Você provavelmente já deve ter ouvido falar da franquia Overcooked! que deu um novo significado à palavra caos com seu estilo de jogo que mistura ação com um bom simulador de cozinha e é considerado para muitos um dos melhores multiplayers dos últimos tempos. E já que só cozinhar não é o bastante, que tal também um pouco de caos fazendo mudanças? A Team17, mesma publisher da franquia, junto com a desenvolvedora DevM Games retornam com o formato em Moving Out.
A premissa do jogo é bem simples: você faz parte da equipe de uma empresa de mudanças e precisa remover todos os objetos pedidos de um imóvel para o caminhão de frete. A corrida contra o tempo é primordial para se conseguir a medalha de ouro em cada nível. Não retire tudo até o fim do tempo e você irá falhar a fase e precisará fazer tudo novamente, já que a mudança só é concretizada com todos os itens necessários no caminhão.
Mas como a palavra chave para este tipo de jogo é “caos”, certamente não seria apenas isso. O primeiro grande problema que você enfrentará é fazer tudo caber no caminhão. Alguns itens grandes como camas, sofás em L ou geladeiras podem ser uma verdadeira dor de cabeça, já que enquanto o item não estiver praticamente todo dentro, ele não constará como entregue. Ou seja, de nada adianta o desespero de pegar tudo e jogar no caminhão, já que será necessário fazer um verdadeiro tetrix para tudo encaixar. Esse problema já começa desde a primeira casa a se fazer mudança.
Conforme esperado, ao ir avançando nas fases a dificuldade vai aumentando e mais fatores complexos vão surgindo. Em alguns casos é preciso atravessar a rua, fugir de fantasmas, pular por uma piscina, tomar cuidado para não ser esmagado e/ou cortado em uma fábrica, ser queimado por ácido ou até mesmo cair do espaço sideral. Apenas coisas comuns do dia a dia de uma equipe de frete. A diversidade de desafios durante o jogo que o tornam divertido e desafiador, sem ficar repetitivo até o fim.
Para quem gosta de uma dificuldade extra, além da pontuação que pode chegar a ouro, após completar o nível pela primeira vez três desafios são revelados para serem concluídos durante a entrega. Existe a chance de você completar todos já na primeira tentativa sem nem saber que estava fazendo, mas na grande maioria dos casos será necessário fazer novas rodadas, já que alguns deles são bem específicos como “quebre todas as janelas”, “não quebre nenhuma janela” ou “entregue todos os itens X na ordem Y”.
O “mapa-múndi” do jogo é uma grande cidade que você vai visitando os imóveis com o seu caminhão de mudança. Ao se conseguir um certo número de pontuações ouro ou de desafios extras completados, cenários especiais são liberados para se acessar no arcade ou na loja de vídeos. Neste cenários não há classificação de pontuação, apenas sendo necessário o término. Para os que gostam de fazer realmente tudo jogo, ainda existe a opção de encontrar um console clássico escondido em toda fase e também os trophys de bater em todas as caixas de correio e sentar em todas as privadas dos locais.
Apesar do título chamar atenção pelo multiplayer, Moving Out também funciona muito bem sozinho. Jogamos do início ao fim ao vivo em nosso canal na Twitch e foram muitas horas de diversão. A dificuldade é adaptada de acordo com a quantidade de pessoas no momento, modificando principalmente a quantidade de itens pesados a se levar e também alterando o tempo. Ao contrário de Overcooked que você contra dois personagens simultaneamente, neste jogo você fará a mudança sozinho. Os objetos grandes que normalmente precisariam de duas pessoas poderão ser arrastados para o caminhão (sem a possibilidade de carregar e atirar).
Infelizmente não existe um modo online em Moving Out e todo o multiplayer do jogo precisa ser local. Pensando no período atual de quarentena, com certeza é um ponto negativo, já que muitas pessoas não terão como ter uma companhia para o jogo. Para esta análise utilizamos a função de share play do próprio Playstation 4 e conseguimos utilizá-lo sem problemas no console ou lag. Caso você possua um conexão de internet com uma taxa de upload elevada, essa pode ser uma boa opção para se ter a experiência completa. Garantimos que terá gritaria e caos da mesma forma que se estivessem no mesmo sofá.
Um ponto alto do jogo é a acessibilidade. Há um menu onde você pode adaptar além de opções visuais, como o tamanho da fonte ou colocar em um formato melhor legível para disléxicos, também há como “facilitar” o jogo, como por exemplo aumentando o tempo disponível para se completar uma fase. Desta forma, pessoas de todas as idades e com alguma dificuldade motora conseguem desfrutar de Moving Out utilizando uma jogabilidade habilidade. Além disso, mostrando ainda que se importam com a inclusão, todos os personagens do jogo podem ser customizados como cadeirantes. Parabéns a toda equipe envolvida pela ação de acessibilidade. Pequenos detalhes que fazem a diferença para muitas pessoas.
No geral, Moving Out é exatamente aquilo que se propõe a fazer e garante muitas horas de diversão, especialmente para quem gosta de completar cada pequeno desafio disponível. Para aqueles que ainda ficam não dúvida sobre o título, há uma demo gratuita na PS Store onde estão liberadas além do tutorial mais duas fases, a primeira e uma que possui alguns obstáculos extras como carros e um rio. Apenas com a demo já é possível perceber que o jogo vale a pena o investimento para se jogar com os amigos.
Jogo analisado no PS4 Pro com código fornecido pela Team17.
Veredito
Moving Out traz um conceito acessível e adaptável para todo o tipo de público, entregando um excelente multiplayer caótico e também um ótimo jogo para se desafiar sozinho, garantindo muitas horas de diversão.
Moving out brings an accessible and adaptable concept to all types of audiences, delivering an excellent chaotic multiplayer experience as well a great game to challenge by yourself, guaranteeing many hours of fun.
[/lightweight-accordion]