SEGA Genesis Classics é mais uma coletânea de jogos de Mega Drive. Para quem acompanha a SEGA, sabe que toda geração há algo similar: no PS3, tivemos a Sonic's Ultimate Genesis Collection (fora os relançamentos digitais de determinados jogos isolados), por exemplo. O PS2 e PSP também não escapam e possuem suas coletâneas. Portanto, nova geração, nova coletânea. A lista desta vez é bastante completa (mais que isso só se incluísse Sportingbet):
- Alex Kidd in the Enchanted Castle
- Alien Soldier
- Alien Storm
- Altered Beast
- Beyond Oasis
- Bio-Hazard Battle
- Bonanza Bros.
- Columns
- Columns III: Revenge of Columns
- Comix Zone
- Crack Down
- Decap Attack
- Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine
- Dynamite Headdy
- ESWAT: City Under Siege
- Fatal Labyrinth
- Flicky
- Gain Ground
- Galaxy Force II
- Golden Axe
- Golden Axe II
- Golden Axe III
- Gunstar Heroes
- Kid Chameleon
- Landstalker
- Light Crusader
- Phantasy Star II
- Phantasy Star III: Generations of Doom
- Phantasy Star IV: The End of the Millenium
- Ristar
- Shadow Dancer: The Secret of Shinobi
- Shining Force
- Shining Force II
- Shining in the Darkness
- Shinobi III: Return of the Ninja Master
- Sonic 3D Blast
- Sonic Spinball
- Sonic the Hedgehog
- Sonic the Hedgehog 2
- Space Harrier II
- Streets of Rage
- Streets of Rage 2
- Streets of Rage 3
- Super Thunder Blade
- Sword of Vermilion
- The Revenge of Shinobi
- ToeJam & Earl in Panic on Funkotron
- ToeJam& Earl
- Vectorman
- VectorMan 2
- Virtua Fighter 2
- Wonder Boy III: Monster Lair
- Wonder Boy in Monster World
As principais ausências são Sonic 3 e Sonic & Knuckles. Não se sabe a razão pela qual a SEGA não adicionou os títulos, mas há rumores de que, após terem constatado que as músicas de Michael Jackson realmente estão nesses jogos, os direitos do título estão sendo disputados na justiça. Obviamente, isso é rumor, mas é a única explicação plausível (ou a SEGA planeja lançar uma versão em HD na engine de Christian Whitehead).
Tirando a ausência mencionada, a lista parece relativamente completa. Obviamente, a SEGA poderia ter se esforçado e adicionado jogos de Master System, Arcades e outros consoles de sua história como destraváveis. Ou melhor, fazer uma coletânea realmente definitiva de sua história. Mas isso continuará sendo um sonho.
Se focando apenas no Mega Drive, sabemos que o console da SEGA não viveu apenas de títulos da companhia, o que faz parecer estar faltando jogos (como os da Konami, Capcom, os da Disney que a SEGA desenvolveu e mais). Dito isso, está longe de ser uma coletânea definitiva do console, mas pode ser considerada uma coletânea quase completa da própria SEGA.
O diferencial dessa coletânea é o hub e as várias funcionalidades à lá emulador que foram inseridas aos títulos, assim como os desafios (challenges). O hub é, basicamente, o menu e passa uma sensação exata de como era o quarto de muitas crianças felizes com os seus Mega Drives nos anos 90. A estande de jogos serve para você selecionar qual game quer jogar, enquanto que o próprio Mega Drive oferece opções de um console, como resetá-lo.
Sobre as funcionalidades de emulador, SEGA Genesis Classics possibilita que você escolha diversos filtros e outras opções visuais (como as artes que ficam preenchendo a tela). Mas há três funções que chamam a atenção: a possibilidade de retroceder e avançar (se você errar um movimento, por exemplo, basta segurar L2 e voltará no tempo para corrigir sua ação, enquanto que R2 avança o que você retrocedeu a mais), o Mirror Mode (que inverte o jogo por completo, passando uma sensação estranha) e o Online.
O Mirror Mode é, no fim das contas, completamente inútil. Ele inverte tudo e até parece outro jogo, mas você dificilmente aproveitará isso. Já o Online é complicado. Se você tiver um amigo que tenha o jogo, poderá jogar online qualquer título da coletânea que ofereça um modo para 2 jogadores. Entre amigos, talvez não role lag, mas com aleatórios isso é bem comum e chega a ser irritante, pois há "rollback" (você acha que terminou a fase, por exemplo, mas depois descobre que não e que a batalha ainda estava em andamento). Então, não compre essa coletânea pelo online. O ideal é se você tiver amigos offline.
Já os Challenges são uma adição interessante, mas são poucos (apenas 20). Como o nome entrega, são desafios pré-definidos. O jogo coloca você em uma dada situação e precisa realizar o que se pede. Por exemplo, acabar o Ato 2 da Green Hill Zone em menos de 1 minuto no Mirror Mode (o desafio já começa nela e termina quando você falha ou completa o objetivo).
Na teoria, é algo muito divertido e deveria existir facilmente de 50 para cima (ao menos 1 desafio por jogo da coletânea). Mas não é o caso e ainda por cima há alguns bugs. Diversos usuários relatam problemas em não conseguir completar determinados desafios, mesmo fazendo o que se pede, enquanto que outro bug mencionado por eles é que o progresso dos desafios simplesmente some (isso ocorreu comigo depois de tê-los finalizados).
SEGA Genesis Classics tinha um enorme potencial de ser uma coletânea definitiva. Talvez seja definitiva na quantidade de jogos, mas faltou capricho na maneira em que eles são apresentados e usados. Explico: se você busca jogar os títulos mencionados no início da análise, sem nenhum extra, sairá satisfeito com a coletânea. Porém, se você queria algo diferente, se decepcionará.
Ou seja, se você buscava um incentivo para jogar esses games mais uma vez, como troféus desafiadores ou uma variedade dos Challenges, sairá um pouco decepcionado. E você sairá ainda mais triste disso se achou que seria uma aula de história da SEGA: não há nada nesse sentido. Os jogos simplesmente estão lá para serem jogados, sem informação alguma sobre eles – nem mesmo o manual pode ser visto. Como dito: uma oportunidade perdida.
Veredito
SEGA Genesis Classics é uma ótima coletânea de jogos de Mega Drive. A lista é variada e bem completa, apesar da ausência de determinados títulos, como Sonic 3 e Sonic & Knuckles, ser notável. O hub com um visual nostálgico agrada, porém o modo online é um tanto quanto ruim. Os desafios são interessantes, porém poderiam ser em um número maior – 1 por jogo, no mínimo. Por fim, jogadores que buscam um diferencial nessa coletânea (quando comparamos com as outras já lançadas) talvez saiam decepcionados.
Jogo analisado com cópia digital adquirida pelo redator.
Veredito
SEGA Genesis Classics is a great collection of Genesis games. The list is diversified and quite complete, despite the absence of certain titles, such as Sonic 3 and Sonic and Knuckles. The hub with a nostalgic look is good and the challenges are interesting, but they should be in a larger number – 1 per game, at least. The online, however, is bad.
[/lightweight-accordion]