Análise – FIFA 19

Facebook
Twitter
WhatsApp

“Olhugol!!! Olhugol!!! Olhugol!!!” Talvez seja assim a melhor maneira de apresentar o mais novo jogo da franquia, FIFA 19. Além de novidades como a UEFA Champions League e a continuação da história de Alex Hunter, FIFA 19 chega para mostrar melhorias em relação aos últimos jogos e porque realmente acaba sendo o verdadeiro simulador do esporte.

A apresentação do jogo é impecável. A aquisição da licença da UEFA Champions League é tratada com um realismo impressionante ao se iniciar o jogo pela primeira vez onde o jogador irá colocar as mãos no controle de uma partida entre PSG e Juventus.

Desde a entrada dos times em campo até o momento em que a bola rola, o nível dos detalhes é absurdo e, além disso, o trabalho feito para que o jogador tivesse a sensação de estar assistindo ao jogo é algo que chama a atenção dada a sua perfeição.

É possível de se notar uma melhora significante no nível do modelo dos jogadores. Embora essa melhoria tenha ocorrido de um modo geral, é notável que grandes jogadores como Cristiano Ronaldo, Neymar, Messi e Mbappé tiveram um retoque nesse quesito ainda maior.

O destaque também surge aqui para a movimentação dos jogadores dentro do campo. Eles praticamente demonstram ter vida própria no gramado ao se movimentar, gesticular ou até mesmo ao reclamar de algum lance. Se você parte com a bola dominada, ver um companheiro de time tentando encontrar espaço para receber um passe entre os jogadores adversários é normal.

Quando a bola rola, a narração também tem uma parte importante na imersão que o jogo passa. Isso ocorre graças a maneira como tudo é comentado durante a partida, pois caso um jogador perca um pênalti, em algum momento em que ele tocar na bola novamente, um comentário sobre o lance anterior poderá aparecer fazendo com que a narração flua de modo natural.

Cabe lembrar que o jogo em seu todo é localizado em PT-BR, tanto o menu como a sua narração que conta mais uma vez com a voz do apresentador Thiago Leifert e os comentários ficando por conta de Caio Ribeiro.

Se a riqueza de detalhes não ocorresse na parte relacionada à torcida, não seria FIFA. A torcida tem uma parte muito importante no jogo pois ela realmente participa do jogo. Podemos ver os torcedores com os cantos da torcida à plenos pulmões e realmente torcendo quando a câmera foca neles. Em questão de realismo e semelhança à vida real, FIFA 19 conseguiu um gol de bicicleta aos 45 minutos do segundo tempo.

Deixando de lado a apresentação do jogo e indo para a jogabilidade em si, FIFA 19 demonstra que evoluiu em comparação ao jogo anterior. Os passes estão mais precisos e os comandos respondem com uma rapidez impressionante.

Se você passou a bola para o jogador X mas percebeu um jogador em melhor posição de receber a bola e acha que não terá como efetuar o passe, não se preocupe pois ao pressionar o botão antes mesmo da bola chegar ao X fará com que automaticamente ele ache um modo de passar a bola.

Obviamente isso se dá graças à inteligência artificial do jogo. Como já mencionado anteriormente, os jogadores demonstram ter vida própria durante a partida, o modo em que a movimentação dos mesmos é expressa aumenta ainda o realismo do jogo.

Além disso, um novo sistema de chute foi aplicado fazendo com que a precisão ao colocar a bola dentro do gol aumente. Infelizmente, é claro, isso vai demandar um pouco de prática por parte do jogador.

Os modos de jogo são os já conhecidos como The Ultimate Team, partida rápida, Divisões Online, o modo história The Journey e os novos modos dentro do Kick Off e a UEFA Champions League em função da aquisição da licença do campeonato. Embora o modo das divisões online seja o mais divertido, é inegável que o modo The Ultimate Team também acabe tomando espaço dado o fato de você ter que conseguir packs de jogadores através da experiência adquirida ao longo dos jogos e/ou missões a serem cumpridas.

O modo UEFA por sua vez traz todo o campeonato em questão com os times da competição licenciados. Todas as fazes são jogáveis com comentários ao longo do torneio. O modo online traz as divisões a serem alcançadas conforme o jogador progride. Você terá que conseguir um número de pontos a conseguir para só assim ingressar numa divisão acima.

Aqui você pode escolher qualquer time e o jogo cria um balanceamento baseado no número de estrelas do time que você escolheu. Em outras palavras, independente da divisão, se você escolheu um time de 4 estrelas, o jogo procurará por outro jogador online que também escolheu um time de mesmo nível. Isso faz com que a habilidade do jogador se sobressaia ao time escolhido fazendo com que a partida seja justa.

O modo The Journey traz pela primeira vez três histórias diferentes: Alex Hunter agora já firmado como jogador estelar de um grande clube, Kim Hunter, irmã de Alex, que busca se tornar um ícone enquanto batalha com problemas escolar e Danny Williams, jogador da Premier League que busca encontrar paz com os torcedores do time em que joga visto que suas atitudes são um tanto o quanto más vistas.

Tirando o fato de seguir três narrativas diferentes, tudo permanece igual aqui. Serão jogos intercalados com treinos e conversas sobre a vida particular dos jogadores atreladas aos seus altos e baixos dentro do campo. A história é relativamente longa, mas acaba ficando chato pela falta de variedade entre as três narrativas. Ainda por cima, mesmo tendo a possibilidade de escolha entre os diálogos, tais escolhas não demonstram ter um impacto tão grande na história em si.

Por último, o modo Kick Off trouxe algumas novidades bem divertidas, porém estranhas para o jogo. É possível aqui tirar toda e qualquer regra do esporte, podendo então jogar sem medo de levar o seu cartão amarelo em função de um carrinho malvado.

Também é possível jogar o um modo onde o jogador que marca o gol é tirado da partida. Esse é bem peculiar, mas acaba dando um balanceamento interessante se levar em consideração os grandes craques que geralmente jogam na posição de ataque.

Veredito

FIFA 19 é um dos melhores simuladores de futebol. A aquisição da UEFA Champions League foi mais do que necessária e o uso dela em praticamente todos os modos caiu como uma luva. A jogabilidade melhorou, assim como a apresentação do jogo de modo geral. FIFA 19 é um gol de voleio.

Jogo analisado com código fornecido pela desenvolvedora.

Veredito

89

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

[lightweight-accordion title="Veredict"]

FIFA 19 is one of the best soccer simulators. The acquisition of the UEFA Champions League was more than necessary and its usage in basically all game modes fits perfectly. The gameplay mechanics was improved, as well as the game presentation. FIFA 19 is a volley goal.

[/lightweight-accordion]

FIFA 19 is one of the best soccer simulators. The acquisition of the UEFA Champions League was more than necessary and its usage in basically all game modes fits perfectly. The gameplay mechanics was improved, as well as the game presentation. FIFA 19 is a volley goal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo