Minecraft: Story Mode – 2ª Temporada, Episódio 1

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É inegável que Minecraft continua sendo uma franquia que movimenta muito dinheiro. Isso provavelmente também é verdade para a versão narrativa criada pela Telltale. Enquanto títulos como The Wolf Among Us e Game of Thrones estão aguardando uma sequência há tempos, Minecraft: Story Mode inicia sua segunda temporada menos de um ano após a conclusão da primeira.

Poderíamos considerar esta como sendo uma terceira temporada, visto que a primeira encerrou a história no quarto episódio e foi incrementada por outros três episódios, os quais, juntamente com o quinto, eram histórias curtas, autocontidas, narrando aventuras extras de Jesse e seus amigos, já heróis consolidados como membros da Ordem da Pedra.

A história continua seguindo a jornada de Jesse – cujo gênero e cor da pele são escolhidos pelo jogador –, e seu grupo de heróis, alguns anos depois dos eventos da temporada anterior. Sem nenhum perigoso vilão querendo dominar o mundo para enfrentar, cada membro da Ordem da Pedra seguiu com sua vida, mudando-se de cidade e tocando uma rotina um tanto quanto tediosa e sem muitas emoções.

Isso acaba mudando quando Petra convida Jesse e a gangue para uma investigação nas minas da Vila do Sinal (Beacontown). Infelizmente, apenas Jesse atende ao chamado, enquanto os outros membros passam a vez, ocupados com suas novas responsabilidades. Como toda grande aventura, o que era para ser uma missão simples termina em algo muito maior. Jesse encontra uma manopla de prismarinho que sussurra seu nome e que, quando equipada, não sai mais de sua mão.

De modo a descobrir mais sobre a manopla de prismarinho e o que fazer para se livrar dela, Jesse e Petra, junto de dois novos personagens, Jack (um caçador de tesouros) e Nurm (um aldeão – NPC de Minecraft) desbravam territórios inexplorados do mundo e um templo debaixo da água. Logicamente, isso dá início a uma nova jornada e ao despertar de um novo perigo.

Apesar de um episódio que pode se estender por mais de duas horas, a história demora muito a engrenar, sendo bem maçante, sem emoção e com pouco espaço para humor. Ela também é preenchida por alguns mini-arcos que provavelmente farão mais sentido nos próximos episódios. Somente perto do final, principalmente durante a exploração do templo d'água é que a narrativa ganha algum fôlego e fica mais animada.

Aqueles que não jogaram a primeira temporada poderão começar sua jornada a partir desta, já que a trama do jogo não é assim tão complexa e a história é nova, sendo que muitos dos personagens da temporada anterior (infelizmente) fazem uma aparição curta ou são apenas mencionados. Além disso, um pequeno resumo é feito de uma forma criativa logo no início, dando um contexto mínimo para novos jogadores.

Já para aqueles que experimentaram a primeira temporada, o jogo permite continuar a jornada mantendo as decisões tomadas anteriormente. Isso pode ser feito importando o arquivo salvo do jogo anterior ou por meio de um "reconstrutor", um questionário que o jogador responde com as principais decisões tomadas (algo semelhante ao que foi implementado na terceira temporada de The Walking Dead). Neste episódio, no entanto, as mudanças foram bem sutis, limitando-se a uma ou outra alteração estética no cenário, e espero muito que isso melhore nos próximos.

A Telltale trouxe duas pequenas melhorias estruturais que provavelmente serão refletidas em outros títulos da desenvolvedora. A primeira delas é agora ser possível escolher dentre diferentes línguas para as legendas em um menu no próprio jogo, sendo que as legendas são atualizadas cada vez que o jogo inicia, facilitando a correção de problemas de localização (que ocorreram constantemente na primeira temporada).

A segunda melhoria é naquela janela de informações que ocasionalmente aparece no canto superior esquerdo da tela, que avisa o jogador quando um personagem irá se lembrar de alguma coisa, por exemplo. A janela agora é mais informativa, deixando bem claro quando uma decisão afeta o andamento da história.

Outra melhoria, relacionada mais a este jogo, é no combate (sim, há momentos de combate). Agora é possível rolar para se esquivar de ataques e o personagem possui uma barra de vigor que vai sendo consumida conforme se ataca. É claro que ainda é algo simples e que não exige proeza do jogador, mas traz uma dinâmica mais divertida à ação, não ficando limitada a QTEs.

Outro aspecto que gostei no episódio foi a possibilidade de finalmente ter um pouco de liberdade e fazer aquilo que é essencial em Minecraft: construir. É uma coisa limitada a apenas uma seção do jogo e com um editor não tão bom, mas dá espaço ao jogador para aplicar sua criatividade em utilizar os famosos bloquinhos e construir algo para chamar de seu.

A desenvolvedora também faz bonito em trazer novamente Stampy Cat e StacyPlays como cameos no jogo. Ambos são Youtubers que fizeram fama jogando Minecraft e que ainda mantêm uma série de vídeos ativas com a franquia. Além deles, outros atores retornam para continuar dando vida a alguns personagens, mantendo a boa atuação da dublagem na série.

Minecraft continua sendo uma alternativa mais leve e sem compromisso dentre os títulos da Telltale, buscando divertir mais do que chocar o jogador – desse modo, comunicando-se bem com o público infanto-juvenil, que no caso é seu público-alvo de fato. Fazendo uma comparação, The Walking Dead seria uma "Tela Quente", enquanto Minecraft ficaria como uma "Sessão da Tarde" da Telltale, e isso não é um demérito, é apenas a direção que cada título toma. Leve isso em mente caso decida embarcar nesta nova história.

Veredito

Jesse e seus amigos retornam para mais uma temporada de aventuras pelos blocos do mundo de Minecraft. Em um período de relativa paz, a Ordem da Pedra acaba ocupando seu tempo com outras responsabilidades, deixando as aventuras como um passatempo cada vez mais relegado. A situação muda quando Jesse e Petra investigam uma mina e uma manopla de prismarinho resolve não desgrudar mais da mão do protagonista. A história demora mais do que devia para engrenar e acaba tendo seu ponto alto somente perto do fim. Jogadores novatos podem começar sua jornada a partir daqui, pois, infelizmente, decisões passadas trazem mudanças bens sutis e estéticas, com personagens importantes deixados para uma aparição curta ou sendo apenas mencionados.

Jogo analisado com código fornecido pela Telltale Games.


 

Veredito

77

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Jesse and friends return for another season of adventures throughout the world of blocks of Minecraft. In a period of relative peace, the Order of the Stone use their time to deal with administrative duties, with adventures being relegated to second plan. The situation changes when Jesse and Petra investigate a mine and a prismarine gauntlet gets stuck on the protagonist’s hand. The story takes longer than it should to get interesting, which happens only towards the end of the episode. New players can start their journey from here, since (unfortunately) decisions from last season only bring subtle and aesthetic changes, and important characters appear for a short moment or are briefly mentioned.

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Jesse and friends return for another season of adventures throughout the world of blocks of Minecraft. In a period of relative peace, the Order of the Stone use their time to deal with administrative duties, with adventures being relegated to second plan. The situation changes when Jesse and Petra investigate a mine and a prismarine gauntlet gets stuck on the protagonist’s hand. The story takes longer than it should to get interesting, which happens only towards the end of the episode. New players can start their journey from here, since (unfortunately) decisions from last season only bring subtle and aesthetic changes, and important characters appear for a short moment or are briefly mentioned.

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