NBA 2K25 – Review

Facebook
Twitter
WhatsApp

É um tanto chocante a capacidade da Visual Concepts de continuar a evoluir a série NBA 2K após tantos anos. Mesmo com os ciclos reduzidos de desenvolvimento enfrentados por jogos de esporte e a constante necessidade de se manter esses jogos sendo atualizados quase que simultaneamente com o andar das temporadas. Ainda assim, cada novo ano trás uma experiência mais rica, construindo sobre os pontos centrais da edição anterior.

Essa talvez seja a melhor forma de explicar o que é NBA 2K25. Nenhuma série de esportes constrói tão bem sobre seus elementos centrais quanto o simulador de basquete da 2K, muito graças à excepcionalidade da ação dentro das quadras que, de alguma forma, é elevada a um novo e excepcional nível na edição deste ano.

Movida pela sua grande novidade, o novo sistema chamado de ProPLAY, sistema da Visual Concepts dedicado a capturar vídeos das partidas reais da NBA e transformá-las em animações mais próximas das reais possíveis e, consequentemente, um gameplay mais responsivo e imersivo. É um sistema que enriquece basicamente cada pequeno detalhe do jogo, entregando mais do que só modelos de jogadores mais reais, mas uma fluidez e beleza digno de um dos esportes mais explosivos e belos de se ver.

NBA 2K25

Com essa adição, a quantidade de dribles, animações de arremesso únicas dos jogadores e até mesmo a movimentação sem a bola aumentaram, tornando tudo mais realista em relação ao já excepcional nível que a série vem demonstrando nos últimos anos. Junto com esse aumento de animações vem também a inclusão de um novo estilo de arremesso mais adequado para o que o jogador está vendo em quadra.

Chamado de Pro Stick Rhythm Shooting, é uma evolução do Pro Stick que te permite usar o analógico direito para iniciar um arremesso puxando para baixo e concluir a movimentação no mesmo ritmo da animação de arremesso empurrando o analógico para cima. É um modo de arremesso bem mais complexo do que os que já existiam no jogo, mas um que auxilia bastante no aumento da imersão graças à sincronia entre o movimento do seu dedo e o que está acontecendo na tela e, ao que parece, usá-lo trará resultados melhores do que os métodos tradicionais.

Dito isso, a inclusão de um sistema de customização dos seus arremessos é algo muito bem-vindo, permitindo agora que o jogador customize pequenos detalhes como o timing dos seus arremessos, bandejas e arremessos livres até pequenos efeitos visuais que te permitem uma sincronia melhor com o seu arremesso. É o tipo de coisa que poucos jogadores vão usar além dos mais apaixonados e dedicados, mas é um importante reflexo da atenção que a Visual Concepts tem com a comunidade.

NBA 2K25 Jayson Tatum First Look

Apesar de não parecer, dado o status atual da NBA, nem só de ataque vive um esporte e defensivamente o jogo parece mais afiado também. Contestar arremessos parece mais funcional e tendo um impacto maior no resultado deles e a movimentação e cobertura, especialmente em rotações defensivas, parece realmente funcionar dessa vez, algo que me surpreendeu bastante visto que esse sempre foi o meu ponto fraco.

Em termos gráficos a 2K segue fazendo algo que parece impossível ano após ano e melhorando a qualidade dos modelos dos jogadores. Não só eles parecem mais reais, mas a movimentação deles mesmo fora da ação dentro de quadra parece mais natural. A ambientação também segue sendo algo fenomenal, funcionando de forma absurda desde as partidas em ginásios de ensino médio e quadras de rua do MyCAREER até o ápice de uma final da NBA.

Infelizmente, para o quanto NBA 2K25 faz para evoluir as suas excepcionais e notórias qualidades, ela também o faz para exacerbar os seus problemas. Nada mais emblemático do que isso do que o popular MyCAREER e, se você vem acompanhando a série desde que ela chegou a atual geração, já deve imaginar exatamente o tipo de incômodo que você irá encontrar por aqui.

NBA 2K25 A'ja Wilson First Look

Analisando por cima, há várias qualidade no modo. A narrativa por trás dele é divertida, fazendo com que a experiência central, que é levar o seu próprio jogador ao ápice da NBA, seja bastante recompensadora. A quantidade de opções tanto de customização quanto de atividades secundárias disponíveis no mundo do jogo segue crescendo, com ajustes sendo feitos para tornar a navegação pela cidade melhor. A possibilidade de pular entre partidas solo e competições multiplayer de forma rápida e intuitiva é incomparável com outros jogos do gênero.

Mas tudo isso vai por terra quando você considera que, a cada ano, MyCAREER segue se tornando cada vez mais e mais um MMO pay-to-win, no qual você precisará investir muito dinheiro em microtransações para ter um jogador minimamente competente para jogar online ou dedicar uma quantidade descabida de tempo, digna de um trabalho em tempo integral, para conseguir competir com outros jogadores. Considere ainda que o mesmo recurso de evolução do seu jogador é necessário para comprar itens cosméticos bastante caros e a situação só se agrava. Basicamente faz com que, apesar de todas as qualidades, seja quase impossível recomendar o modo em sã consciência para quem gostaria de aproveitar suas várias nuances e não só a parte central do modo.

Apesar desses problemas, ainda é bem possível se divertir com o MyCAREER, especialmente considerando a inclusão de vários antigos MyPARK ao longo do ano, e, caso você queira focar em outros modos, bem, NBA 2K25 traz uma excelente variedade deles. MyTEAM traz quatro novos modos de jogo, adicionando ainda mais variedade ao modo de coleção de cartas da franquia, ainda mais enriquecido pelo há muito tempo aguardado retorno do Auction House.

NBA 2K25 Vince Carter First Look

The W, o modo dedicado a WNBA, volta ainda mais rico, refletindo a crescente popularidade da liga feminina de basquete, especialmente com a entrada de novas estrelas que tomaram a liga de assalto como Caitlin Clark, vindo de todo o seu sucesso no último March Madness, Angel Reese, Kamilla Cardoso e todo o hall de excelentes atletas que já faziam parte dela. O The Pursuit of Greatness também funciona bastante bem, sendo um modo história mais tradicional e merece a atenção dos jogadores.

A grande novidade do MyNBA é a inclusão de uma nova era refletindo o período mais recente da liga. Por mais estranho que seja pensar que já fazem oito anos que ela começou, a inclusão da “The Steph Era”, com seu marco inicial sendo a temporada 2016/17, com a chegada de Kevin Durant aos Golden State Warriors e o título daquele ano. É uma adição valiosa e permite aos jogadores reimaginar como os últimos anos teriam acontecido se um ou outro dominó tivesse se encaixado de forma diferente como, por exemplo, o que seria da liga se Jaysom Tatum fosse draftado pelos Lakers e não pelos Celtics?

No entanto, nada é tão especial nesse ano quanto o retorno do MyGM. Trazendo uma experiência totalmente revista em relação às suas últimas versões, sendo basicamente um RPG de gerenciamento, com o jogador podendo escolher o background do seu GM, decidindo como focar sua evolução e como isso afetará a evolução do seu time. Cada histórico possui suas próprias vantagens, Perks exclusivos que ajudarão na performance do seu time. Ser um ex-jogador ajuda a manter uma moral melhor, enquanto um Closer é mais eficiente em negociar trocas com outros times.

NBA 2K25

O novo MyGM é, em resumo, uma experiência excepcionalmente divertida e variada, sendo mais do que suficiente para prender o jogador por dezenas de horas por conta própria. Não só suas decisões são diferentes a depender do seu background, mas as escolhas de melhorias a serem desbloqueadas também vão moldando o seu jeito de jogar o modo. Junte a isso a inclusão de conversas mais variadas com jogadores, técnicos e outros GMs, sistemas mais intuitivos de gerenciamento do seu staff e tudo se encaixa para entregar uma experiência bem empolgante.

Assim, na somatória das suas várias partes, NBA 2K25 ainda é um jogo excepcionalmente recomendável para fãs de basquete, ainda que o MyCAREER/The City siga sendo imensamente afetado pelo excesso de microtransações. Se você conseguir superar isso, não se importar ou optar só por focar nos demais modos, o jogo é um simulador esportivo excepcional que mais do que faz valer as horas gastas com ele.

Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela 2K Sports.

Veredito

NBA 2K25 é um simulador imensamente divertido dentro das quadras com uma vasta quantidade de modos para prender o jogador. Infelizmente, suas microtransações continuam sendo um grande ponto negativo em um pacote que, apesar de não revolucionar a roda, segue entregando tudo que um fã de basquete precisa.

80

NBA 2K25

Fabricante: Visual Concepts

Plataforma: PS4 / PS5

Gênero: Esportes

Distribuidora: 2K Sports

Lançamento: 04/09/2024

Dublado: Não

Legendado: Não

Troféus: Sim (inclusive Platina)

Comprar na

[lightweight-accordion title="Veredict"]

NBA 2K25 is an immensely fun simulator inside the court with a huge amount of modes to keep players engaged. Unfortunately, its microtransactions still are a major negative point in a package that, despite not revolutionizing the game, continues to deliver everything a basketball fan needs.

[/lightweight-accordion]

NBA 2K25 is an immensely fun simulator inside the court with a huge amount of modes to keep players engaged. Unfortunately, its microtransactions still are a major negative point in a package that, despite not revolutionizing the game, continues to deliver everything a basketball fan needs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo