South Park: The Stick of Truth

Facebook
Twitter
WhatsApp

South Park é uma das séries de televisão mais conhecidas e cultuadas em todo mundo. Seja como alvo de críticas ou de elogios, o programa encontrou seu espaço no mundo do entretenimento e cativou uma verdadeira legião de fãs com suas piadas infames sobre judeus, canadenses, nazistas e qualquer outra coisa que exista no mundo. Em um caso recente, por exemplo, dois episódios foram sobre a guerra entre PS4 e Xbox One. E assim como qualquer outra adaptação sempre surge o medo de criar-se algo ruim. Mas pelo contrário; South Park: The Stick of Truth é um jogo incrível e realmente fiel ao seriado. E mesmo depois de diversos problemas como a falência da THQ e atrasos no lançamento, somos presenteados com um belíssimo RPG que causa risadas do início ao fim.

A história gira em torno da guerra entre os guerreiros de ‘Kupla Keep’ (Cartman, Kenny e seus amigos) contra os elfos (liderados por Kyle e Stan) pelo controle do universo através da “Cajado da Verdade”, o Stick of Truth do título. Parece algo realmente simples, mas são várias reviravoltas e você não se sente preso em um jogo linear. Pelo contrário, explorar e conhecer todos os cantos da cidade e conversar com dezenas de personagens é algo incrível. Existem várias missões secundárias que ajudam no ritmo divertido e também servem para ganhar novos amigos ou adquirir novos equipamentos.

Os elementos de um verdadeiro RPG estão todos aqui, como por exemplo exploração, batalhas e evolução de personagem. Você poderá escolher entre quatro classes (Guerreiro, Mago, Ladrão e Judeu) que possuem diferentes armas e habilidades. Existem diversos itens, equipamentos e fantasias para fazer seu personagem do seu jeito e também três tipos de habilidades. Conforme seu nível aumenta atráves de XP de inimigos e missões, seus poderes de batalha são aumentados e novos desbloqueados. As habilidades passivas são adquiridas de acordo com seu número de amigos no Facebook – sim, seu personagem vai utilizar a rede social. E por último, os peidos. Essas ‘magias’ mais fortes podem ser usadas inclusive fora de batalhas para interagir com o cenário. E falando em cenário, a exploração é algo que realmente vale a pena aqui. Você poderá entrar na casa de todos e procurar itens e Chinpokomons espalhados. O sistema de loot também é presente durante todo o jogo, seja nos inimigos derrotados ou em baús espalhados pelo jogo e a quantidade de itens é imensa. As opções são muitas e explorar cada casa de South Park, com certeza será uma das primeiras coisas que você fará.

A mecânica de combate é bastante simples quando comparado com outros jogos do gênero RPG de turno e lembra mais as mecânicas de Paper Mario da Nintendo, mas combina perfeitamente com o estilo do título. Você não simplesmente escolhe sua próxima ação e espera para ver o que acontece, mas você realmente participa de quase todos os turnos. Seja como um pressionar preciso em dados momentos ou se defender de zumbis nazistas, você não vai ‘largar o controle’ em nenhuma batalha.

Um dos pequenos defeitos do jogo é em relação às questões técnicas. Algumas vezes fui vítima de certos travamentos ao sair para áreas externas. Nada que alguns segundos parados não resolvesse, mas é algo que realmente incomoda principalmente nas partes finais. No entanto, o jogo é fiel ao desenho e diversas vezes parece que você está controlando o programa. É realmente algo que deve ser elogiado, assim como a trilha sonora que ajuda – e muito – a criar o clima. As canções em um tom mais épico e medieval, diferente das canções debochadas e satirícas presentes na série, servem para criar a ambientação perfeita, seja nas batalhas ou nos momentos de exploração. Também merece ser citado o ótimo trabalho de dublagem de todos os personagens.

Mas não posso deixar de dizer sobre outro detalhe que pode atrapalhar um pouco na hora de algumas pessoas comprarem o jogo: a duração. É um jogo curto, mas ao longo das suas 10-15 horas fui me envolvendo cada vez mais com a história e me sentindo parte do programa. Imagine você como o protagonista de uma temporada inteira do desenho. Esse é um vislumbre do que o jogo oferece. E na pele do “Novato” você vai se aventurar em diversas missões e conhecer cada canto de South Park e dezenas de personagens conhecidos da série. Mas isso não é algo tão negativo quando você pensa nas várias missões secundárias, ótimos diálogos e uma das melhores listas de troféus que eu já vi que apenas servem para melhorar o fator replay. Espero voltar mais vezes, seja na forma de continuações ou DLC. Acredito que esse seja o formato perfeito para um jogo com a marca South Park.
 

Veredito

South Park: The Stick of Truth é um jogo incrível, com diversos aspectos positivos e que deve ser jogado por todos os fãs da série e que serve também de porta de entrada para os novatos. Com ótimos elementos de RPG, carisma e piadas de sobra, é um título obrigatório já no começo de 2014 para os donos de PlayStation 3. Simplesmente épico.


 

Jogo analisado com código fornecido pela Ubisoft.

Veredito

85

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

[lightweight-accordion title="Veredict"][/lightweight-accordion]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui