Todo jogador alguma vez na vida já pensou em juntar características de vários jogos e colocá-las em um só. Para quem já havia pensado em misturar elementos de Skyrim, Shadow of The Colossus, Dark Souls, Dragon Age, The Witcher, entre outros, a Capcom realizou os seus desejos com Dragon’s Dogma, lançado em 2012, e depois com Dragon’s Dogma: Dark Arisen, versão que trazia mais conteúdo ao original. Para quem não teve a sorte de jogar um dos melhores action RPGs já feitos, Dragon’s Dogma: Dark Arisen foi relançado em uma versão resmasterizada cinco anos depois do seu lançamento original.
Em Dragon’s Dogma: Dark Arisen, um dragão desperta depois de anos de sono profundo. De acordo com a profecia, somente o Arisen (o escolhido) pode eliminar o dragão e estabelecer a paz em Gransys novamente. O jogador então se encontra na pele de um mero pescador, que é surpreendido pelo ataque do dragão a sua vila. Em um ato de coragem, ele acaba enfrentando o monstro e tem seu coração removido pelo mesmo, estabelecendo desse modo uma ligação entre eles.
E a jornada aqui será longa. O mapa de Gransys é imenso e cheio de diversas criaturas a serem combatidas. Seguir as estradas é a melhor maneira de evitar inúmeros combates, enquanto que viajar durante a noite faz com que hordas muito maiores de inimigos surjam frequentemente.
Dragon’s Dogma: Dark Arisen já era um jogo muito bonito graficamente nos consoles da geração passada e com a remasterização não seria diferente. Logo no início do jogo é possível perceber uma melhora considerável no rosto dos personagens. Embora em um primeiro momento o jogo não demonstre uma enorme diferença em termos gráficos, ao longo da aventura é possível notar que árvores e campos estão mais vivos, sombras mais reais e o que mais impressiona é o efeito de luz incorporado no jogo. Os raios de sol estão mais reais e as chamas de fogo receberam um retoque impressionante, fazendo com que pareçam muito reais.
Além dos cenários, os personagens receberam um cuidado especial. Nas primeiras batalhas do jogo é possível ver a diferença na textura da pele dos monstros que habitam o mundo de Gransys. As escamas dos dragões estão bem mais salientes, enquanto que as penas de asas de inimigos voadores se movimentam de modo bem mais fluído.
Entretanto, nem tudo é perfeito na apresentação do jogo. Alguns problemas de quadros existentes na versão anterior ainda se fazem presente aqui – de uma maneira bem menor, é claro. Vale ressaltar aqui que o jogo ainda roda a 30 quadros por segundo, o que para alguns jogadores pode ser decepcionante.
Como de costume em alguns jogos de RPG, o jogador tem a possibilidade de criar o seu próprio personagem com uma variedade imensa de características físicas e, após, escolher a classe a qual ele irá pertencer. No início, apenas guerreiro, mago ou batedor encontram-se disponíveis, mas no decorrer do jogo subclasses começam a ficar à disposição do jogador e, caso lhe interesse, é possível até mesmo mudar sua classe inicial.
Embora traga diversos elementos de RPG como customização do personagem, stats, armas, etc., Dragon’s Dogma: Dark Arisen é um jogo que se assemelha muito ao gênero de ação / aventura. As batalhas acontecem em tempo real, beirando o hack'n'slash em alguns momentos, fazendo com o que o jogador aperte apenas um botão para atacar seus inimigos. A fluidez do combate é impressionante e a resposta aos comandos é precisa ao extremo.
Ainda sobre o combate, o que o torna ainda mais épico é a possibilidade de escalar inimigos gigantes e atacá-los em seus pontos fracos. Ao se deparar com dragões ou garudas, por exemplo, é possível subir nos mesmos e travar uma batalha em pleno ar. Aqui, como em diversos outros momentos do jogo, o jogador não deve perder o foco na estamina do personagem, pois se ela acabar, ele cairá e dependendo da altura, a morte é instantânea.
Os aliados de Arisen têm uma participação mais que essencial no combate e o sistema de Pawns é diferente, excelente e um dos grandes pontos do jogo. Os Pawns auxiliam o Arisen na sua jornada. Eles podem ser invocados através de pedras chamadas riftstones. Esses personagens são criados por outros jogadores e compartilhados online. Ao contratar um pawn, ele o ajudará até ser dispensando e, quando isso acontecer, o jogador tem a possibilidade de avaliá-lo e presenteá-lo com itens.
A inteligência artificial dos Pawns é muito boa, fazendo com que eles saibam exatamente como agir em diversas situações. Os Pawns contratados online já trazem os comandos pré-definidos pelo jogador que os criou, da mesma forma que os seus próprios. Além de excelente valia durante as lutas, eles também acabam pegando diversos itens que julguem interessantes ao longo do jogo.
A tarefa de executar o dragão vai exigir muito do Arisen e seus aliados. Para isso, eles deverão adquirir experiência para então irem subindo de nível. Fora as diversas batalhas e as missões principais da própria história do jogo, Dragon’s Dogma: Dark Arisen traz uma ampla possibilidade de missões paralelas. O jogador irá se deparar com as mais diversas tarefas possíveis, desde apenas ajudar algum personagem a ir de uma cidade para outra, como também fornecer itens a outros tantos. Essas missões paralelas podem ser encontradas em quadros de notificações pelas cidades que o Arisen irá visitar ou simplesmente conversando com as pessoas que residem no mundo de Gransys.
Veredito
Com uma história interessante, um sistema de combate muito bom e o compartilhamento de Pawns, Dragon’s Dogma: Dark Arisen é um jogo que deve ser jogado por todos os amantes de RPG e jogos de aventura. Embora a versão remasterizada não aparente ser muito melhor que a versão original e não traga nenhum tipo de novidade, é o conteúdo do jogo que faz com que ele seja um dos melhores do seu gênero.
Jogo analisado com código fornecido pela desenvolvedora.
Veredito
With an interesting story, a very good combat system and the pawn sharing, Dragon’s Dogma: Dark Arisen is a must-play game for those who love RPG and adventure. Although the remastered version doesn’t seem to be much better than the original one, and doesn’t bring any kind of novelty, it’s its content that makes the game one of the best of its genre.
[/lightweight-accordion]