Um incêndio aconteceu, matando seis pessoas que moravam juntas em uma casa. Vindo do futuro, você precisa alterar eventos do passado e evitar a tragédia máxima para estes protagonistas. Essa é a sinopse básica de Eternal Threads, jogo de estreia da desenvolvedora britânica Cosmonaut Studios, publicado pela Secret Mode em 23 de maio. Ele já havia sido previamente lançado para PC, em 2022.
Você não tem nome, é chamado apenas de “43” por alguém conhecido como “controle”. No seu trabalho, você recebe uma missão de nível 3, supostamente não muito difícil, onde precisará salvar seis pessoas que morreram no dia 20 de maio de 2015. Você poderá alterar apenas eventos da semana que antecede o incêndio.
Chegando à casa onde as seis pessoas moravam, você terá que instalar alguns receptores para então poder contar com sua ferramenta inseparável: trata-se de um aparelho cujo visor lhe indicará em que local da casa cada evento aconteceu. É com ele também que você poderá alterar as decisões tomadas pelas pessoas cujas vidas estão em jogo, e ver se estarão a salvo na linha do tempo atual.
Cada personagem de Eternal Threads terá seus próprios problemas pessoais para resolver durante o jogo, e a resolução deles pode ser a chave de sua sobrevivência. Neil, por exemplo, é um estudante universitário que com frequência se mete em brigas. Sua irmã, Linda, está com problemas no casamento e precisa lidar com o filho e o marido, mas saiu de casa e veio morar com seu irmão.
Além deles, temos também o casal Linda e Ben. Ela faz uma descoberta inesperada sobre si mesma, e ele se encontra num dilema que afeta tanto sua vida pessoal quanto a profissional. Raquel é uma pintora que ainda não superou um evento traumático de muitos anos atrás, e Tom, dono da casa, tem uma mãe muito doente e alguns problemas financeiros.
Como os seis moram juntos e interagem bastante, de diversas formas e em diferentes momentos, cada coisa que alguém faz pode e irá afetar situações futuras não só para a própria pessoa como também para outros moradores da casa, mesmo que não seja algo imediato. Em Eternal Threads, o efeito borboleta está presente a todo instante: às vezes uma coisa quase insignificante pode trazer consequências catastróficas dias depois, e colocar tudo a perder.
O jogo se trata inteiramente de ficar andando para cima e para baixo na casa e ver cenas. As pessoas vão aparecer nos locais do nada, quando você selecionar uma cena para assistir. Não vão se materializar ali, mas parecer hologramas. Algumas cenas são só para serrem assistidas mesmo, enquanto outras contam com momentos onde alguma decisão poderá ser alterada. Como estamos falando do passado, as decisões já foram tomadas. Sendo assim, eu recomendo sempre mudar a escolha, uma vez que novas cenas bloqueadas antes poderão ser liberadas.
Obviamente os desenvolvedores de Eternal Threads não esperavam que fôssemos nos lembrar de cada cena e das consequências de cada decisão tomada, então o Agente 43 sempre dá nome a esses momentos depois que os assiste pela primeira vez, e também temos um resumo de cada ponto na linha do tempo, o que facilita muito na navegação.
Não deixe de prestar atenção na casa inteira, especialmente após alterar alguma escolha, já que a novos objetos poderão surgir pela casa ou mudar de lugar, como mensagens, aparelhos, entre outros. Alguns itens também só são desbloqueados uma vez que você assiste a determinadas cenas que indicam onde tais objetos estavam, como por exemplo chaves que abrem novas áreas.
À primeira vista, Eternal Threads parece ser um jogo longo, mas não é. Não é difícil deduzir que mudanças ocorrerão depois de tomar uma decisão diferente, sem mencionar a função do R2, que faz aparecer uma linha conectando cada cena associada à selecionada. Contudo, quem espera ação talvez se decepcione com esse jogo, onde em sua maior parte o jogador é um mero espectador.
Se você gosta de jogos com foco em narrativa e de se aprofundar nas histórias pessoais de cada personagem, esse é um prato cheio. Mas se espera buscar colecionáveis, fugas, testes de agilidade ou coisas do tipo, Eternal Threads não tem muito a oferecer. Eu posso dizer que gostei bastante, e que o game cumpre muito bem o que se propõe a fazer. Após chegar ao final e liberar a cena extra salvando os seis moradores da casa, só falta assistir todas as cenas e localizar alguns objetos deixados para trás.
Jogo analisado no PS5 padrão com código fornecido pela Secret Mode.
Veredito
Eternal Threads é um jogo que brilha em sua narrativa e na forma como aborda o efeito borboleta, oferecendo uma experiência rica para aqueles que gostam de histórias profundas e de explorar as nuances das decisões humanas. No entanto, jogadores em busca de ação ou desafios mais dinâmicos podem achar o ritmo do jogo monótono.
Eternal Threads is a game that shines in its narrative and the way it approaches the butterfly effect, offering a rich experience for those who enjoy deep stories and exploring the nuances of human decisions. However, players looking for action or more dynamic challenges may find the game’s pace monotonous.
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