Contrast

Contrast, assim como Resogun, provavelmente foi um dos primeiros jogos dos usuários de PS4 pois estava gratuito no plano PlayStation Plus. E isso, na verdade, é um ponto positivo para o título, pois sem dúvida passaria batido (de forma injustiçada) por muitos.

Contrast conta a história de uma pequena jovem chamada Didi que sofre as consequências do difícil relacionamento de seus pais. Porém, você não controla ela, mas sim sua amiga imaginária Dawn, um ser que possui a habilidade de viajar no mundo normal e no das sombras. Com uma história que vai se desenvolvendo aos poucos, você parte em uma jornada seguindo o caminho que Didi faz para ser sua protetora.

Apesar dos objetivos serem bastante claros, Contrast possui puzzles que farão sua cabeça coçar – os caminhos para os objetivos não são claros, por assim dizer. Parece que o jogo oferece inúmeras soluções, mas você verá que só existia um caminho para chegar ao objetivo e descobrir ele é que se torna prazeroso jogar Contrast.

Da mesma forma que outros jogos têm feito para aprofundar sua história, como BioShock e Tomb Raider, os colecionáveis de Contrast fornecem mais detalhes sobre o que se passa nesse mundo que lembra Paris, mas a grande parte do conto vêm de sua amiga Didi.

Outra forma que demonstra a qualidade da narrativa são as cutscenes que normalmente são interativas. Enquanto, por exemplo, os pais de Didi brigam e você vê as sombras deles, é possível escalar nelas para alcançar outros lugares.

O mecanismo de sombra também é bastante simples. Com um simples toque no R2, você pode entrar na parede (quando ela é iluminada) e escalar nas sombras de todos os tipos de objetos que estão nela. Portanto, há puzzles que você deve controlar a fonte de luz e principalmente o objeto que causa a sombra para diminuir ou aumentar sua sombra. No início, as coisas são simples, mas conforme você avança no título, você fica mais livre para acessar o mundo, assim como os puzzles ficam mais difíceis.

Mas nem tudo são flores. Contrast possui muitos bugs. Por sorte, a grande maioria (ou todos) não afetam seu progresso, mas você verá coisas como problemas de colisão e Didi se teletransportando pelo cenário. O mecanismo de plataforma também é bastante sensível e não é ideal, principalmente no mundo 3D e não nas sombras.

Veredito

Apesar de possuir bugs, ter um sistema de colisão estranho e ser curto, Contrast oferece um mundo rico, com uma história interessante a ser descoberta, uma trilha sonora de jazz marcante e puzzles que dão gosto de serem concluídos.

Versão para o PlayStation 3

A versão de PlayStation 3 é praticamente idêntica à de PS4. A principal diferença é no quesito técnico: enquanto que a de PS4 roda a 1080p (e prováveis 60 quadros por segundo), a de PS3 roda a 720p e com muitas quedas em sua taxa de quadros por segundo.

Portanto, a versão de PS3 só é recomendada se você realmente não tiver como conferir a de PS4.

Versão de PlayStation 3 analisada com código fornecido pela Focus Home Interactive. Versão de PlayStation 4 adquirida através do plano PlayStation Plus americano.

Veredito

75

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

[lightweight-accordion title="Veredict"][/lightweight-accordion]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo