É inegável a importância da LucasArts na década de 90, sendo conhecida por grandes clássicos como Monkey Island, Grim Fandango, Full Throttle, entre outros. Ainda na mesma década surgia Doom, consolidando-se também como um dos “pais” dos FPS modernos. Agora imagine juntar Star Wars, uma das sagas mais famosas de todos os tempos, junto de Doom. O resultado é Star Wars: Dark Forces Remaster, desenvolvido pela LucasArts e agora remasterizado pela Night Dive Studios.
Star Wars: Dark Forces foi originalmente lançado em 1995 sendo o primeiro FPS ambientado no universo criado por George Lucas. Na história assumimos o controle de Kyle Katarn, um mercenário que trabalha para a Aliança Rebelde. Nossa primeira missão consiste em nada mais, nada menos, que roubar os planos da Estrela da Morte. Em uma época em que Rogue One nem cogitava existir, Dark Forces já deixava as expectativas nas alturas com esse começo. Em seguida, após os eventos de Uma Nova Esperança, o Império coloca em ação o projeto Dark Trooper e cabe a nós investigarmos do que se trata e impedir que essa nova força continue causando destruição pela galáxia.
Contando com quatorze fases, a gameplay de Dark Forces é bastante simples. Temos um arsenal de armas para utilizar durante o combate e apetrechos que auxiliam em nossa missão, como por exemplo, uma lanterna para iluminar áreas escuras e um óculos de visão infravermelha, entre outros. As fases consistem em alguns objetivos que são informados na tela de briefing e contam não apenas com bastante ação, mas também exploração sendo possível encontrar novas armas e power ups espalhados pelas fases, como escudos, health packs e vidas extras.
Ainda falando sobre a exploração, temos aqui o primeiro problema do título. Apesar de termos um mapa à nossa disposição, o mesmo, por diversas vezes, acaba sendo um tanto confuso de se orientar o que pode gerar alguns momentos de frustração por não saber para onde ir ou por qual caminho seguir. Outra crítica fica por conta da falta de localização para nosso idioma. Teria sido um tanto interessante ver um game dessa qualidade se tornar ainda mais acessível para os fãs do Brasil.
No que tange ao remaster, a Night Dive Studios está de parabéns. Eu tive a oportunidade de ter meu primeiro contato com o game no PlayStation One e foi uma experiência um tanto complicada, uma vez que a versão do console sofria de diversos problemas de performance. O Remaster faz uso do código fonte original do game e conta com gráficos em 4K e 120 fps na versão de PlayStation 5. Todos os sprites foram remodelados e todo aspecto visual está belíssimo. As custscenes foram refeitas e contam com o áudio original da época. A cereja do bolo fica por conta da trilha e efeitos sonoros que contam com algumas músicas dos filmes e te transportam imediatamente para o universo de Star Wars. É impossível um fã não abrir um sorriso ao se deparar com um stormtrooper e escutar ele gritando “Blast him!”.
Star Wars Dark Forces: Remaster conta também com o The Vault, uma coletânea de extras que trazem diversas informações sobre os bastidores do desenvolvimento do game, como era feito o processo de captura das cenas animadas, software utilizado para criação de mapas, concept arts, dentre outros. Nele também temos a opção de jogar aquela que seria a primeira fase do game, The Avenger, mas que acabou sendo cortada por ser considerada difícil demais como fase introdutória.
Star Wars: Dark Forces Remaster foi uma remasterização inesperada, mas muito bem vinda. Ter a oportunidade de jogá-lo em plataformas modernas contribui para a preservação do título, que foi um marco na época, e ainda permite que fãs da saga possam ter em mãos um excelente game de maneira mais acessível.
Foi uma decisão extremamente acertada da Night Dive Studio que agora nos dá um fio de esperança de um dia vermos a sequência, Star Wars Jedi Knight: Dark Forces II, também recebendo um merecido remaster. Mesmo sendo um game de 29 anos atrás, Dark Forces consegue transportar o jogador para o universo de Star Wars proporcionando bons momentos de diversão e, para os fãs de longa data, uma boa dose de nostalgia.
Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela Nightdive Studios.
Veredito
Star Wars: Dark Forces Remaster é uma remasterização que não sabíamos que precisávamos. O game preserva toda a essência do original, enquanto traz melhorias visuais e uma série de extras. Sua história é interessante, contando com a presença de alguns personagens já conhecidos e uma gameplay que é naturalmente uma evolução de Doom. Um trabalho primoroso da Nightdive Studios contribuindo para a preservação e acessibilidade de um game que foi um marco na época e nos deixando ansiosos para um possível remaster da sequência.
Star Wars: Dark Forces Remaster is a remaster we didn’t know we needed. The game preserves all the essence of the original, while bringing visual improvements and a series of extras. Its story is interesting, featuring some well-known characters and gameplay that is naturally an evolution of Doom. An exquisite work by Nightdive Studios, contributing to the preservation and accessibility of a game that was a landmark when it was released and leaving us eager for a possible remaster of the sequel.
[/lightweight-accordion]