Embora nós já estejamos em uma geração onde os jogadores esperam por jogos com gráficos ultrarrealistas, as desenvolvedoras nem sempre entregam aquilo que é esperado, afinal, dentro da comunidade ainda existem aqueles saudosistas que preferem algo simples e rápido, como é o caso de Nocturnal.
Nocturnal é um jogo de ação side-scrolling 2D com belos visuais e cenários. Claro que ele não é nem um pouco realista, mas a arte encanta e combina com a proposta do título. No entanto, é preciso atentar-se a alguns pontos e, embora ele entregue o que alguns jogadores buscam, ele pode não ser, necessariamente, a melhor escolha.
A história de Nocturnal tem o início parecido com qualquer outro jogo do gênero soulslike. Você é introduzido a uma cena meia boca que não explica absolutamente nada, mas tenta deixar um pouco óbvio para o jogador o que aconteceu. Neste caso, até fica, mas nem tanto.
Aqui uma névoa preta toma conta da ilha e transforma (e mata) a maior parte dos habitantes em demônios. De volta à sua terra, o herói da aventura chega e percebe que os rumores que ouviu eram reais, e todo o lugar foi domado por esse estranho acontecimento. Agora, cabe a ele descobrir o que aconteceu não só à região em si, mas também com sua família.
Você pôde perceber que a história de Nocturnal não é profunda e não explica muita coisa. Os coletáveis do jogo dão alguns detalhes extras do ocorrido, mas nada que o faça entender completamente o motivo daquilo tudo.
A real é que jogos que não introduzem direito a narrativa me incomodam, pois este é um dos pontos mais cruciais para mim ao fazer uma análise. Títulos como Dark Souls e o próprio Bloodborne não me encantam – tanto – justamente por essa falta de apresentação ao jogador, algo que Nocturnal, infelizmente, também não faz.
Apesar de Nocturnal não ser rico no quesito história, ele entrega gráficos lindos e que combinam perfeitamente com a proposta do jogo. O contraste causado pelo fogo (principal elemento do título) com a escuridão é incrível, e faz com que o personagem pareça uma labareda gigante no meio do limbo.
Os cenários externos também são incríveis e cheios de detalhes. Em determinados momentos você consegue ver no horizonte outros locais, tornando coisas tão simples em algo realmente lindo.
Mas como nem tudo são flores, o jogo entrega muita repetição nos ambientes internos e chega a ser tedioso. Como a escuridão dominou toda a ilha, você precisa, a todo momento, manter sua espada imbuída com fogo e acender as tochas no caminho para manter a iluminação, no entanto, esse processo é tão cansativo depois de um tempo que você só pensa em correr e partir para a ação.
Para tentar aumentar a longevidade do jogo, Nocturnal conta alguns pequenos puzzles que levam o nosso herói a câmaras secretas com coletáveis. Porém, esses desafios extras não são nada desafiadores e podem ser resolvidos rapidamente.
Quando comecei a jogar Nocturnal, pensei que talvez o combate pudesse compensar a repetição do jogo, no entanto, ele apenas aumentou o meu desejo de finalizar o mais rápido possível.
Aqui você não tem muitas opções de ataques ou habilidades. Conforme se avança no jogo, o máximo que Ardeshir, o herói do jogo, terá para se defender é uma faca que pode ser arremessada e um golpe flamejante. Não espere nada mais que isso.
A árvore de habilidades é bem simples e não entrega nada “uau” ao jogador. Tudo que você tem é o aumento de HP e do dano da arma com fogo, além da melhoria do fator de cura e claro, o golpe flamejante mencionado anteriormente. Como você pode ver, é um jogo com uma proposta simples e que não entrega muita variedade, mesmo sendo lindo e tendo um bom potencial.
Nocturnal é um jogo extremamente curto. Se você for rápido – e não morrer -, consegue terminá-lo em até duas horas, no máximo três. Existe até mesmo um modo de speedrun para que o jogador tente zerar o jogo num tempo ainda menor.
O jogo não possui platina e é extremamente simples. Pelo valor cobrado, é melhor você investir no DLC de Horizon Forbidden West ou em algum outro título que valha a pena, por exemplo. Isso significa que Nocturnal é ruim? Não necessariamente. Mas é melhor você esperar uma promoção antes de entrar de cabeça nesse mundo obscuro.
Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela Dear Villagers.
Veredito
Nocturnal é um jogo bonito e carismático, mas a falta de conteúdos, a curta duração e a repetição acabam tornando o título dispensável pelo preço atual. É melhor esperar uma boa promoção para se arriscar aqui.
Nocturnal is a beautiful and charismatic game, but the lack of content, the short duration and the repetition end up making the title expendable at the current price. It’s better to wait for a sale.
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