Antes de começar esta análise, preciso confessar que Star Wars Episode I: Racer é uma memória um pouco triste em minha vida de jogador. Não é nada sério – como eu ter ganho Fighters Destiny no dia em que meu pai teve um infarto que o levou à morte dias depois – mas são memórias infelizes. Era 1999 e Star Wars estava em alta com a chegada do “Episódio I: A Ameaça Fantasma” nos cinemas. Eu tinha um Nintendo 64 e Star Wars Episode I: Racer parecia sensacional. Afinal, era um jogo baseado na (provável) melhor cena do filme que todos amam odiar.
Era difícil ganhar jogos naquela época, então eu escolhia a dedo. E um deles foi justamente Racer. Quando cheguei em casa, a minha decepção: a cor do jogo ficou zuada em minha TV. Até hoje eu não sei o motivo e sem dúvida era alguma incompatibilidade do meu N64 com a minha TV (de 14″), mas alguns jogos ficavam com a cor zuada. Além de Racer, lembro que Pokémon Stadium ficava da mesma forma nos menus (mas na batalha era normal) e Donkey Kong 64 também ficava assim na abertura (só até começar o rap). Nunca descobri o que era isso, a TV morreu e essa memória ficou para trás.
Dito isso, eu joguei Star Wars Episode I: Racer (apesar de ter devolvido o game para a loja na época e tentar explicar o que aconteceu), mas foram poucas horas (a cor ficava realmente horrível, acredite, mas o hype falava mais alto) até ficar com dor de cabeça e desistir de jogar. Ou seja, era um jogo que eu tinha hype com meus 11 anos de idade, ganhei e não podia jogar. Mas sabia que era um bom título e essa memória ficou presente em mim.
Mais de 20 anos depois, Star Wars Episode I: Racer é lançado para o PS4 (e Switch) de forma remasterizada. Quando soube que isso aconteceria, pensei que seria finalmente a hora de terminar o título que não pude jogar quando lançou. E, olha, apesar de ter memórias tristes e boas do título daquela época, era melhor ter ficado para trás.
Star Wars Episode I: Racer é um remaster idêntico ao original de N64, mas adaptado aos tempos modernos com gráficos HD e uma alta taxa de quadros por segundo. Mas as texturas e gráficos não foram retrabalhados, é tudo igual ao original. E isso, infelizmente, não envelheceu bem a ponto de ser bonito atualmente.
A vantagem de Star Wars Episode I: Racer é que as corridas são realmente muito rápidas, então você ignorará diversas dessas texturas feias enquanto corre. Mas em momentos como o menu, o início da corrida e principalmente o pódio mostrarão como o título envelheceu mal graficamente.
Star Wars Episode I: Racer é um jogo bem simples e direto, apesar de parecer complexo. Os modos de jogo são básicos: torneio, corrida única e um multiplayer com tela dividida para dois jogadores. É no torneio onde você destrava tudo e vai aproveitando o que o jogo tem de melhor.
São um total de 25 corridas, sendo que todas as pistas são diferentes, porém os 8 planetas acabam se repetindo entre elas. Por exemplo, você correrá duas ou três vezes em cada um, mas com layout de pistas distintos cada vez. Essas corridas são separadas em espécies de níveis de dificuldade, que vão do fácil ao mais difícil.
Apesar da dificuldade, o jogo é muito simples de vencer. No início, isso é normal por ser justamente o começo, mas depois que você avança, pode aprimorar sua máquina e, se fizer isso de um jeito certo (investindo na velocidade máxima, na facilidade de fazer as curvas, etc), todas as corridas serão muito fáceis. Você pode tentar aceitar o desafio de correr sem os upgrades, mas aí será justamente o oposto. Dificilmente há um balanço correto nessas corridas.
Ao vencer as corridas, além de créditos para aprimorar o seu pod, você também habilita mais personagens e suas respectivas máquinas. Mas você pode continuar jogando com o mesmo personagem desde o início que não há problemas nesse sentido. Há um total de 23 personagens para destravar no modo e jogar.
Os comandos são simples: além de acelerar e frear, há a possibilidade de fazer as curvas mais fechadas (como uma nave) e o boost, que é ativado quando está em alta velocidade. Se exagerar no boost, seu pod pega fogo e é preciso repará-lo o quanto antes – se não o fizer, explodirá, mas você retorna à corrida no mesmo instante, apenas sem a velocidade que estava antes. Não é desqualificado.
De uma maneira geral, como dito, os gráficos de Star Wars Episode I: Racer são bem ruins para os tempos atuais. A trilha sonora é excelente, porém a qualidade do som deixa a desejar. Você basicamente vai escutar uma Duel of Fates abafada in-game, o que é basicamente um crime.
O controle dos pods, por outro lado, é bem divertido e correr é viciante. O que realmente complica é a dificuldade baixa ao usar os upgrades que o próprio jogo oferece, como já foi mencionado.
Star Wars Episode I: Racer é um jogo curto. Terminar o torneio, que foi o que descrevemos até agora, libera um modo espelho para as pistas para a corrida única, além de permitir jogar com vários personagens e seus pods nesse modo e no multiplayer. Mas é isso. A sua vida útil, ainda mais se for um jogador solitário, será de 2 ou 3 horas no máximo.
Há alguns cheat codes que existiam na época do N64 e ainda funcionam aqui, permitindo algumas coisas divertidas. No entanto, se você está se perguntando se isso trava os troféus: não, não trava. É por esse motivo que você verá várias platinas conquistadas em 30 minutos ou até menos. Mesmo sem esses cheats, a platina já era fácil. Foi um vacilo (ou não?) dos desenvolvedores.
Jogo analisado no PS4 Pro com código fornecido pela Aspyr Media.
Veredito
Star Wars Episode I: Racer possui um gameplay muito bom, mas ao mesmo tempo tem gráficos datados, músicas abafadas e uma dificuldade quase inexistente. É um jogo que deveria ter permanecido em nossas memórias.
Star Wars Episode I: Racer has a very good gameplay, but at the same time it has dated graphics, muffled music, and an almost nonexistent difficulty. It is a game that should have remained in our memories.
[/lightweight-accordion]