Sabe Robin Hood? Sim, ele mesmo, aquele personagem antigo que rouba dos ricos para dar aos pobres. Gangs of Sherwood é o novo jogo produzido pela Appeal Studios e distribuído pela Nacon, lançado no último dia 30 de novembro depois de duas vezes adiado, e tem como protagonista o ladrão conhecido por todos.
Sob a influência das Pedras Filosofais, as forças do Xerife de Nottingham prosperam, alcançando uma potência nunca antes vista e oprimindo a população inglesa. De Sherwood ao imponente castelo flutuante do Xerife, o trajeto encontra-se obstruído por poderosos inimigos e máquinas de guerra que tornarão a jornada de Robin Hood e seu grupo bastante desafiadora.
Apesar de obviamente ter ouvido falar do personagem principal (apenas ele, e nenhum outro), eu particularmente não tinha mais nenhum conhecimento a respeito do universo dessa história. Sendo assim, foi impossível ligar o nome do jogo ao famoso Robin, e imagino que esse possa ter sido o caso de muitas outras pessoas.
Gangs of Sherwood é composto por vários atos, divididos em missões. Estas não precisam ser completadas pelo mesmo personagem, então você poderá escolher diferentes protagonistas para realizá-las — e repeti-las depois se assim desejar. Você ficará em uma base, e ao escolher uma missão, deverá se dirigir a um canto da base onde a história será contada através de bonecos semelhantes a fantoches. Só então você será “teletransportado” para o local real de início da missão.
Como esta título é focado em ação, tudo é extremamente simples. Não existem puzzles, e a todo momento seu objetivo é mostrado por um indicador na tela, que te diz exatamente que direção seguir e a distância que falta para chegar lá. Eu achei isso bastante positivo, já que saber o que fazer e para onde ir o tempo todo impede eventuais travamentos em sua aventura.
Gangs of Sherwood é um jogo bastante versátil e democrático. Não existe uma única forma certa de jogar. Se vc gosta de partir com tudo pra cima dos inimigos, tem um personagem com essa característica pra você. Se prefere ficar lançando golpes à distância, seu estilo está presente também. Se curte ataques pesados e demorados, vai se encontrar por aqui. E até se preferir ficar de boas por trás, dando suporte aos companheiros, adivinha só? Sim, aqui também é seu lugar. Sabendo seu estilo de jogo, você poderá escolher entre Robin, Marian, Frei Tuck ou João Pequeno.
Durante sua aventura, você vai se deparar com locais onde só será possível passar com um ou outro determinado personagem, de acordo com suas habilidades. E além de diferentes estilos, há também inúmeras possibilidades com as possíveis combinações entre os personagens no modo multiplayer cooperativo, em que é possível jogar com outros três players online. Não é possível jogarem duas ou mais pessoas no mesmo console.
Nas missões você poderá encontrar cartazes de “procurado” dos membros da equipe. Eles não estarão todos em lugares tão óbvios, então vale dedicar um pouco do seu tempo na busca por eles, já que cada um coletado faz com que a opinião do povo a seu respeito melhore, e se coletar todos, ainda ganha um bônus nesse quesito. Além disso, em algumas missões de Gangs of Sherwood existem prisioneiros para libertar; estes são mais fáceis de serem encontrados, já que estão em jaulas em pontos amplos de batalha. Funcionam da mesma forma que os cartazes, e concedem bônus na sua reputação.
Se investigar bem o local, você também encontrará baús, os azuis contendo artefatos que te dão alguma vantagem nas batalhas e os amarelos contendo ouro. Não deixe também de quebrar caixas e barris, uma vez que neles é possível achar dinheiro e até recuperar vida com esferas de energia verde.
Ao final de cada batalha, é mostrado na tela o resultado com seu rank e outros detalhes, logo após alguns segundos de câmera lenta enquanto o último inimigo é derrotado. O mesmo acontece ao final de cada missão de Gangs of Sherwood, mostrando alguns detalhes a mais, como por exemplo quanto dinheiro você conseguiu coletar.
E você pensa que esse dinheiro todo conseguido nas missões é só para dar a quem precisa? OK, faz sentido, mas uma pessoa que de fato precisa dele é ninguém menos que você mesmo. Com esse dinheiro será possível comprar novos tipos de ataques, novas habilidades especiais, e também novas roupas quando estas forem liberadas no jogo. Além de novos trajes, outras coisas também são liberadas aos poucos, como técnicas ou slots para outros artefatos.
Os chefes de Gangs of Sherwood não me pareceram muito difíceis. Eles estão no final de cada missão, e alguns extras no meio delas. A barra de saúde de cada boss fica evidenciada na parte de cima da tela, bem no meio, enquanto a de cada outro inimigo permanece sobre cada um, respectivamente. Eu joguei todas as missões na dificuldade média, e posso dizer que foram todas bem tranquilas de completar, incluindo as batalhas finais.
A evolução dos personagens acontece de duas formas. A primeira é durante as missões, especialmente quando você encontrar postos da Resistência no meio do caminho. Existe um nível máximo, e a cada missão iniciada você volta para o nível 1 e terá que evoluir tudo de novo. O segundo tipo de evolução é permanente, e você pode usar seu dinheiro para upar na sua base enquanto não estiver em nenhuma missão. Mas atente-se para o fato de que o dinheiro adquirido por cada personagem não é compartilhado com os outros.
Gangs of Sherwood é um jogo cativante e divertido que promete várias horas de entretenimento, especialmente se você quiser explorar o máximo do game e desbloquear tudo com todos os personagens. Contudo, destaco aqui duas coisas que considerei negativas. A primeira é o tamanho da fonte das legendas, que são extremamente pequenas e não tem como aumentar o tamanho, o que dificulta a leitura principalmente quando as falas passam rápido pela tela.
A segunda desvantagem pode nem ser vista dessa forma por alguns, mas eu confesso que senti falta de mais foco na história. Gangs of Sherwood tem um enredo legal? Sim. Contudo, é um título muito focado na ação, com poucas cutscenes, e é possível que boa parte desse enredo chame pouca atenção dos jogadores.
De qualquer forma, considerando tudo que foi dito, a balança pesa mais para o lado positivo do que para o negativo. Os comandos são fáceis, a jogabilidade é fluida, e por serem curtas, as missões sempre vão te fazer querer jogar a próxima quando forem terminadas.
Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela Nacon.
Veredito
Oferecendo uma experiência versátil, com foco na ação e missões divididas em atos, Gangs of Sherwood destaca-se pela simplicidade e traz consigo elementos de evolução de personagens. Apesar das fontes pequenas das legendas e da narrativa menos aprofundada, o título entrega uma jogabilidade envolvente e horas de entretenimento.
Offering a versatile experience, focusing on action and missions divided into acts, Gangs of Sherwood stands out for its simplicity and brings with it elements of character evolution. Despite the small subtitle fonts and less in-depth narrative, the title delivers engaging gameplay and hours of entertainment.
[/lightweight-accordion]