[PSN] Curses 'N Chaos

Facebook
Twitter
WhatsApp

Desenvolvedoras como a Tribute Games preenchem um vazio na vida de jogadores que se divertiam com jogos do final da década de 80 e início de 90. Mercenary Kings e Wizorb são alguns de seus produtos que ajudam a matar a saudade de clássicos como Contra e Arkanoid. Curses 'N Chaos é também um jogo que resgata o formato e elemento estéticos de jogos do passado. Além de seu visual retrô, a jogabilidade e os desafios remetem aos jogos de arenas típicos de arcade. A jogabilidade é simples e intuitiva, o objetivo, igualmente: derrotar todos que se movem.


O jogo abre com uma cutscene explicando o motivo da jornada dos dois protagonistas. Leo e Lea são amaldiçoados por um feiticeiro, ao desafiarem seu reinado de terror. A única pessoa disposta a ajudá-los é Allison, uma alquimista que diz conhecer a fórmula para curar a maldição dos dois guerreiros. No entanto, juntar todos os ingredientes não é uma tarefa fácil – é preciso derrotar uma enorme leva de monstros e chefes. É interessante que Curses 'N Chaos estabelece um elo com Wizorb, como se fizessem parte do mesmo universo. Fãs da Tribute Games também reconhecerão outras referências ao longo do jogo.


A maldição das personagens se manifesta no sistema de jogo. A morte sempre aparece para caçar a(s) vida(s) de seus personagens quando o tempo destinado a cada onda de inimigos é encerrado. A ceifada da morte finaliza os protagonistas com apenas um golpe, portanto administrar o tempo é um importante detalhe.

Curses 'N Chaos acontece em arenas fixas, sem alteração na sua estrutura e não há rolagem lateral do cenário. É um pouco decepcionante que as fases sejam desprovidas de qualquer alteração, visto que no primeiro vídeo divulgado para o jogo era possível perceber a passagem do tempo. São cercas de dez ondas por fase e uma “boss battle” no final. Existem diversos tipos de inimigos e o jogador vai precisar controlar o excesso deles. Acumular diversas criaturas na tela é o primeiro passo para fracassar no objetivo do jogo. A derrota usual acontece no game over, mas a quebra de “chains” as vezes é motivo suficiente para resetar uma partida.


Chains são as sequências de inimigos derrotados sem tomar qualquer dano. Caso passe muito tempo entre uma kill e outra, o indicador também pode resetar. A cada 10 kills, o jogador é recompensado com um multiplicador nos pontos, além de ter mais chances de ser melhor recompensado com dinheiro e itens mais raros. Como Curses 'N Chaos possui uma essência de jogos arcade em sua estrutura, essas chains representam o recurso mais interessante para obter pontos e triunfar (de diversos modos) no jogo.


Mesmo que o jogador não se importe com os pontos (que também garantem troféus), o dinheiro e os itens são elementos que contribuirão bastante para lidar com hordas incessantes de inimigos. O dinheiro serve para comprar mais itens na lojinha da alquimista Allison e também é possível vender os itens que você obteve durante uma fase.

Os itens variam entre cura, instrumentos de ataque, suporte, bônus diversos e materiais para mistura. É possível equipar apenas um item por personagem a cada fase, mas quando bem utilizados, podem fazer bastante diferença. Existe também a coruja Owliver, que serve como um slot extra para guardar itens. A ave pode ser ativada a qualquer momento durante uma fase, seja para armazenar um item raro que você pegou ou para lhe entregar algo em um momento de sufoco.

O início do game é simples demais e pode desanimar os mais impacientes. São poucos itens disponíveis no seu arsenal e a inteligência artificial de grande parte das criaturas é muito pobre. O jogo fica mais interessante quando acontece uma mistura maior de inimigos e quando há um maior leque de itens que diversificam o gameplay. Existe a modalidade de coop local e online em Curses 'N Chaos, o que pode tornar o gameplay mais divertido. Jogar com um amigo é certeza de situações caóticas na tela, podendo facilitar a conclusão das fases, mas complicando ainda mais manter uma chain ativa.


O desafio no jogo é crescente e também estimulante, então pode levar um tempo até envolver mais o jogador. A falta de cutscenes como a da abertura no decorrer do jogo não contribui muito para atualizar a história. Mas esses são os menores problemas do game.

Para um jogo arcade, em que o acúmulo de pontos é um dos grandes destaques, é extremamente decepcionante que não exista um ranking geral ou para cada fase. Não existe qualquer tipo de leaderboards que permita comparar seu rendimento com o de outros jogadores. Desestimulante para um jogo do gênero. Também mencionado no parágrafo anterior, a inteligência artificial é um problema sério em Curses 'N Chaos. Os inimigos possuem pouquíssimos padrões de movimento/ataque. A dificuldade se concentra mais na quantidade inimigos que avançam sobre você e no fato de que muitos deles são “esponjas de HP” – absorvem muito dano antes de morrer.


A ausência da diversidade de movimentos dos inimigos é decorrente de outro defeito do jogo – o número de ataques e habilidades que seus personagens possuem é limitadíssimo. Suas opções são: pulo, pulo duplo, correr, ataque parado, ataque para cima, ataque no ar e um ataque após a corrida. A falta de mecânicas pode tornar o jogo repetitivo demais para alguns, é uma simplicidade que retoma os jogos antigos, mas não deveria. Não há nada de errado retomar os clássicos, desde que o gameplay não continue arcaico.

Felizmente alguns chefes são mais diversificados e vão exigir maior domínio das poucas habilidades/movimentos disponíveis no jogo. Cabe ressaltar que todas as fases possuem hordas de inimigos fixas, exceto pela última, que é randômica. São mais de 10 fases presentes no game, mas com tanta repetição, não há muito motivo para revisitá-las a não ser que o intuito seja pegar um troféu ou item específico.

Os gráficos são simples e remetem aos “8 bits”, contudo, a pixelart é fruto de um trabalho muito bem feito. As animações das personagens e monstros são boas para o estilo visual. A diversidade de cores e efeitos ao fundo de cada cenário intensificam a beleza do jogo, que cai muito bem com a telinha do Vita, mas pode ficar confusa e um pouco desagradável em TVs maiores com o PS4. A trilha sonora é fantástica e é um dos aspectos mais forte de Curses 'N Chaos. De Patrice Borgeault, compositor de Mercenary Kings (e dos outros produtos da Tribute Games), as músicas em chiptunes com mistura de batidas modernas colaboram muito para o ritmo de combate incessante do jogo. Um trabalho admirável, tão bom quanto o realizado na excelente trilha de Mercenary Kings.


O sistema de alquimia é simples, assim como boa parte do jogo. Basta apenas misturar dois itens em seu inventário para ganhar um novo. As fórmulas são bastante óbvias e podem ser “percebidas” por meio do livro de Allison, disponível dentro da opção de mistura de itens. Embora a quantidade de itens não seja vasta, existem muitos objetos úteis. O jogador que conseguir construir o lendário elixir da vida e curar a maldição de Leo e Lea, será recompensado com o final verdadeiro – demonstrando a importância do sistema de alquimia no game.

Curses 'N Chaos não é um jogo muito extenso. São necessários cerca de 10 minutos para encerrar cada fase, aproximadamente. No entanto, é um game difícil e tropeços fazem parte da trajetória rumo ao final. É um jogo que possui um bom custo-benefício e que cai especialmente bem com o Vita, sendo bem usufruído em pequenas doses.

 

Veredito

O novo título da Tribute Games possui alguns problemas graves. Seu gameplay tem características datadas e a ausência de leaderboards ou recompensas para ir atrás de maiores pontuações é um pouco desanimador. Todavia, mesmo com tanta simplicidade, Curses 'N Chaos oferece um desafio que prende o jogador até o seu término. Seja pela busca de pontuações maiores, como nos antigos arcades, na caça de troféus ou simplesmente pelo desfecho da história, o jogo diverte pelo seu ritmo acelerado e de extrema pressão. Comum a outros jogos difíceis e exigentes, Curses 'N Chaos também nos proporciona um grande sentimento de realização.

Jogo analisado com código fornecido pela Tribute Games.

Veredito

75

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

[lightweight-accordion title="Veredict"][/lightweight-accordion]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo