Acompanhando a indústria dos jogos e sua evolução, notamos que jogos em pixel art permanecem com força no mercado de indies, ocupando espaços importantes na indústria dos games. Não se trata apenas de uma questão de nostalgia, embora, devo confessar, tenho um certo “apego” por essa estética, motivado por lembranças afetivas. Acima de tudo, títulos nesse estilo são uma forma única e artística de expressão, cuja simplicidade visual permite liberdade criativa para os desenvolvedores, surgindo jogos mais leves e visualmente atraentes.
Além disso, os baixos custos auxiliam pequenas equipes ou desenvolvedores solitários, focando em experiências únicas e inovadoras, sempre impulsionados pela cena indie. O público atual desse seguimento, são jovens e adultos. Adultos, ligados pela sensação de familiaridade e conforto, transportando jogadores para uma época cuja simplicidade era envolvente. Jovens, interessados no passado e em jogos considerados “cult”. O uso do pixel art abrange diversos gêneros, entre eles os famosos beat ‘em ups, famosos por games como: Double Dragon e Streets of Rage, passando por Scott Pilgrim vs. The World: The Game. São focados em ação frenética e confrontos constantes com inimigos corpo a corpo, também ampliam os laços sociais, com versões projetados para dois jogadores ou mais.
Bud Spencer & Terence Hill – Slaps and Beans estreou em 2018, após uma campanha de sucesso para a realização do projeto no kickstarter. Com a demanda de vendas e elogios por parte da comunidade gamer e da crítica especializada, a Trinity Team e a Buddy Productions, iniciaram uma nova campanha, dessa vez para o segundo jogo, foco desta review. Bud Spencer e Terence Hill estrelaram diversos filmes do chamado gênero western spaguetti, com tramas simples, divertidas e repletas de ação. Na atual geração, seus filmes são amados ao redor do mundo, incluindo o Brasil. Minha infância foi marcada pela dupla, principalmente ao lado de meu falecido pai, muito parecido com Bud, fã dos filmes, sempre animado com exibições na tela pequena.
Já Bud Spencer & Terence Hill – Slaps and Beans 2 prossegue com a história após a finalização do jogo anterior, com a queda do avião. Atualmente, encontram-se em uma jangada na África, sem destino certo. Após a chegada terra firme, se deparam com um caminhão repleto de órfãos que necessita de ajuda. Inicialmente, a paz termina, com contrabandistas surgindo em busca de confusão, causando um confronto inicial. Após a abordagem, descobrimos que a dupla está em Djumbo, o País dos hipopótamos. Nosso principal objetivo é o retorno para casa e a África é um território amplo, sugerindo possibilidades.
A história é leve, simples e divertida, englobando referências evidentes aos filmes de Bud e Terence. Inimigos e até mesmo os mini games garantem a conexão necessária que deve agradar, demonstrando total dedicação por parte dos desenvolvedores na entrega de conteúdo e tributos aos momentos expressivos da dupla. Um breve e intuitivo tutorial se mistura com a trama e o avanço da mesma, indicando aos jogadores todas as ações necessárias para o confronto e a movimentação sempre abordando o estilo conhecido dos beat ‘em ups. A jogabilidade é direta, partimos para o ataque, defesa, corrida, o uso de objetos para acertar oponentes ou ações de movimentação dos personagens, além de um ataque especial e a possibilidade de alternar entre os mesmos.
Cada um também possui habilidades específicas, onde Terence arremessa objetos com direção determinada, por exemplo. Terence também usa objetos no ambiente para se pendurar , subindo nos mesmos, enquanto Bud é acionado para ações de força como a movimentação ou quebra de uma caixa. Ataques especiais usam a estamina, recuperada com as famosas latas de feijões.
Em diversas áreas o uso da lógica será fundamental, com a troca de personagens funcionando de forma constante. Ativamos Terence para subir em um local de difícil acesso, acionamos uma alavanca que abaixa uma plataforma para a subida de Bud, que é pesado. Essa abordagem será constante, junto com minijogos como o caso do barco contendo bananas, que deve ser transportado em segurança, chegando no destino.
A câmera costuma mudar constantemente, ampliando a visão do cenário e da ação, ótima para notar a quantidade de inimigos em tela. Sim, em determinados momentos o cenário fica repleto deles, ficando caótico e causando confusão. Em determinados momentos, fiquei confusa em qual inimigo realmente estava efetuando o dano. Uma das falhas mais constantes e evidentes durante a gameplay foi o posicionamento do personagem no momento de atacar o adversário, adotando posições estranhas em tela, muitas vezes abaixo e não na frente do inimigo e mesmo assim os golpes eram efetuados e o inimigo sofria o dano.
Slaps and Beans 2 entrega níveis de dificuldades que poderão ser acessados logo no menu inicial, elevando o grau durante confronto com os chefes, localizados entre os níveis. O uso de itens de consumo facilitam o progresso no jogo, ampliando a saúde dos protagonistas após danos sequenciais. Alimentos mesclam entre um carregamento da barra pequeno ou elevado, com destaque para os amados feijões de Bud, que amplia a barra para a execução de ataque especial. Misturando puzzles pelo cenário e minijogos, o jogo destaca-se justamente pela presença agradável dos mesmos, com a qualidade e inteligência equilibradas, imprimindo a personalidade existente no universo de Bud e Terence.
Comparando com a versão anterior, a qual tive acesso apenas pelo PC no passado, aponto melhorias significativas nos gráficos pixelados, além das animações que surgem a todo momento e estão mais elaboradas. Desde a escolha de cores, passando pela modelagem, visual de cenários e personagens, tudo ganhou toques avançados de desenvolvimento, além de uma trilha sonora que certamente irá emocionar aos saudosistas.
Por fim, Bud Spencer & Terence Hill – Slaps and Beans 2 é um jogo divertido, nostálgico, cuja captura é eficiente e necessária para manter o espírito dos filmes da dupla em evidência dentro do universo dos jogos. A jogabilidade simples de um bom beat ‘em up, tornando o desafio agradável em um ambiente inserido no universo de pixel art retrô. Possui sim, momentos repetitivos, quebrados por mini games divertidos e puzzles no cenário que auxiliam com a devida pausa e “frescor” durante a gameplay. A longevidade dependerá, principalmente, sobre seu interesse na jornada Bud e Terence ou simplesmente no apelo de um ótimo jogo de pancadarias.
Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela ININ Games.
Veredito
Bud Spencer & Terence Hill – Slaps and Beans 2 é uma homenagem aos fãs de Bud e Terence, cuja nostalgia e referências à famosa dupla imprime a qualidade necessária para conquistar um espaço entre os jogos indies focados no estilo pixel art retrô. As características únicas repletas de humor, associadas à dinâmica entre protagonistas e antagonistas, é o diferencial que sinaliza a personalidade extravagante do jogo.
Bud Spencer & Terence Hill – Slaps and Beans 2 is a tribute to fans of Bud and Terence, whose nostalgia and references to the famous duo provide the necessary quality to conquer a space among indie games focused on the retro pixel art style. The unique characteristics full of humor, associated with the dynamics between protagonists and antagonists, is the difference that signals the game’s extravagant personality.
[/lightweight-accordion]