The Caligula Effect

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The Caligula Effect é um RPG japonês desenvolvido pela Furyu (Lost Dimension, The Legend of Legacy) juntamente com a Aquria (Sword Art Online: Hollow Fragment, Sword Art Online: Hollow Realization) e distribuído no Ocidente pela Atlus USA. Lançado exclusivamente para o PlayStation Vita, The Caligula Effect também marcou o retorno de Tadashi Satomi, escritor dos primeiros jogos da série Persona.

Caligula começa com uma premissa bem conhecida para fãs do gênero: várias pessoas são todas transportadas como estudantes para uma realidade cibernética graças a uma Musa Virtual que decide deixar que todos ajam conforme suas mais plenas vontades e realizem seus desejos. Um certo grupo de estudantes toma consciência de tal realidade e decidem fazer de tudo para se libertarem e retornar ao mundo real.

Se a premissa e a história de The Caligula Effect não parecem originais, pelo menos o sistema de batalha consegue se distanciar dos outros jogos do gênero. O jogador insere alguns comandos de batalha por turno e, antes de confirmar, consegue visualizar o desfecho daquela série de comandos, podendo mudar de acordo com o tipo de inimigo e o combo que consegue executar.

A arte do jogo, um de seus maiores diferenciais, foi feita por Oguchi, um artista conhecido no Japão por suas artes originais, trabalhando pela primeira vez em um jogo. Outro ponto forte é a trilha sonora, que num mundo controlado por uma Musa Virtual, é quase toda composta por artistas por trás das músicas mais conhecidas do estilo “Vocaloid”.

O jogo aborda vários assuntos e tabus para a sociedade, cada personagem com seus próprios problemas. Durante sua jornada, você irá encontrar centenas e centenas de personagens que poderão participar de seu grupo e ajudar nas batalhas, mas justamente pela quantidade absurda, não há tanta variedade. O jogo acaba se apoiando em vários clichês mais do que batidos e, neste quesito, não traz nada de novo para o jogador.

Apesar de uma arte bem única, o jogo sofre com problemas de performance. Para jogadores que não gostam de jogos com quedas de framerate, já aviso para manter boa distância de The Caligula Effect, pois os problemas, além de serem constantes, chegam até a atrapalhar na jogabilidade durante a exploração e no combate.

Depois de 20 a 30 horas de jogo para completar a história, o jogador ainda poderá desvendar alguns mistérios da escola em que se passa o jogo, mas a história principal já deve ser mais do que o suficiente para quem o comprou não sentir que gastou dinheiro à toa num jogo de PlayStation Vita de preço cheio em um dos anos com mais lançamentos da plataforma.

Veredito

Com uma história banal, se apoiando em vários clichês, contando apenas com alguns diferenciais como a trilha sonora e a arte, The Caligula Effect é um jogo que vale a pena ser conferido apenas depois dos vários outros mais interessantes sendo lançados para a plataforma esse ano.

Jogo analisado com código fornecido pela Atlus USA.


 

Veredito

60

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With an uninspired story, leaning on several cliches,relying on just a few aspects to stand out like the soundtrack and the art, The Caligula Effect is a game that’s just worth checking out after the other, more interesting releases of the year.

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With an uninspired story, leaning on several cliches,relying on just a few aspects to stand out like the soundtrack and the art, The Caligula Effect is a game that’s just worth checking out after the other, more interesting releases of the year.

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