Sonic Origins Plus – Review

Facebook
Twitter
WhatsApp

Após quase um ano, Sonic Origins recebe um DLC ‘Plus’. O conteúdo que esse DLC adiciona é interessante na teoria, mas na prática é algo simples e que pode desapontar os fãs mais fanáticos.

Esta análise é focada apenas no conteúdo novo, mas tenha em mente que ele basicamente oferece novidades em quase todas as opções, pois Amy é adicionada como personagem jogável. Dito isso, a nota final se baseia no pacote como um todo. Recomendamos que leia a análise de Sonic Origins que comenta o que o jogo base oferece, pois focaremos no DLC aqui.

Sonic Origins Plus

Primeiramente, a principal adição em Sonic Origins Plus é Amy Rose como personagem jogável, além de tornar Knuckles jogável em Sonic CD. Ou seja, os quatro personagens principais podem ser usados nos quatro jogos agora.

Amy nunca foi jogável nos títulos de Mega Drive, portanto há uma certa liberdade criativa. O seu gameplay, porém, é quase a mesma coisa que Sonic, porém pior. Amy pula e faz o Spin Dash (baixo+pulo) como Sonic. A principal diferença entre os dois é que, ao segurar o pulo novamente, Amy gira seu martelo (Piko Piko Hammer), o que parece aumentar um pouco a sua “hitbox” enquanto gira. Se segurar o pulo após isso ao pousar, Amy sai batendo o martelo no chão e eliminando os inimigos no caminho (é a sua versão do Drop Dash, basicamente). E é isso, não há outras novidades em seu gameplay.

Sonic Origins Plus

Dito isso, é um pouco decepcionante uma personagem que poderia ser explorada mais, já que não precisava ser fiel ao passado, oferecer algo tão básico. Ray e Mighty, em Sonic Mania Plus, que estão basicamente na mesma situação de Amy, possuem gameplays muito mais interessantes e variados.

E sim, Amy pode virar Super Amy, mas é o que você espera: a cor varia um pouco, mas o “sprite” continua igual. E Hyper Amy tecnicamente nem existe no jogo – pegar todas as Super Esmeraldas em Sonic & Knuckles faz Amy virar Super de novo. O gameplay dela em forma Super adiciona um poder de arremessar martelos (ao pressionar triângulo).

Sonic Origins Plus

Knuckles em Sonic CD é algo bacana para quem esperava por isso, mas é algo que você sente que já deveria ter sido oferecido no jogo base.

Por fim, temos os 12 jogos de Game Gear. São jogos clássicos e que merecem ser conferidos, caso você nunca tenha feito isso. Mas há dois problemas sérios. O primeiro é a ausência das versões de Master System. Não dá para entender a razão da SEGA não ter oferecido esses jogos e se focar apenas no Game Gear que, além de serem versões inferiores, as do Master System são muito melhores em uma TV, com um campo de visão muito maior.

Sonic Origins Plus

O segundo problema é o som. Ao que tudo indica, o som do jogo original é mono e, considerando que nem existe hoje isso mais, parece que a solução dos desenvolvedores foi duplicá-lo. Assim, parece que há um efeito de eco na emulação do som do game. Espero que um patch consiga corrigir isso.

Caso tenha perdido, os 12 jogos de Game Gear são:

  • Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine
  • Sonic Blast
  • Sonic Chaos
  • Sonic Drift
  • Sonic Drift 2
  • Sonic Labyrinth
  • Sonic Spinball
  • Sonic the Hedgehog (8-bit)
  • Sonic the Hedgehog 2 (8-bit)
  • Sonic Triple Trouble
  • Tails Adventure
  • Tails’ Skypatrol

Sonic Origins Plus

Não há novas missões (um sistema que elogiei no jogo base), mas há uma ilustração especial celebrando o aniversário de Sonic, que você pode abrir fazendo alguns objetivos bem simples.

Por fim, o jogo base foi muito criticado por ter bugs que não existiam nos games originais. É difícil analisar esse aspecto pois, honestamente, não sofri problemas quando analisei (e platinei) tanto no PS4 quanto no PS5. Porém, jogando o DLC, sofri apenas um único bug: ao pausar o jogo e mandar reiniciar a fase (estava em Sandopolis Zone), deu um bug maluco que estava sem o personagem na tela e o cenário todo desconfigurado. Mas foi só mandar reiniciar de novo que solucionou. Fora isso, para mim ao menos, rodou tudo redondo.

Sonic Origins Plus

Sonic Origins Plus, como DLC, é algo simples e até decepcionante. No entanto, associado ao jogo base, torna-se agora um pacote bem redondo. Claro, ainda poderia ser melhor em alguns aspectos, mas caso você tenha esperado por uma oportunidade para obter a coletânea, o DLC faz o básico e preenche determinadas lacunas que faziam falta.

Veredito

Sonic Origins Plus é um pacote interessante na teoria, mas não adiciona conteúdo relevante o suficiente. Amy é, sem dúvida, bacana estar jogável, mas seus movimentos são bem simples. E os jogos de Game Gear são uma boa forma de relembrar o passado (mesmo com o som estranho), mas é inexplicável não termos os jogos de Master System. PS: a nota reflete o pacote inteiro com o jogo base e não apenas o DLC.

80

Sonic Origins

Fabricante: Sonic Team

Plataforma: PS4 / PS5

Gênero: Ação / Plataforma

Distribuidora: SEGA

Lançamento: 23/06/2022

Dublado: Não

Legendado: Sim

Troféus: Sim (inclusive Platina)

Comprar na

[lightweight-accordion title="Veredict"]

Sonic Origins Plus is an interesting package in theory, but it doesn’t add enough relevant content. Amy is definitely cool to be playable, but her moves are pretty simple. And Game Gear games are a good way to remember the past (even with the strange sound), but it’s inexplicable not having Master System games. PS: the score reflects the entire package with the base game and not just the DLC.

[/lightweight-accordion]

Sonic Origins Plus is an interesting package in theory, but it doesn’t add enough relevant content. Amy is definitely cool to be playable, but her moves are pretty simple. And Game Gear games are a good way to remember the past (even with the strange sound), but it’s inexplicable not having Master System games. PS: the score reflects the entire package with the base game and not just the DLC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo