Lemon Cake é um jogo casual onde você simula a administração de uma padaria. Você começa com um local totalmente destruído e abandonado e tem como objetivo abrir a loja, criar deliciosas receitas e servir (bem) todos os seu clientes, além de aos poucos conseguir dar um trato no design do lugar.
Com o apoio de um fantasma que assombra o local, você aprende o básico do que precisa fazer para seguir em Lemon Cake. Não é nada muito complexo. Eu diria que você teria aqui um mix de Overcooked, tirando a parte caótica dos cenários, com algum clássico no estilo Diner Dash, pensando no formato de atender os clientes em mesa de maneira bem rápida. Ah, claro, com alguns upgrades, mais para frente do jogo, também poderá brincar um pouco de fazendinha ao colher seus próprios ingredientes na estufa.
Entendendo como as coisas funcionam, primeiro é preciso ir para o ambiente da loja e abrir a padaria para que os clientes comecem a entrar. Ao receber a primeira pessoa em sua mesa é hora de pegar o pedido e verificar o que ele deseja. A principio você terá um cardápio com apenas três comidas. Deverá então selecionar a que o cliente escolheu, ir para a sala que é a cozinha e prepará-lo. A depender do que for você precisará fazer uma massa ou levar ao forno. Tudo pronto? Entregue o quanto antes para o cliente e assim receber uma gorjeta maior. Limpe a mesa repita o ciclo até o fim do dia.
Você pode fazer algumas outras coisas durante o dia na padaria, como deixar algum prato preparado numa espécie de “mostruário” (necessário comprar um aprimoramento antes), regar plantas (caso tenha alguma), varrer a cozinha (que fica suja o tempo todo) ou colocar a lenha no forno. Em alguns momentos do dia acontece a hora do rush do almoço, onde a padaria fica mais cheia e a melhor coisa a se fazer é ter já os pratos prontos para não perder nenhum cliente. Quando uma pessoa chega e a sua única mesa está cheia, nem adianta correr para liberar espaço. Ele vai andar de um lado pro outro e depois sair da loja.
Existem alguns upgrades que você pode (e deve) fazer em sua padaria. Eles são separados entre os quatro cômodos que existem no jogo: loja, cozinha, estufa e quarto, sendo este último apenas para fins cosméticos. Para liberar esses aprimoramentos é preciso comprá-los com o dinheiro que você ganha durante os dias com suas vendas e ir liberando nas ordens estabelecidas. Então para conseguir a planta que fornece morango, por exemplo, primeiro é preciso comprar a árvore de cacau. A estratégia principal é saber equilibrar a escolha dos upgrades de uma forma que facilite seu gameplay como também aumente um pouco a dificuldade, o que faz render pratos mais caros.
Além de ganhar dinheiro ao vender seus alimentos, em Lemon Cake você ganha certos pontos de experiência fazendo as atividades da loja. Então entregar um prato ao cliente você ganha um pouco, da mesma forma que varrer o chão ou regar uma planta. Esses pontos servem para você subir de nível, que libera uma nova receita sempre que você evolui. É importante prestar atenção no tipo de comida que é (para você ter uma variedade na sua loja) e também se você já tem os aprimoramentos necessários para fazer essa receita. De nada adianta pegar um doce de morango e ainda não ter liberado o upgrade para conseguir a fruta, por exemplo.
Um ponto interessante em Lemon Cake é que você pode personalizar bastante seu personagem. Ele não te dá logo uma opção de escolher o gênero, por exemplo, mas conforme você vai mudando as características do boneco consegue deixá-lo mais no estilo que você deseja, algo bastante inclusivo. Para quem gosta desse visual mais fofo/kawaii, com certeza vai curtir os gráficos e o estilo que escolheram para o título. A ideia é realmente tornar a experiência aconchegante. O título roda fluído já no PS4, sem problemas de performance.
O meu maior problema no jogo está exatamente nesse andamento da evolução. Eu sinto que as coisas simplesmente não andam. Parece que os dias no jogo são iguais e você precisa ficar em busca de um farm eterno por dinheiro para ter um simples upgrade que não necessariamente vai te ajudar a ganhar mais dinheiro. Além de depender de uma evolução lenta para subir de nível e ir liberando novas receitas. É um estilo de jogo que me diverte e por não ser tão caótico, acaba relaxando um pouco (os sons são bem gostosinhos, o que ajuda também), porém, com esse andar lento eu ficava um pouco entediado após certo tempo. Não é algo para se ficar por muitos minutos seguidos na frente da TV. E nem digo horas, digo minutos mesmo. Acho que em nenhum momento consegui ter um momento de jogatina de Lemon Cake que fiquei mais que 60 minutos, algo que seria muito comum quando estou com algum outro título do gênero.
O título possui uma boa localização com legendas em português BR, o que ajuda na hora entender os upgrades ou alguma receita. Lemon Cake Não é um jogo caro, porém vale refletir se é exatamente o estilo que está buscando ou se algum outro do gênero vai lhe agradar mais. Com uma promoção interessante se transforma em um bom título para se ter na biblioteca quando se quer uma distração rápida para relaxar após perder dezenas de vezes para algum chefe difícil em outro game.
Jogo analisado no PS4 Pro com código fornecido pela SOEDESCO.
Veredito
Lemon Cake passa a ideia de um simulador de padaria fofo e relaxante. Vale a pena como uma distração ocasional entre jogos, porém apenas por alguns minutos por dia para não acabar se frustrando com o ritmo lento, que pode tornar a experiência entediante.
Lemon Cake is a cute and relaxing bakery simulator. It’s worth it as an occasional distraction between games, but only for a few minutes a day so you don’t end up getting frustrated with its slow pace, which can make the experience tedious.
[/lightweight-accordion]