Hidden Dragon: Legend

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Hidden Dragon Legend: Shadow Trace é um jogo de hack'n slash e plataforma, com gráficos em 3D e perspectiva 2,5D. Ele foi desenvolvido e publicado pela Oasis Games, uma empresa de origem chinesa responsável por trazer diversos jogos indies orientais para o ocidente, como Koi e Dying Reborn. Entretanto, assim como estes jogos, Hidden Dragon Legend infelizmente dispõe de diversos problemas que acabam por estragar a boa proposta  que o jogo planejava entregar.  

O jogo, assim como Ni-oh, tem como ambientação uma versão fictícia da China imperial e seu enredo gira em torno do jovem Lu, um espadachim prodígio que não possui lembranças sobre seu passado e que busca respostas enquanto persegue os membros de uma maligna organização a ameaçar a paz em todo o país.

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A história de Hidden Dragon Legend é um de seus piores aspectos, sendo completamente clichê, previsível e inundada de inconsistências. Além disso, detalhes que são importantes para o entendimento do enredo são apresentados de forma aleatória durante as diversas telas de loading do game, como se fossem meras curiosidades. Um grande exemplo desta prática é o nome do personagem principal, apenas mencionado em uma destas telas e, caso o jogador não fique atento, irá finalizar o jogo sem nunca sequer ter ouvido algum outro personagem proferir o nome do protagonista. Como se não fosse o suficiente, os personagens ainda não apresentam boas motivações para realizarem seus atos e são muito pouco desenvolvidos, não contribuindo em nada para o enredo do jogo.   

Toda a história é contada por meio de cutscenes exibidas em diversos momentos durante os estágios. Essas cutscenes possuem péssimas animações e diálogos terríveis, transformando uma situação que deveria ser vista pelo jogador com seriedade em algo cômico ao nível de Deadly Premonition. A dublagem é péssima, com vozes sem emoção e capturadas com microfones de baixíssima qualidade, sendo possível escutar ecos e outros ruídos do local de gravação. Não existe emoção nos dubladores em momento algum, dando a impressão de que estão lendo o roteiro em voz alta. Não existe suporte a legendas em português do Brasil, sendo obrigatório um bom nível de conhecimento do inglês.   

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No controle de Lu, o jogador poderá executar movimentos como salto, salto duplo, dash, utilizar um gancho para alcançar locais distantes ou puxar inimigos e atacar. É possível alternar entre golpes fortes, que são lentos, e golpes fracos, que possuem alta velocidade, para derrotar os inimigos e elevar o contador de combos. Assim como em God Of War, a combinação entre golpes fortes e fracos geram movimentos únicos, além de haver a possibilidade de desbloquear novos movimentos com os pontos de experiência obtidos ao eliminar inimigos. A depender do tamanho do combo, são acumulados os chamados "Kill Points", pequenas esferas abaixo da barra de vitalidade que podem ser consumidas para realizar ataques especiais, causando muito dano aos oponentes. Existem diferentes ataques especiais, porém é possível equipar apenas 3 durante os combates.

Lu dispõe de um arsenal de espadas e adagas de arremesso que podem ser obtidos ao se explorar os diversos cenários. Cada arma possui uma quantidade de dano específica, além de um efeito especial como infligir dano extra a inimigos aéreos. Vale lembrar que a animação de ataque de Lu permanece a mesma, independente do tipo de espada utilizada. É possível comprar ou coletar poções espalhadas pelo cenário que irão regenerar certa quantidade de saúde do protagonista, podendo serem acumuladas em no máximo 10. Há ainda uma mecânica adicional chamada de "Sutra", que são diferentes tipos de bônus que podem ser atribuídos a Lu, aumentando seu HP e dano, além de conferir efeitos adicionais. É possível utilizar apenas um Sutra por vez e eles podem sofrer upgrades ao gastar pontos de experiência.

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As mecânicas de combate funcionam muito bem e são o fator chave que prendem a atenção do jogador durante grande parte do game. No entanto, a partir de certo ponto, o combate vai se tornando repetitivo, desgastante e monótono, chegando ao ponto de se resumir a esmagar os botões do controle seguindo o mesmo padrão de golpes, de modo a encerrar os combates rapidamente. Outro grande problema é que as partes de plataforma do jogo não funcionam de forma a diversificar o gameplay e chegam a ser bastante frustrantes por conta de diversos bugs e da falta de um critério fixo na punição do jogador. Isso pode ser visto quando, em certos locais, caímos da borda das plataformas e apenas somos teleportados para um local seguro, sofrendo apenas um dano significativo à vitalidade. Em outros locais somos punidos com morte instantânea, sendo necessário esperar um loading relativamente demorado para tentar superar aquela área, o que pode aumentar mais ainda a frustração. 

A dificuldade do jogo é bastante elevada, com inimigos variados e com diferentes padrões de ataque. As lutas contra chefes são o ápice do jogo e algumas necessitam de várias tentativas para se aprender os padrões de ataque e sair vitorioso do combate. Após o jogo ser finalizado, existe a opção de ir para um new game plus, que funciona de forma semelhante ao visto em Dark Souls: a nova dificuldade será mais elevada, com inimigos tendo mais dano e mais HP.

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Por ter sido desenvolvido utilizando a Unreal Engine os gráficos do jogo são belíssimos, com destaque para as partículas e cenários, que são bastante criativos e incorporam muito bem a cultura e arquitetura chinesa. O modelo dos bosses e do protagonista também seguem este padrão de qualidade, diferente dos inimigos comuns, que são bastante genéricos e semelhantes entre si. Infelizmente, as animações do jogo não foram otimizadas de uma boa forma e por conta disto temos personagens com movimentação robótica e não realista e cutscenes vergonhosas de se assistir. A trilha sonora, por sua vez, é bastante mediana, com os efeitos de som muito pobres e de baixa qualidade.

Com relação a bugs, existem vários: o jogo pode travar em qualquer momento do gameplay, bem como pode interromper sua execução durante cutscenes, sendo necessário reiniciar o game; os efeitos de iluminação piscam em determinadas regiões; a detecção de colisão em certos locais não funciona, fazendo com que o personagem atravesse paredes e o chão; o pulo duplo não responde como deveria, o que leva a saltos imprecisos; a inteligência artificial dos inimigos desliga e eles ficam parados até serem mortos; o contador de combos pode resetar mesmo com você ainda atingindo inimigos com habilidades; texturas não são carregadas da devida forma ou são carregadas com péssima qualidade. Além de tudo, existe ainda um problema de otimização que superaquece o PS4 em determinadas cutscenes, na tela inicial do jogo  ou mesmo se nada estiver acontecendo na tela. Tal problema pode ser prejudicial ao desempenho do hardware do console e precisa ser consertado o quanto antes.

Veredito

Hidden Dragon: Legend é um jogo que, infelizmente, possui diversos problemas técnicos e de performance que, combinados a um péssimo enredo, não conseguem trazer uma boa experiência ao jogador. O jogo necessita de diversos consertos que poderiam vir por meio de patches com o tempo, por isso é recomendado esperar um posicionamento da empresa com relação a isso antes de adquirir o game, de modo a evitar possíveis decepções.

Jogo analisado com cópia digital fornecido pela Oasis Games.

Veredito

45

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Hidden Dragon: Legend has a lot of technical and perfomance issues. Combined with its bad writing, it is going to be a bad experience for any player. The game needs a lot of fixes that could come with an update patch. So, with that in mind, you have been warned.

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Hidden Dragon: Legend has a lot of technical and perfomance issues. Combined with its bad writing, it is going to be a bad experience for any player. The game needs a lot of fixes that could come with an update patch. So, with that in mind, you have been warned.

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