Atelier Escha & Logy é um título especial para mim, pois foi minha introdução à série Atelier, que passei a acompanhar desde então. Essa nova versão de Vita conta com todo conteúdo DLC da versão de PS3 e adiciona uma nova personagem ao combate, cenas inéditas, itens cosméticos e mais desafios opcionais.
Rejogar Escha & Logy anos após ter fechado e analisado a versão de PS3 traz uma nova perspectiva sobre o jogo e, felizmente, esse ainda é um dos melhores RPGs que já joguei no Vita e no PS3.
Atelier Escha & Logy foca no dia-a-dia dos protagonistas Escha e Logy, sendo possível escolher uma das duas perspectivas para acompanhar a história. Ambos os personagens são alquimistas que trabalham para o governo na pequena cidade de Colseit e seus deveres envolvem tarefas para ajudar a população local. Gradativamente, a história se desenvolve em uma aventura maior, no entanto, o foco está nas pequenas interações e acontecimentos no dia-a-dia dos alquimistas com diversos eventos de natureza cômica ou que trazem uma caracterização mais profunda a todos os diversos personagens presentes.
A jogabilidade pode ser resumida em três grandes partes: Alquimia, Exploração e Combate. A Alquimia consiste em utilizar diferentes matérias primas para se criar um novo item e é possível gastar diversas horas pensando em qual a melhor combinação de matérias primas para se gerar o melhor item possível. Existe um excelente tutorial que explica muito bem todas as peculiaridades do sistema de alquimia e, conforme suas técnicas melhoram, é possível utilizar várias habilidades para criar itens mais complexos que irão auxiliar na exploração e no combate.
Ao redor de Colseit existem inúmeras ruínas, montanhas, florestas e uma grande variedade de locais que podem ser explorados. Cada localidade é visualmente distinta e várias delas possuem matérias-primas, inimigos, eventos e relíquias exclusivas, portanto é bastante comum retornar e encontrar algumas novidades.
O combate é por turnos, sendo possível utilizar de um sistema de assistências para se defender de ataques ou utilizar vários personagens para atacar em conjunto, eventualmente podendo executar um especial. Escha e Logy, em particular, podem utilizar itens criados por alquimia para atacar e estes podem ser extremamente úteis em combate. O combate nunca se torna tedioso, pois todos os personagens evoluem automaticamente e o nível de desafio nunca se torna banal e, muitas vezes, chefes e inimigos fortes irão necessitar de uma estratégia bem pensada para serem derrotados.
Como esperado, a versão de Vita tem uma performance pior que a versão de PS3, no entanto, dificilmente ela torna-se algo que atrapalha a experiência do jogador. É notável que a versão de Vita rode a uma taxa de quadros menor que a versão de PS3, no entanto, apenas em raros momentos em que há muitos personagens na tela, ela se torna mais problemática.
Veredito
Escha & Logy Plus é a versão definitiva de um dos meus RPGs favoritos e possivelmente um dos melhores títulos disponíveis agora para Vita. Fãs de RPG que souberem o que esperar de Atelier terão uma aventura inesquecível em mãos e que vale a pena ser conferida. Para as pessoas que já possuem e terminaram a versão original, as adições dessa nova versão podem não ser expressivas o suficiente para comprá-lo com o preço completo, mas com certeza é o suficiente para se adquirir com um eventual desconto.
Jogo analisado com código fornecido pela Koei Tecmo