Operation Babel New Tokyo Legacy é um remake do terceiro jogo da série Generation Xth e foi produzido pela Experience Inc., empresa conhecida por seus DRPGs como Demon Gaze, Ray Gigant e Stranger of Sword City. Operation Babel é uma sequência direta de Operation Abyss (remake dos dois primeiros jogos da série Generation Xth) e também se diferencia de outros DRPGs pelo seu cenário moderno misturado com ficção cientifica.
Apesar de ser uma sequência direta, a história de Operation Babel é isolada de seu antecessor, com ambos os jogos partilhando os mesmos personagens, localizações, organizações e afins. Infelizmente, para iniciantes, Operation Babel não explica o contexto do jogo, partindo do princípio que os jogadores já estão familiarizados com os personagens e organizações, utilizando de um dicionário para auxiliá-los a relembrar os detalhes de ambos.
A história revolve sobre a ameaça do Embrião, entidade cósmica que aparece sobre Tóquio e que leva governos a se perguntarem sobre seu propósito. Com o aparecimento do Embrião, monstros e abismos (calabouços do jogo) começam a reaparecer com mais frequência e o grupo Xth é logo despachado tanto para lidar com os monstros, como para descobrir qual a verdadeira ameaça do Embrião e como lidar com ela. A história não é particularmente forte ou impressionante, servindo apenas como pano de fundo para uma excelente jogabilidade.
Operation Abyss foi minha introdução ao gênero DRPG e, sendo um remake de jogos antigos, foi uma introdução particularmente brutal ao gênero. Ao contrário dos detalhes da história, Operation Babel tem um tutorial muito melhor do que seu antecessor e explica muito bem os elementos básicos da jogabilidade antes de deixar os jogadores aos leões. Continuando a “tradição”, Operation Babel é um título particularmente difícil, no qual é necessário preparar-se muito bem antes de se explorar um abismo e também considerar que cenários inesperados vão ocorrer e que estes podem aniquilá-lo com certa facilidade.
Em uma primeira impressão, a jogabilidade de Operation Babel pode parecer simples. Seu time é composto por seis pessoas e você pode selecionar sua classe, nome, sexo e alinhamento (bom, neutro ou ruim), sendo que isso afeta principalmente os itens que podem ser equipados e quais classes podem ser selecionadas. A batalha é por turnos e você pode optar por ataques normais, habilidades ou manobras da equipe para lidar com os inimigos.
A complexidade do jogo está em preparar sua equipe para enfrentar cada abismo. Caso uma boa preparação não seja feita, é praticamente garantido uma surra imediata ou muito sofrimento ao explorar o abismo. É necessário abusar de buffs, utilizar habilidades e itens voltados à exploração e que podem revelar caminhos secretos, e também equipar ou criar itens que abusem das fraquezas dos monstros presentes em cada abismo. Esse é o grande trunfo do jogo: não tratar o jogador feito idiota. Você sempre terá a sua disposição os recursos para conquistar qualquer desafio, cabendo ao jogador pensar em como usá-los adequadamente.
Como novidade, é possível escolher uma classe secundária para os personagens da equipe, sendo que esta evolui de maneira mais lenta que a classe principal, mas também dá acesso a suas habilidades conforme ela evolui. A adição da subclasse torna o jogo inteiro mais dinâmico, permitindo um número maior de possibilidades para o jogador formar sua equipe e também fornece mais ferramentas para ajustar suas estratégias, seja no meio da exploração de um abismo ou de uma batalha.
Com esse número maior de possiblidades, os desenvolvedores também aumentaram o desafio de forma adequada, porém, às vezes, os cenários passam de difíceis e interessantes para verdadeiramente frustrantes e irritantes. A dificuldade se deve principalmente pela falta de conhecimento e preparação do jogador, mas há também um fator sorte que pesa em alguns momentos. A sensação nesses cenários é de tirar uma falha crítica em um RPG de mesa, em que uma sequência de dados ruins acaba por matar metade de sua equipe (o que me aconteceu) ou abrir um portal misterioso que joga sua equipe em uma dimensão paralela cheia de inimigos fortes (que também aconteceu).
Os abismos de Operation Babel também são um destaque com cada um utilizando de um “truque” diferente para tornar sua exploração interessante. Alguns fazem o jogador resolver quebra-cabeças simples, outros requerem exploração cuidadosa em cenários sem luz, outros ainda envolvem múltiplos andares para se encontrar a saída correta e muito mais. Todo abismo possui alguma novidade para o jogador, fazendo com que o mesmo precise se adaptar rapidamente a cada novo desafio.
Veredito
Operation Babel é um excelente DRPG por causa de suas mecânicas e pela dificuldade do jogo, que constantemente testa o conhecimento do jogador em utilizar as mecânicas de maneira adequada e eficiente. Estar despreparado é a principal fonte de frustração no jogo e, infelizmente, é o que vai afastar jogadores menos pacientes. Para os que procuram um bom desafio, Operation Babel é um dos melhores DRPGs no Vita.
Veredito
The mechanics and a difficulty that constantly drives the player’s knowledge into using the gameplay in an adequate and efficient way, make Operation Babel an excellent DRPG. Being unprepared is the main source of frustration and, unfortunately, this is what will scare less patient players. For those that seek a challenge, Operation Babel is one of the best DRPGs for the Vita.
[/lightweight-accordion]