O remake de Resident Evil 4 é, facilmente, um dos melhores jogos de 2023. Um remake que muitos julgavam desnecessário acabou conquistando a todos. No entanto, era notável a ausência de modos extras, principalmente o Separate Ways (Caminhos Distintos em nosso idioma).
Para quem não sabe, Separate Ways era um modo que foi adicionado a Resident Evil 4 quando chegou ao PS2. Ou seja, a versão de GameCube, lançada basicamente um ano antes, não tinha esse modo. A ideia desse modo é oferecer uma campanha adicional em que vemos a história pelos olhos de Ada – e, é claro, controlando a espiã no processo. O modo era interessante porque confirmava que Ada estava trabalhando para Wesker, por exemplo, algo que o jogo base não explorou muito. Mas de uma forma geral, eram mapas reaproveitados.
Separate Ways no remake é muito diferente do que o jogo original oferecia. A ideia ainda é controlar Ada de forma paralela à campanha de Leon, mas o seu desenrolar, história, chefes, locais, etc, é bem distinto. Dito isso, o modo ficou realmente interessante agora.
No novo Separate Ways, começamos controlando Ada no castelo. A espiã está atrás do âmbar que Luis prometeu entregar a ela em troca dele sair com vida do local. Como sabemos, Ada na verdade está trabalhando para Wesker, o qual realmente deseja o âmbar a qualquer custo.
O DLC é, de fato, uma nova campanha. Pense como um segundo jogo no menu principal: há os próprios saves (inclusive com New Game+ quando terminar), há o Mercador para obter itens (que obviamente não possuem ligação com os que você tem com Leon), diferentes capítulos e assim por diante. A diferença, é claro, é que Ada anda por locais que Leon visitou, então muita coisa é “déjà vu”. Mas mesmo sendo “a mesma coisa”, não há essa sensação no fim porque, na maioria dos casos, Ada avança para a direção oposta a qual Leon foi ou até mesmo visita regiões novas algumas vezes. Assim, mesmo sendo locais familiares, você não fica entediado pois nem sempre sabe que vem pela frente.
Separate Ways não é muito longo: consegui terminar a campanha em 4h30 na primeira vez e ainda explorando com calma. Os inimigos comuns são exatamente os mesmos que Leon enfrenta. O que acaba sendo diferente com Ada são os chefes. Obviamente não vou descrevê-los aqui, mas saiba que, de certa forma, temos “aquele” que foi cortado do remake (assim como a sala dos lasers).
Quanto ao gameplay, Ada passa uma sensação de ser mais ágil que Leon por conta de seu gancho. Além de utilizá-lo para alcançar locais altos onde o prompt do R1 aparece, você pode usá-lo para se aproximar de inimigos que estão cambaleando e dar um golpe físico neles.
Como Ada não tem acesso a uma galeria de tiro, você pode comprar aquelas espécies de chaveiros da pasta com o Mercador. A maioria oferece vantagens como gastar menos para produzir uma munição específica, mas há um interessante que, ao equipar, permite remover os escudos dos inimigos com o gancho. É um golpe bacana para um inimigo que normalmente é chato de enfrentar.
No mais, Separate Ways é mais Resident Evil 4. É uma campanha extra sólida, com uma história com desenrolar bem interessante e com coisas que você não esperava que acontecessem. O gameplay de Ada também é divertido e diferente o suficiente de Leon.
É claro: ainda são os mesmos locais por boa parte do tempo, uma história que muita coisa já sabemos por conta do jogo base e inimigos que já cansamos de enfrentar. Os chefes valem a experiência também, apesar da batalha deles serem simples e direta (para você ter ideia, a luta com o El Gigante de Ada deve ficar mais marcada na memória dos jogadores do que os outros).
Esses pontos negativos citados seriam importantes para uma sequência, ou seja, um jogo novo. Mas estamos falando de um DLC que tem justamente esse tipo de proposta (de oferecer mais do mesmo). Dessa forma, precisamos ser críticos até certo ponto e considerar que a experiência de um DLC é diferente de um jogo novo. E, por essa ótica, Separate Ways é uma ótima expansão.
DLC analisado no PS5 com código fornecido pela Capcom.
Veredito
Separate Ways é uma ótima expansão, trazendo uma campanha adicional a um dos melhores títulos de 2023. Além de reinventar completamente o que existia na época do PS2, o DLC traz novidades ao gameplay e consegue entregar um pacote completo quando levamos em conta o jogo base também.
Separate Ways is a great expansion, bringing an additional campaign to one of the best titles of 2023. In addition to completely reinventing the mode from the PS2 era, the DLC brings new features to the gameplay and manages to deliver a complete package when we take the base game into account.
[/lightweight-accordion]