Star Wars: Bounty Hunter – Review

Facebook
Twitter
WhatsApp

Star Wars Bounty Hunter foi originalmente lançado em 2002 para consoles PlayStation 2 e Nintendo GameCube. Anos depois, entrou na leva de games remasterizados com o selo PS2 Classics, mas foi somente agora, em pleno 2024, que o título passou a ser acessível para todos os consoles com a remasterização realizada pela experiente Aspyr. A empresa vem fazendo um trabalho extremamente competente não só em restaurar clássicos como também torná-los acessíveis para uma grande parcela dos jogadores.

Star Wars: Bounty Hunter

Bounty Hunter conta a história de como o caçador de recompensas Jango Fett veio a ser escolhido para se tornar o modelo dos soldados clones da república. O game funciona como uma espécie de prequela para o episódio II – Ataque dos Clones, passando-se logo após os eventos do Episódio I – A Ameaça Fantasma. Logo no começo somos introduzidos à organização criminosa Bando Gora. Temendo que a mesma atrapalhe seus planos, Darth Sidious ordena que seu aprendiz Tyranus elimine a líder do grupo, uma ex-Jedi chamada Komari Vosa. Ele também recebe a missão de encontrar o soldado perfeito para ser o modelo dos clones e decide colocar a cabeça de Komari a prêmio para, dessa forma, encontrar o caçador de recompensas ideal. Na pele de Jango Feet, exploraremos a galáxia em busca de informações sobre o paradeiro da ex-Jedi enquanto conhecemos um pouco mais do passado do mandaloriano.

Star Wars: Bounty Hunter

É importante ressaltar que, mesmo sendo uma remasterização competente, o game não deixa de sofrer dos mesmos problemas de quando foi lançado. Sua estrutura é bastante simples, sendo composta por capítulos subdivididos em fases e apesar de contar com diferentes objetivos, a execução delas acaba sendo sempre a mesma.

Como já mencionado, no game controlamos Jango e como o bom e experiente mandaloriano que é, teremos à nossa disposição todo seu arsenal. Caso você tenha assistido The Mandalorian, imediatamente irá se familiarizar com os equipamentos. O caçador conta com pistolas, bombas, dardos venenosos, lança chamas, scanner e o famoso jet pack que traz uma falsa sensação de liberdade. Tal sensação vem a ser um dos grandes trunfos do game, mas também sua maldição. Durante os capítulos viajaremos para os mais diversos lugares da galáxia, incluindo a famosa Coruscant. Munidos do jet pack, passamos a ter não apenas a exploração horizontal, mas também a vertical, podendo voar para todos os cantos possíveis. Para a época esse detalhe enchia os olhos de qualquer fã da saga. Entretanto, por conta disso era normal se perder. Admito que enquanto jogava para essa análise, me perdi por diversas vezes nas fases e, talvez esteja ficando mal acostumada, mas senti falta de um mapa para me auxiliar.

Star Wars: Bounty Hunter

Ainda falando sobre a gameplay, temos também o sistema de bounty hunting que consiste em utilizar o scanner presente no capacete para identificar possíveis procurados. Cabe ao jogador decidir como lidar com essa caçada, podendo entregá-lo vivo ou morto. O nível de detalhes é tão grande que temos à nossa disposição informações como raça, motivo de estar sendo procurado e o valor da recompensa. São detalhes que não afetam em nada nossas decisões, mas que colaboram muito para a imersão, uma marca recorrente em qualquer game da franquia. Se optarmos por entregá-lo vivo, cabe a nós prender o alvo com uma corda de aço presente no arsenal de Jango e, em seguida, realizar a entrega. Infelizmente, nos momentos de ação desenfreada procurar por essas bounties pode ser um tanto frustrante. E aqui entra mais um problema do título: inimigos sem fim. Durante as fases, mesmo eliminando todos os inimigos presentes no cenário, passado alguns segundos eles voltam a aparecer. Isso acaba prejudicando a diversão uma vez que atrapalha a exploração de um cenário ou até mesmo ocasiona a morte do personagem, pois os itens de cura não são suficientes e nem sempre dropam dos inimigos derrotados.

A remasterização de Bounty Hunter não se limita apenas a aspectos gráficos. O jogo apresenta texturas em alta definição e também conta com um novo layout nos controles permitindo que o jogador escolha entre o controle novo e o legado. Vale ressaltar que o novo mapeamento foi feito pensando nos padrões atuais do gênero e acaba sendo muito intuitivo e fácil de se acostumar. O game também conta com uma série de extras incluindo a HQ Open Seasons na integra e que se passa antes dos eventos do game, cards do jogo de TCG de Star Wars, artes conceituais e erros de gravação. Mesmo contando com diversas opções de idiomas, o português ficou de fora, portanto não espere por legendas em nosso idioma.

Star Wars: Bounty Hunter

Mesmo se tratando de uma história do selo Legends, Star Wars Bounty Hunter traz uma narrativa digna da franquia e que agrega muito para a lore de Jango Fett. É interessante acompanhar como alguns elementos vieram a se tornar parte de seu legado, além de nos colocar na pele de um caçador de recompensas, fugindo do clichê de controlar um Jedi ou Sith. A trilha sonora dos filmes ajuda a ditar o ritmo das fases durante sequências de ação e exploração e sua gameplay mesmo apresentando falhas, é divertida e ao mesmo tempo simples. A remasterização de Bounty Hunter não só torna o título acessível para todas as gerações como contribui para a preservação de clássicos e, apesar de ser um título menos popular, tem tudo para agradar os fãs.

Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela Aspyr Media.

Veredito

Bounty Hunter resgata o espírito de Star Wars ao nos colocar na pele de um dos caçadores de recompensas mais famosos da saga. Apesar de apresentar problemas vindos do lançamento original de 2002, o game continua sendo divertido, com momentos de ação regidos pela magnífica trilha sonora dos filmes junto de uma história interessante. A remasterização acerta não apenas nos aspectos visuais como também nas melhorias de qualidade de vida, além de tornar o game acessível para diversas gerações. Um prato cheio para aqueles que querem fugir do clichê Jedi vs Sith ou apenas desfrutar de um bom game da saga.

70

Star Wars: Bounty Hunter

Fabricante: Aspyr Media

Plataforma: PS4 / PS5

Gênero: Ação / Aventura

Distribuidora: Aspyr Media

Lançamento: 01/08/2024

Dublado: Não

Legendado: Não

Troféus: Sim (inclusive Platina)

Comprar na

[lightweight-accordion title="Veredict"]

Bounty Hunter recaptures the spirit of Star Wars by putting us in the shoes of one of the most famous bounty hunters in the saga. Despite having issues from the original 2002 release, the game is still fun, with action moments guided by the magnificent soundtrack of the films along with an interesting story. The remaster gets it right not only in terms of visual aspects but also in quality of life improvements, making the game accessible to different generations. A great option for those who want to escape the Jedi vs Sith cliché or just enjoy a good game from the saga.

[/lightweight-accordion]

Bounty Hunter recaptures the spirit of Star Wars by putting us in the shoes of one of the most famous bounty hunters in the saga. Despite having issues from the original 2002 release, the game is still fun, with action moments guided by the magnificent soundtrack of the films along with an interesting story. The remaster gets it right not only in terms of visual aspects but also in quality of life improvements, making the game accessible to different generations. A great option for those who want to escape the Jedi vs Sith cliché or just enjoy a good game from the saga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo