Collar X Malice

Facebook
Twitter
WhatsApp

Nos últimos anos, um dos pontos mais fortes do PlayStation Vita tem sido os constantes lançamentos de boas visual novels. Parte disso é responsabilidade do grande investimento por parte da Aksys Games em trazer as várias novels desenvolvidas pela Idea Factory & Otomate para o ocidente. O mais recente lançamento do gênero é Collar X Malice, mais uma visual novel do gênero otome e um dos melhores lançamentos até aqui.

O ponto mais importante de toda e qualquer visual novel é o seu enredo. Como um gênero que se foca quase que exclusivamente na história que busca contar (com algumas interações mínimas), todo o mérito do jogo reside em sua narrativa e, nesse ponto, Collar X Malice é um sucesso estrondoso, conseguindo casar o romance, que é uma das bases do gênero, com um incrível drama policial.

O jogador é colocado na pele da jovem policial Hoshino, em um período de grande tensão no Japão. O grupo terrorista Adonis vem praticando uma série de atentados em Shinjuku, distrito de Tóquio, que, supostamente, tem como objetivo purificar o Japão de todo o mal que se instalou em sua sociedade moderna.

Hoshino, ao atender a um chamado, acaba sendo atacada pela Adonis e recebe o colar que dá título ao jogo, o qual só sairá do seu pescoço quando ela for capaz de solucionar a série de crimes que vêm sendo cometidos. Hoshino, através das maquinações da Adonis, passa a trabalhar ao lado de cinco detetives misteriosos junto aos quais precisa solucionar os crimes, restaurar a paz em Shinjuku e salvar a sua própria vida, movida apenas pelo seu forte senso de justiça.

Um dos maiores brilhos de Collar X Malice é o quão tensa a história é. Por mais que seja uma novel otome e, consequentemente, cada uma das cinco rotas do jogo envolva o romance da protagonista com um dos detetives, não é esse o grande foco do jogo, mas sim o mistério policial, o que torna a história facilmente aproveitável por todos os fãs de uma boa história.

A premissa do jogo e a sua execução realmente parece saída de alguns dos melhores romances já escritos, trazendo algumas reviravoltas comuns ao gênero e adaptando-o às características típicas das histórias japonesas, em especial características típicas do Japão, como a forte influência que a Lei de Controle de Armas de Fogo e Espadas (histórica lei que proíbe o porte de armas de fogo por civis no Japão) tem na história, e do gênero otome.

A qualidade da escrita por trás de cada um dos personagens é algo que contribui bastante para o sucesso de Collar X Malice. Hoshino é uma personagem de personalidade agradável, sendo fácil se por no lugar dela ou compreendê-la. Ela possui um forte senso de justiça e acompanhar a sua jornada, do começo ao fim, é muito recompensador.

O cast de personagens secundários é muito bom também. Sejam os cinco detetives que representam as cinco opções de romance ou os outros personagens do jogo (das amigas da Hoshino no departamento de polícia aos seus superiores), todos são escritos de maneira crível, se encaixando em determinados arquétipos, sem, no entanto, serem vítimas do que se espera deles. As opções de romance, em especial, atendem ao enorme espectro de opções e é difícil imaginar que não exista pelo menos uma opção que agrade ao jogador.

A arte das ilustrações em Collar X Malice é incrivelmente bonita e contribui muito para toda a qualidade do pacote. Todos os personagens são muito bem desenhados e todo o cuidado com a arte acaba sendo ainda mais ressaltado com o quão sombrias e tensas algumas das cenas do jogo são. A dublagem em japonês transmite bem a emoção, mesmo que o jogador não entenda o que está sendo dito.

No geral, todas as características otome do jogo acabam ficando em segundo plano. Collar X Malice é, em primeiro lugar, uma incrível visual novel de mistério, com uma história sombria, tensa e cativante, com uma atmosfera imersiva e que torna praticamente impossível largar o Vita. Alguns dos finais são chocantes e as revelações, mesmo quando previsíveis, não deixam de recompensar o jogador com uma história maravilhosa.

Veredito

Collar X Malice é uma visual novel que não tem medo de fazer o jogador sentir algo, seja tensão, medo, carinho pelos personagens, ou curiosidade das razões e motivações por trás de suas ações. É uma visual novel que prende o jogador tão bem quanto os melhores livros, te motivando a completar todas rotas e conhecer cada detalhe dessa incrível e cativante história. É tanto um jogo obrigatório para os fãs do gênero quanto uma das melhores opções para quem quer conhecê-lo.

Jogo analisado com cópia digital fornecido pela Aksys Games.
 

Veredito

95

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

[lightweight-accordion title="Veredict"]

Collar X Malice is a visual novel that doesn’t fear making the player feel something, be it tension, fear, caring for the characters or the curiosity for the reasons and motivations behind their actions. It’s a visual novel that holds the player’s attentions the same way the best books do, motivating him to complete every route and know every detail of this incredible and captivating story. It’s both an obligatory game for the fans of the genre and one of the best options for those who want to get to know it.

[/lightweight-accordion]

Collar X Malice is a visual novel that doesn’t fear making the player feel something, be it tension, fear, caring for the characters or the curiosity for the reasons and motivations behind their actions. It’s a visual novel that holds the player’s attentions the same way the best books do, motivating him to complete every route and know every detail of this incredible and captivating story. It’s both an obligatory game for the fans of the genre and one of the best options for those who want to get to know it.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui