[PSN] Styx: Master of Shadows

Facebook
Twitter
WhatsApp

Styx: Master of Shadows é um jogo peculiar. O que quero dizer com isso é que ele é ao mesmo tempo fácil e desafiador, frustrante e recompensador.

Antes vamos entender seu gênero. Como você pode ver na box acima, é um jogo de "Stealth". Sua jogabilidade é de um jogo de plataforma 3D, mas a punição por você ser visto é severa da mesma forma que Deus Ex: Human Revolution, por exemplo.

A história acontece no mesmo universo do jogo Of Orcs and Men, lançado para o PS3 em 2012. Styx, o primeiro Goblin, deseja roubar o coração da World-Tree, que está localizada na Tower of Akenash e é a fonte de algo conhecido como Amber. Styx é um mestre nas artes de roubar e matar e fará de tudo para conseguir o seu objetivo.

Styx possui algumas habilidades furtivas, como se tornar invisível por um curto tempo, usar uma visão amber para detectar melhor os inimigos e áreas de interesse, além de poder criar um clone seu para alcançar lugares ou distrair os soldados.

Styx: Master of Shadows também inclui alguns mecanismos de RPGs. Você ganhará experiência, novas habilidades, armas e mais, tudo dividido em "árvores" como em um RPG normal.

Esses elementos tornam o stealth algo diferente de que vemos em outros jogos. Porém, o título é muito desafiador nesse sentido. Teoricamente, você pode seguir o caminho que desejar, mas se for detectado, a punição é absurda. Por termos muitos soldados espalhados pelas fases, o caminho para não ser visto se torna limitado. Se apenas um soldado vir você, é possível batalhar em um combate bastante tosco que funciona quase como um Quick Time Event: aperte quadrado para bloquear os ataques dele e quando for possível, mate-o. Se dois ou mais virem você, já era – é praticamente impossível escapar e sobreviver. E é aqui que acontece o pior do jogo: o loading gigantesco.

É bastante comum ser detectado e morrer, e ter que esperar um loading de cerca de uns 20 segundos é de testar a paciência de qualquer um. E mais: os checkpoints não são tão amigáveis, portanto, muitas vezes você pode acabar morrendo e tendo que repetir uma grande parcela do caminho.

Entenda: você será detectado por um erro seu, como não ter apagado uma tocha ou ficar no campo de visão de um inimigo. Ou mais, por decidir não gastar seu amber para distrair o soldado que viu você. Ser detectado não é um erro no game design, mas é um erro forte dos desenvolvedores não terem otimizado o loading. Você se irritará não por ter errado, e sim porque verá o loading gigantesco (e porque deverá repetir um caminho já feito antes).

Os gráficos são um pouco decepionantes. Os cenários são no padrão dos jogos atuais, mas os personagens (principalmente os humanos) são ridiculamente mal modelados. A história não empolga e o som é praticamente inexistente por ser um stealth.

Veredito

Como dito no início desta análise, você se sentirá recompensado pessoalmente quando completar um caminho do jogo, pois é difícil. Amantes do gênero stealth devem dar uma chance a Styx: Master of Shadows, mas seria um jogo muito melhor se o loading fosse inexistente, tivesse uma história mais interessante e os modelos dos humanos fossem mais bem trabalhados.

Jogo analisado com código fornecido pela Focus Home Interactive.

Veredito

70

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

[lightweight-accordion title="Veredict"][/lightweight-accordion]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo