[PSN] Gunscape

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Gunscape é um jogo indie que à primeira vista pode enganar qualquer um. Apenas observe as imagens ilustradas nesta análise e o trailer no fim. O que você pensa? "Mais um clone de Minecraft". Pois é, só que está um pouco longe disso.

O real propósito de Gunscape é agradar aos fãs dos FPS retrô, ou seja, os que foram populares na década de 90.

Gunscape pode ser confuso quando você começa a jogá-lo, mas logo entende que não há um modo campanha exatamente. É tudo criação de jogadores e, no caso, há fases criadas pela desenvolvedora que funcionam como uma pequena campanha que oferece uma noção do gameplay (você pode ver no início desta análise praticamente metade dela).

Portanto, Gunscape é basicamente um "criar e compartilhar" mapas FPS. Para quem gosta de criar fases é um prato cheio, pois o editor é simples e acessível. Já para quem não gosta, basta jogar as fases criadas pelos jogadores – o que é um número considerável. E não pense que são aleatórias. Veja abaixo uma recriação da Facility do clássico GoldenEye 007 do Nintendo 64.

Além de tudo isso, é possível jogar de forma cooperativa ou competitiva (dependendo das configurações do mapa) online ou offline. Antes de ser lançado, Gunscape prometia 8 pessoas offline. Infelizmente não pude testar se isso procede (as configurações dizem apenas 4 offline e 20 online), mas 4 pessoas é algo certo.

Ainda sobre o multiplayer, você pode criar mapas com os seus amigos de forma simultânea.

Fica claro que todas essas características são bastante empolgantes. Mas elas funcionam? De certa forma, sim. A criação de mapas é realmente funcional e jogar de forma cooperativa teoricamente fases infinitas é um sonho para os fãs do gênero.

O maior problema de Gunscape é a sua limitação no gameplay por ser justamente desse gênero de "criar e compartilhar". O básico existe, que é atirar, pular, andar e interagir. O que é ruim é o que vai além disso: os inimigos são simples, possuem uma inteligência artificial ruim e não "sentem dor". Ou seja, eles tomam dano mas parece que são feitos de concreto.

Por ser um jogo de criação, os "assets" (os "materiais" para serem usados) deveriam ser bem variados, o que não acontece. Consequentemente, os mapas ficam diferentes, mas não tanto assim. O criador precisará abusar de sua criatividade para que se destaque do restante dos mapas.

Veredito

Em outras palavras, Gunscape possui um gameplay simples, mas há muitas limitações e pode se tornar repetitivo. Se você busca uma diversão descompromissada com os amigos, Gunscape é uma boa pedida, principalmente para quem busca cooperativo. Sozinho você enjoará mais cedo do que pensa.

Jogo analisado com código fornecido pela desenvolvedora.

Veredito

70

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