Resident Evil Village: Expansão de Winters – Review

Facebook
Twitter
WhatsApp

Resident Evil Village foi um excelente jogo lançado em 2021. Era um título que trazia um pacote redondo, com uma ótima campanha e extras como o Mercenários. No entanto, mais DLC – e que claramente só foi considerado após o lançamento – não é algo a se negar se sua proposta é interessante.

Agora, mais de um ano depois, a Capcom nos traz a chamada Expansão de Winters. É basicamente um DLC que oferece três grandes novidades e completamente distintas: Sombras de Rose, Os Mercenários: Ordens Adicionais e Modo em Terceira Pessoa.

Resident Evil Village

Sombras de Rose

Sombras de Rose é, de longe, o coração da expansão. É uma nova campanha em que controlamos Rose, a filha de Ethan. No jogo base, Rose é apenas um bebê, mas a história gira ao seu redor: Ethan deve resgatá-la custe o que custar. Não quero estragar a experiência de quem ainda não jogou Resident Evil Village, mas é preciso que você saiba duas coisas a respeito de Rose.

A primeira delas é que a personagem possui poderes especiais (o jogo explica isso). A segunda é que, como você pode notar, controlamos uma Rose mais velha, em sua adolescência. Em Sombras de Rose, a nossa protagonista fica sabendo de uma chance para perder esses poderes indesejados e, para isso, deve se conectar mentalmente a um pedaço do megamiceto (se você jogou a versão base, sabe o que é isso).

Resident Evil Village

Através dessa conexão que funciona como memórias, Sombras de Rose se passa nos mesmos ambientes de Resident Evil Village, mas com puzzles inteiramente diferentes. Se você se recorda do layout do ambiente, será mais fácil explorar e saber onde ir. Mas os puzzles, como dito, são outros, assim como os inimigos.

Rose não é Ethan e isso é refletido em seu gameplay. Com uma câmera em terceira pessoa, Rose pode fazer coisas básicas como correr e se agachar. As armas são poucas também, mas a grande novidade fica por conta dos seus poderes. Conforme você avança na expansão, eles crescem, mas no começo, servem para atordoar os inimigos, dando a opção de você contorná-los ou mirar com calma com sua pistola. Esse atordoamento é feito com o R1 e é preciso ter uma “munição especial” para isso.

O R1 também serve para destruir determinados tipos de plantas que funcionam como núcleo do mofo. Também mirando com R1, esses núcleos liberam passagens que antes estavam impedidas após serem destruídos.

Resident Evil Village

É compreensível a reutilização do ambiente para o DLC com isso sendo compensado em novos puzzles. Os inimigos serem novos também é um ponto positivo. Porém, a história e principalmente o final da expansão são bastante decepcionantes. Novamente, não vou dar spoilers por motivos óbvios, mas não espere muita coisa.

Foram necessárias 2h30min para terminar Sombras de Rose na dificuldade Padrão (Normal). Considerando alguns recarregamentos de saves e mortes, pode ser que chegue a três horas no máximo. Não é um DLC longo e também não é difícil, principalmente se você lembra do layout dos lugares.

Mas um ponto é preciso destacar: Sombras de Rose é muito mais aterrorizante que o jogo base. É indiscutível que a Casa Beneviento é um dos momentos mais tensos da jornada de Ethan. O DLC possui muitos momentos naquele nível e talvez até mais. Portanto, quem gosta mais do lado de terror (e de levar susto) do que ação, terá um prato cheio com a expansão.

Resident Evil Village

Os Mercenários: Ordens Adicionais

Outro conteúdo que vem com a Expansão de Winters são os personagens adicionais ao modo Mercenários. Entenda: não é um modo novo, apenas os personagens são adicionados. Com o DLC, temos Chris Redfield, Lady Dimitrescu e Karl Heisenberg jogáveis. Mas há um problema: somente Chris estará disponível no início e os outros dois precisam ser destravados.

Ou seja, se você tem o desejo de conferir a Lady Dimitrescu, por exemplo, será obrigado a jogar com Chris para isso. É um pouco decepcionante considerando todo o marketing em cima dos três.

Os três oferecem algumas mecânicas exclusivas em seus gameplays. Vale esclarecer também que a pontuação e ranks são balanceados para os personagens – como Chris possui um armamento muito mais poderoso que o de Ethan, a pontuação mínima para um rank alto é maior do que a de Ethan.

Resident Evil Village

Modo em Terceira Pessoa

Finalmente, temos o Modo em Terceira Pessoa. Honestamente, como não sou contra o gameplay em primeira pessoa, é uma adição indiferente. Nota-se claramente que a Capcom adaptou a situação e que o game não foi planejado para essa visão (os ambientes mais fechados, por exemplo, ficam um pouco estranhos em terceira pessoa). Mas, de uma forma geral, o trabalho foi bem feito e deve agradar quem prefere assim.

Como existe uma demo na PS Store do Modo em Terceira Pessoa, você mesmo pode conferir o resultado para ver se o agrada sem ter que investir no jogo ou no DLC.

DLC analisado no PS5 com código fornecido pela Capcom.

Veredito

Sombras de Rose é um bom capítulo adicional à história de Resident Evil Village, trazendo puzzles inéditos com mecânicas de gameplay também novas. No entanto, utiliza os mesmos lugares do jogo base e o seu final é decepcionante. Já o Modo em Terceira Pessoa é interessante e deve agradar aqueles que evitavam o título por ser em primeira. Por fim, os novos personagens em Os Mercenários são adições válidas, mas precisar destravá-los é algo desnecessário e por conta disso é possível que muitos nem cheguem a vê-los.

80

Resident Evil Village

Fabricante: Capcom

Plataforma: PS4 / PS5

Gênero: Survival Horror / Ação / Tiro em Primeira Pessoa

Distribuidora: Capcom

Lançamento: 07/05/2021

Dublado: Sim

Legendado: Sim

Troféus: Sim (inclusive Platina)

Comprar na

[lightweight-accordion title="Veredict"]

Shadows of Rose is a nice addition to the Resident Evil Village story, bringing new puzzles with new gameplay mechanics. However, it uses the same enviroment as the base game and its ending is disappointing. The Third Person Mode is interesting and should please those who avoided the title for being in first person. Finally, the new characters in The Mercenaries are valid additions, but needing to unlock them is unnecessary and because of this it is possible that many players will not even see them.

[/lightweight-accordion]

Shadows of Rose is a nice addition to the Resident Evil Village story, bringing new puzzles with new gameplay mechanics. However, it uses the same enviroment as the base game and its ending is disappointing. The Third Person Mode is interesting and should please those who avoided the title for being in first person. Finally, the new characters in The Mercenaries are valid additions, but needing to unlock them is unnecessary and because of this it is possible that many players will not even see them.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo