Resident Evil 5

Facebook
Twitter
WhatsApp

Resident Evil 5 foi literalmente um dos primeiros jogos que avaliamos em nosso site para o finado PS3. Já faz sete anos desde que vimos o seu lançamento. Agora, após todo esse tempo, ele é relançado para o PS4 como parte das comemorações de 20 anos da série. Vale a pena?

Primeiramente, gostaria de reforçar que, se deseja ler em detalhes o que RE5 oferece, leia nossa análise original.

Se vale a pena? Vale sim rejogar, e muito. RE5 foi um jogo que envelheceu bem, seus gráficos ainda são muito bonitos e, apesar da mecânica de não poder andar e atirar ao mesmo tempo e muito criticada na época, continua sendo um ótimo jogo. Pessoalmente, estamos falando do melhor game cooperativo da geração passada.

RE5 conta a jornada de Chris e Sheva, dois agentes da BSAA na África em busca de respostas a várias perguntas. Você pode jogar sozinho (e a CPU controlando seu parceiro) ou com um amigo.

RE5 no PS4 é o pacote completo, portanto além do jogo base temos todos os DLCs presentes, como o excelente Lost in Nightmare (Chris e Jill na mansão de Spencer), o mediano Desperate Escape (o caminho de Jill e Josh até o fim com o reencontro com Chris e Sheva) e o horrível Versus (partidas multiplayer online). Isso sem contar o divertido Mercenaries com todos os personagens já destravados desde o início, como Rebecca Chambers. e o modo No Mercy anteriormente exclusivo de PC e com inúmeros inimigos na tela.

Além disso, RE5 no PS4 roda a 60 quadros por segundo. Infelizmente, há quedas na taxa quando há muitos personagens na tela. Há também relatos de glitches, como o segundo jogador não conseguir comprar ou melhorar suas armas, e também a impossibilidade de se defender no Survivors e Team Survivors do modo Versus, pois pode-se perder sua arma primária. A Capcom já mencionou que pretende soltar um patch e ficamos na torcida que isso seja corrigido.

Infelizmente também, o jogo não foi atualizado com legendas em português do Brasil. É o mesmo pacote que já vimos no PS3, portanto. Em outras palavras, RE5 no PS4, de novidade mesmo, é a sua taxa de quadros por segundo melhorada. Fora isso, não há nada para quem já viu o jogo no PS3.

Mas isso é ruim? Bom, sim e não. Sim porque se você já jogou e rejogou no PS3 (ou outro console), não há nada novo aqui. E não pois, se você nunca jogou RE5 ou quer experimentar tudo novamente, a hora é agora. Mesmo tendo jogado inúmeras horas e ter feito 100% dos troféus anos atrás, RE5 ainda me diverte e fazer tudo de novo no PS4 está sendo uma experiência agradável e de certa forma nostálgica. Exceto o modo Versus, é claro.

Portanto, RE5 continua da mesma maneira. Campanha solo ou cooperativa com Chris e Sheva com diferentes níveis de dificuldade, colecionáveis, armas atualizáveis, dinheiro in-game, etc. Modo Mercenaries com um foco "Arcade" para a maior pontuação possível e também podendo ser jogado sozinho ou com amigo. Modo Versus que, apesar de ser ruim (enfrentar pessoas que precisam parar para atirar não faz sentido aqui), tem seu charme. E ainda as duas campanhas extras que eram DLC antigamente.

Provavelmente você lerá muitas mensagens de ódio quanto a RE5, mas todas as minhas memórias sobre o jogo são positivas e felizes (ok, a rocha no fim foi realmente forçado). E mesmo que tenham sido 7 anos atrás, revivê-las têm sido divertido e espero que todos tenham a mesma experiência, seja jogando pela primeira vez ou pela vigésima. É claro: recomendo fazer com um amigo (se possível o mesmo de 7 anos atrás!). A inteligência artificial de Sheva, ao contrário do que muitos dirão a você, é boa e ela toma decisões inteligentes em cada situação. O problema é que ela não pensa duas vezes em gastar balas, recuperar sua vida ou atacar o inimigo. Tudo depende de sua habilidade em deixá-la longe do perigo (e obviamente, você mesmo também) no fim das contas. Isso, é claro, nunca superará a inteligência de um parceiro humano (ou assim espero).

Veredito

Resident Evil 5, junto com RE4, pode ter sido o momento que os fãs da série começaram a se dividir. Enquanto discutem sobre isso até hoje, sempre recomendo RE5 como o melhor cooperativo da geração passada (ao lado de outros como Borderlands, Diablo III, Lost Planet 2 e mais). No PS4 pode ser considerado o pacote definitivo (apesar de alguns pequenos problemas técnicos mencionados na análise) e caso você não tenha jogado no passado, a hora é agora.

Jogo analisado com código fornecido pela Capcom.

Veredito

90

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

[lightweight-accordion title="Veredict"][/lightweight-accordion]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui