Dizer que o último jogo da série Gundam Breaker foi uma decepção é um gigantesco eufemismo. Embora o jogo tivesse uma série de boas ideias, todas pareciam subdesenvolvidas, deixando muito à desejar seja para novos jogadores interessados a pular no fascinante mundo de Gunpla, sejam para jogadores já com uma grande experiência é rodagem nos jogos anteriores da série (ou que tenham pulado de cabeça no apaixonante mundo dos bonecos reais).
E é justamente por isso que Gundam Breaker 4 não poderia errar. Prometendo um retorno às raízes da franquia após oito anos desde o lançamento de New Gundam Breaker, com uma abordagem mais próxima do que havia sido visto nos três jogos originais, focada em um gameplay mais rápido e fluido focado no combate direto ao invés das partidas serem sobre completar objetivos e subir de nível.
Essa abordagem faz com que Gundam Breaker 4 seja um sucesso tremendo. Fugindo da abordagem mais shonen vista em NGB, ele não só recria elementos clássicos dessa sub-franquia, revivendo elementos que cativaram os fãs no modo história de Gundam Breaker 3, mas tudo isso visando entregar uma experiência muito mais ágil e moderna.
O jogo gira em torno de um hub central através do qual os jogadores podem participar de missões, encontrar com seus amigos em partidas online e gerenciar seus diferentes Gunplas, seja construindo-os com peças adquiridas em combate ou comprando-as na loja disponível no lobby. Aqui você é… Você. Bem, um protagonista silencioso que funciona de avatar para o jogador em um servidor online de Gunpla Battle (ou GB4), um popular eSport no qual construtores de Gunpla podem digitalizar os seus modelos e participar de intensas batalhas online.
Ao longo da sua jornada, você irá conhecer outros jogadores que estão participando do beta de GB4 e se tornaram seus amigos e rivais, além de, é claro, um bom e velho plot sobre mistérios dentro do jogo, como quem está de fato controlando as IAs existentes no mundo de GB4 e quem são os sinistros rivais planejando acabar com a diversão de todo mundo nesse universo fictício em que as pessoas são totalmente obcecadas por Gundam.
Honestamente, o plot é relativamente simples e direto, servindo muito como um grande tutorial para te preparar o que realmente importa que são os modos online de jogo. Ainda assim, ele entrega a diversão leve que se espera de um Gundam Breaker, graças a personagens bem escritos, mesmo que em momento algum tente entregar a complexidade e riqueza de outras mídias em que a série está presente. Se você chegou a jogar algum dos três jogos originais (que infelizmente não chegaram ao Ocidente oficialmente) ou assistiu algo como Gundam Build Fighters e Gundam Build Divers vai se sentir em casa.
Dito isso, é importante dizer que, tecnicamente, o jogo é uma sequência direta da história de Gundam Breaker 3 e Gundam Breaker Mobile, se passando no mesmo universo e trazendo vários personagens deles. O jogo é bem acessível para novatos e faz um ótimo trabalho de explicar quem é quem (e digo isso como alguém que não jogou nenhum dos dois títulos), mas, caso queira entender toda a narrativa a fundo, a história foi resumida num curto anime de 06 episódios chamado Gundam Breaker Battlogue disponível no canal oficial de Gundam no YouTube (e que juntos têm cerca de uma hora de duração).
Por mais divertida que a história seja, a parte principal de Gundam Breaker 4 é o seu combate e é nele que o jogo realmente brilha. Como mencionado, a estrutura do jogo abandona completamente o sistema de objetivos de NGB, ao invés focando no que realmente importa: derrotar dezenas de inimigos e provar que o seu Gunpla é o melhor de todos.
A maior parte das batalhas no modo história giram em torno de derrotar sequências de ondas de inimigos, com cada missão tendo alguma variação envolvendo derrotar inimigos específicos, proteger um HLV ou derrotar todas as ondas e um chefe ao final. As missões são rápidas e imensamente divertidas, com muito do foco sendo voltado para manter a sua barra de combo ativa já que, quanto maior ela ficar, mais buffs o jogador recebe, o que aumenta a frequência e qualidade das peças obtidas, dano e etc. Ao final de cada missão, você recebe recompensas baseadas no seu ranking, que é medido baseado na velocidade de conclusão e quantas peças você conseguiu arrancar dos seus adversários.
O combate é imensamente divertido e intenso, com as missões funcionando excepcionalmente bem graças a um looping de gameplay muito simples mas que comprovadamente funciona: tudo aqui é sobre derrotar inimigos, ganhar peças mais poderosas para derrotar mais inimigos para ganhar peças ainda mais poderosas. Embora o combate em si seja bastante intuitivo e até simples, com cada Gunpla podendo equipar uma arma branca e uma arma de fogo em cada mão.
Isso significa que, como não há restrições sobre quais peças podem ser encaixadas em cada Gunpla, você tem uma quantidade imensa de opções de customização e que afetam o gameplay diretamente. Embora customizações como cores e decalques sejam mais sobre o estilo que você apresenta ao lutar, as armas e peças que você escolhe são sobre o seu estilo de luta. Isso significa que você pode livremente escolher priorizar armas que aumentarão o seu combo ou armas que são melhores para arrancar peças ou um equilíbrio entre ambos. Tudo fica de acordo com a sua preferência.
Não obstante, como dito, o combate seja bem legal, onde o jogo brilha realmente são nos combates contra os chefes das missões, os chamados Perfect Grade. Nelas é necessário usar tudo de melhor que o seu arsenal tiver, inclusive o uso de habilidades EX e OP. Essas são habilidades especiais acessíveis com L1 ou R1 e um dos botões de face, sendo possível ter 08 habilidades OP e 04 EX de uma vez só. Elas estão atreladas às peças equipadas no seu Gunpla, então é fundamental ver cada detalhe delas para ter certeza que você estará preparado para cada tipo de situação.
Cabe apontar aqui que, embora o modo história seja bem divertido e fundamental para ganhar peças para construir o seu Gunpla (inclusive rejogar as missões em dificuldades superiores), o jogo tem um pós-game bem substancial, com novas missões disponíveis para destravar peças específicas e continuar a customizar o seu Gunpla. Nesse aspecto, Gundam Breaker 4 traz a maior quantidade de kits da história da franquia, incluindo pela primeira vez Gunplas SD, além das já mencionadas possibilidades de equipar duas armas brancas pela primeira vez e a customização dos braços de forma separada.
O modo multiplayer online é voltado para a ação cooperativa, sendo possível montar equipes de três jogadores para enfrentar missões ainda mais desafiadoras do que as do modo história, cabendo aos jogadores se organizarem e criarem estratégias que melhor tirem proveito das vantagens de cada para vencer essas missões e ganhar ainda mais peças para customizar o seu Gunpla.
Importante mencionar também que não tivemos problemas com a performance do jogo em momento algum, com o jogo rodando perfeitamente bem no PS5 e sendo uma bela experiência visual em termos de efeitos dos golpes e dos modelos dos Gunplas. Os cenários em si acabam não tendo muito destaque, mas funcionam bem o suficiente. Por fim, cabe dizer que o jogo está inteiramente dublado em japonês e inglês e com legendas em português brasileiro, algo muito bem-vindo para os fãs de Gundam por aqui.
E, é claro, não seria um bom jogo de Gunpla se ele não viesse com um rico Modo Diorama e um Photo Mode a serem explorados, com uma quantidade imensa de presets que vão sendo desbloqueados ao longo do jogo. É impossível medir a quantidade de tempo que é possível passar simplesmente brincando com todas as opções disponíveis aqui, com cenários icônicos da série, poses lendárias e tudo mais à disposição para customizar os seus visuais.
Dito tudo isso, Gundam Breaker 4 é um excepcional retorno à forma para a série, corrigindo todos os erros cometidos no seu título anterior e entregando exatamente a experiência que os fãs da franquia buscam. Mesmo com todas as várias outras tentativas em gêneros distintos, ainda é em jogos de ação como esse que Gundam está em sua melhor forma (talvez salvo pelos RPGs de Estratégia) e este é um título que demonstra exatamente o porquê.
Portanto, quer seja você um fã obcecado por Gunplas que já se rendeu ao processo de montagem física deles, um adorador das histórias contadas em outras mídias com a mais icônica das séries de robôs gigantes e tem curiosidade sobre Gunpla ou só mesmo alguém que quer um jogo de ação leve com robôs gigantes e curte os designs da série, você encontrará o que busca aqui. Gundam Breaker 4 é a perfeita dose de diversão para alegrar os dias de qualquer fã de mechas.
Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela Bandai Namco.
Veredito
Gundam Breaker 4 é uma bela recuperação de uma franquia que havia se perdido completamente em seu último lançamento. Traz um combate imensamente divertido, milhares de opções de customização, um considerável modo Diorama e uma história que agradará aos fãs da série. É o título definitivo para os fãs de Gunpla.
Gundam Breaker 4 is an amazing recovery of a franchise that had completely lost its way in its last release. It features immensely fun combat, tons of customization options, a sizable Diorama mode, and a story that will please fans of the series. It’s the definitive title for Gunpla fans.
[/lightweight-accordion]