Neon Chrome

Facebook
Twitter
WhatsApp

Roguelikes são um gênero muito único. Seja pelo alto nível de dificuldade e desafio ou o quanto estimulam os jogadores a aprenderem e se adaptarem mais do que a maioria dos jogos exige, um roguelike bem desenvolvido é um dos jogos mais fáceis de se envolver por horas a fio e se sentir recompensado por cada pequeno progresso conquistado.

Neon Chrome, jogo desenvolvido pela 10Tons LTD e lançado para PlayStation 4 é mais um desses ótimos roguelikes que têm passado a povoar mais e mais os consoles da Sony. Iniciar uma sessão dele é contar com horas e mais horas de diversão caótica enquanto se avança por vários andares, que em momento algum passa a ser monótona.

Com uma visão top-down e mecânicas de tiro com os dois analógicos (o esquerdo para se movimentar e o direito para atirar), o que falta a Neon Chrome de originalidade sobra em qualidade e acabamento, sendo um jogo que está muito confortável no PS4 e que faz bom uso das capacidades da plataforma para entregar um produto impressionante.

Colocando o jogador em um futuro cyberpunk que bebe muito de obras populares como Matrix, Dredd e Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?, o jogador controla diversos soldados com uma única tarefa: derrotar o Overseer, vilão que planeja construir uma sociedade de seres tecnologicamente melhorados sob o total controle dele. Convenientemente, o vilão se coloca no último andar da torre de sua empresa e o jogador precisa derrotar milhares de soldados e vários sub-chefes para finalmente atingir o seu objetivo.

São 30 andares gerados aleatoriamente, como todo bom roguelike, através dos quais o jogador irá liberar diversas melhorias, tanto de armas, quanto habilidades especiais e melhoramentos para o personagem, seja do aumento da velocidade de recarregamento da arma a equipamentos que dão choque em inimigos que se aproximam. As armas variam entre pistolas, rifles, sub-metralhadoras e shotguns, cada uma com diferentes níveis e existem habilidades, como ondas de choque e lança-foguetes.

Cada morte (e vão haver várias delas) permite que o jogador mantenha todo o dinheiro acumulado na tentativa anterior e o use para comprar equipamentos, hacks ou melhorias antes de uma nova tentativa, o que permite com que, além da melhoria do próprio jogador ao dominar um pouco mais o jogo a cada nova fase, o jogo em si o permita se tornar mais poderoso e, assim, mais capaz de avançar nas fases que ficam progressivamente mais complicadas.

É possível ainda escolher entre três diferentes soldados antes de cada tentativa, cada qual com sua classe e set de habilidades especiais e arma inicial, como hackers (que podem abrir baús e salas exclusivas) ou assassinos (que ficam invisíveis nas sombras), conhecer cada classe e saber com qual o jogador se dá melhor é fundamental para conseguir chegar ao final de Neon Chrome.

Muitas dessas características lembram um dos mais conhecidos e populares roguelikes para plataformas Sony, Rogue Legacy, e esse é um dos maiores elogios que se pode fazer a Neon Chrome. É um jogo tão bem feito e bem sucedido em sua proposta quanto Rogue Legacy, mesmo que mecanica e visualmente sejam jogos bem diferentes. Os chefes são muito desafiadores, cada inimigo tem suas particularidades e formas diferentes de enfrentá-los e em momento algum o jogo se torna chato ou frustrante, mesmo que seja necessário uma certa quantidade de “grind” para avançar.

Tudo no jogo é bem acertado, das mecânicas intuitivas e responsivas, à forma como as armas têm um feel diferente e o quão prazeroso é atirar (é difícil dizer que uma arma é ruim ou não funciona) e os combates são um show visual a parte. Neon Chrome executa com perfeição a proposta cyberpunk dele e parece saído direto da imaginação de um autor dos anos 80, com uma trilha sonora que te mantém sempre imerso e tenso e preparado pros desafios que vem a cada novo andar. É uma pena que o framerate não seja tão alto e em raros momentos chegue a cair dos 30fps em que ele costuma rodar, o que acaba atrapalhando num jogo tão frenético quanto ele.

No geral, Neon Chrome é um jogo maravilhoso e que deve agradar a todos os fãs de roguelikes e principalmente aos de jogos de tiro com duas alavancas. É possível ainda jogar com outros 3 amigos presencialmente (a falta de co-op online é uma pena), o que o torna ainda mais divertido. É um jogo cheio de longevidade e que é possível de se imaginar voltando a ele por algumas horas só pelo desafio e diversão.

Veredito

Fã de roguelikes? Neon Chrome é um jogo obrigatório para você. É um ótimo indie e que entra com facilidade no rol de melhores jogos independentes disponíveis para plataformas Sony.

Jogo analisado com código fornecido pela 10Tons LTD.

Veredito

85

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

[lightweight-accordion title="Veredict"][/lightweight-accordion]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo