da produtora: a história simplesmente avança sem muitas surpresas, começando a delinear quais serão os eventos finais.
O último episódio terminou com um gancho em que Javi reencontra seu irmão, David, em condições não muito favoráveis. A produtora foi muito esperta em nos levar a crer que David havia morrido, o que fez com que a cena final se tornasse muito inesperada. Várias possíveis sequências se passaram na minha cabeça sobre como se desenrolaria esse triângulo amoroso entre os irmãos García e Kate, e fico feliz de não ter chegado nem perto de como a história prossegue.
Acima da Lei nos introduz ao mundo da Nova Fronteira, do qual David tem uma parte central, e que possui um sistema de liderança peculiar. O episódio acaba sendo uma prestação de contas. Finalmente, o passado de Clem e sua ligação com o grupo tatuado é explicado, deixando ainda uma pequenina ponta solta. O relacionamento entre Javi e David também se desenvolve, cada qual contando pelo que passaram até então. Os diálogos com David te colocam em momentos de tensão na escolha de como prosseguir, pois há uma linha tênue com relação à Kate, bem como com relação a confiar ou não no irmão.
A Kate é uma personagem que me deixa um pouco intrigado e pela qual eu começo a nutrir certa antipatia, principalmente no nível de influência que ela teve e tem sobre as decisões do Javi. Isso fica evidente neste episódio, servindo até mesmo como uma ramificação no desenrolar da história para os episódios futuros.
Por falar em ramificações, sua decisão sobre o que fazer com a Clem no último episódio, infelizmente, não traz muita diferença na história, sendo que ela converge rapidamente para uma única direção. O que é possível de se observar é uma ligação mais forte ou um distanciamento dela com relação ao Javi dependendo de quais foram suas escolhas.
A Clem não possui tanto destaque dessa vez, porém, suas cenas são as que carregam mais emoção, principalmente pela ótima atuação da dubladora. O termo "família" continua sendo o núcleo dessa temporada e é o que move as ações de todos os personagens. Isso é reforçado, por exemplo, com as cenas de flashback do Javi, presentes novamente neste episódio, que possibilitam compreender melhor a ligação entre os personagens.
Com relação à parte técnica, o jogo apresenta alguns engasgos com uma queda na taxa de quadros em cenas específicas, mas não é nada que irá estragar sua experiência e alguns jogadores sequer irão notar. Felizmente, os comandos continuam com uma resposta quase que imediata, mantendo a cadência das cenas.
Veredito
Apesar de não trazer nenhum momento que te deixe chocado, Acima da Lei mantém a qualidade desta temporada de The Walking Dead. Descobrimos que a Nova Fronteira não é somente um bando de tatuados esquentadinhos armados e que eles possuem um sistema de organização diferenciado. Os momentos entre Javi e David guardam tensão na escolha dos diálogos e tomam rumos inesperados. A história, embora morna, avança bem e mantém o jogador curioso em como irá se resolver nos próximos episódios. Com sorte, esperamos que nossas decisões tragam mais impacto no que vem a seguir.
Jogo analisado com código fornecido pela desenvolvedora.
Veredito
Despite not bringing any shocking moment, Above The Law keeps the good quality of this season of The Walking Dead. We find out that the New Frontier is not only a bunch of ill-tempered tattooed armed thugs, they have quite a peculiar way of organization. The scenes with Javi and David keep the player tense in choosing the dialogues and take unexpected turns. The story has a good progress and keeps the player curious on how it will resolve over the next episodes. Luckily, we hope our choices make more of a difference to what comes next.
[/lightweight-accordion]